sábado, 4 de dezembro de 2010

100 - 0

No longínquo ano de 2003, aprendi C++ com um objectivo: precisava de manipular as equipas de jogadores virtuais (alias Bots) no jogo Unreal Tournament.
Precisava de uma manipulação mais sofisticada do que a permitida pelo jogo.
Num CD da PCGuia vinha uma versão gratuita para uso não comercial do Borland C++ Builder, com a qual escrevi uma aplicação que me permitia clonar bots, muda-los nas posições internas do jogo, e até escolher a dedo quais os bots que estariam na minha equipa.
O Bot mais duro do jogo chamava-se Xan. Mas eu consegui torna-lo mais duro e tê-lo como colega regular.

Normalmente quando trabalho, tenho o computador a fazer algo duradouro, e que me faz ter consciencia do tempo a passar. Ora gerar fractais, ora desfragmentar, ora downloads pesados...
Ontem decidi criar um servidor de Unreal Tournament apenas com bots a jogar uns conta os outros no modo Capture The Flag( a ideia é: há duas bases e o objectivo é ir à base adversária roubar a bandeira sem perder a nossa). A equipa vermelha era formada por 8 bots "humanos" e a equipa azul por oito clones do Xan.
(A imagem que se segue é um screenshot do meu editor)



(obs: embora o editor esteja a mostrar apenas 7 jogadores na equipa vermelha, se contarmos comigo somos 8, mas assim que eu saio sou substituído por um bot, por forma a que o jogo seja sempre justo)
Passadas 5 horas espreitei, e os Xans estavam a derrotar os humanos... por 96-0.
Entrei no jogo na esperança de ao menos marcar 1 ponto de honra para os humanos.


Xan Kriegor (Unreal Tournament de 1999)

O jogo acabou 100-0.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990