domingo, 24 de março de 2013

Democracia?

      Há quem ache que a petição contra José Sócrates comentador na RTP é uma estupidez, e que em democracia todos devem ter o direito à sua opinião.
     Bem, vamos lá pensar até onde esta "democracia" nos trouxe. Esta foi a "democracia" que nos permitiu eleger pessoas que desconhecem a realidade do país, que tornaram a justiça numa anedota, que nacionalizaram um banco "falido" por corrupção, que elegeu responsáveis mas impunes pela má gestão de dinheiros públicos.
Sócrates na RTP? Será esta uma tentativa de limpar-lhe a face e trazê-lo de volta à política nacional?
      Eu não tenho memória curta! Acho que nem merece essa hipótese.
Por outro lado, esta "democracia" trouxe-nos um presidente da República tão politicamente activo como uma estátua. Esperem, pensando bem, já vi estátuas, portas trancadas e até pedras mais activas.
À custa disto a falta de fé na nossa classe política tem crescido tanto que por exemplo, temos tido abstenções cada vez maiores e que devem ser vistas como sintomas de uma democracia doente.
Se querem restaurar a fé na democracia, precisamos de pessoas em quem possamos confiar. De pessoas honestas, com um sentido de estado, e que respeitem as pessoas.
José Sócrates não é uma dessas pessoas.
Porquê ir buscar Sócrates e não outro comentador qualquer? Porquê justamente ele? Querem lavar-lhe a imagem para que possamos tê-lo um dia como candidato à presidência da república? Não obrigado! Esta democracia doente tem pessoas que olham para os partidos como clubes de futebol. Pessoas que votam num partido, ou numa pessoa por lealdade à camisola e não porque acreditam nas pessoas ou nas suas propostas.

      Sócrates tem um sítio para fazer os seus comentários: o Youtube.
Se querem audiências, tragam outro comentador.
Eu garanto que na altura em que puserem Sócrates na RTP, eu mudo de canal e nem uso nenhum tipo de tecnologia para "voltar atrás" e ver.

PS:Já alguém pensou que estando ele a viver fora do país, haverão custos ou para o trazer cá, ou para a ligação em directo com o sítio onde ele está? Ou acham mesmo que ele fará comentários via Skype?

Por uma questão de coerência, eu também não quero ver o Passos Coelho nem o Vitor Gaspar como comentadores após o fim deste mandato.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990