quinta-feira, 4 de abril de 2013

As opiniões dos "especialistas"...

Pergunto-me se numa era onde praticamente toda a gente usa telemóveis, tablets e computadores se alguém aponta o dedo a um dos utilizadores e o considera "um informático"?
A minha pergunta idiota não tem nada de inocente.
Há mais de uma década, durante a minha licenciatura em Matemática eu programava tudo o que era algoritmo "monótono" e repetitivo na minha calculadora.
Isto porque eu tinha (e continuo a ter) sérias dificuldades em compreender como é que repetir os passos de um algoritmo mil vezes me tornaria num "matemático".
Mas a verdade é que isso foi mal interpretado por várias pessoas, incluindo professores, que muitas vezes me pediam opiniões sobre assuntos informáticos que na altura eu simplesmente desconhecia.
Mais tarde acabei mesmo a dar aulas de "informática" (mas nunca sequer de programação)!.
Programar uma calculadora não era difícil. Qualquer manual decente ensinava a fazê-lo.
Tenho ali alguns cadernos com os programas que escrevi na altura...
A ironia é que embora saiba fazê-lo, não é algo que eu goste particularmente de fazer, e que "os especialistas" nunca tenham compreendido isso.
Até acho que saber programar minimamente devia ser obrigatório para toda a gente que trabalha em Matemática, mesmo pura

A Matemática das "receitas de cozinha", não faz muito sentido numa altura em que os computadores são capazes de executar essas "receitas".
Parece-me que faz mais sentido mostrar como se criaram essas receitas, ensinar a aplicá-las mas sem exagero.
Saber apenas aplicar "receitas de cozinha" não é saber Matemática.
Uma pessoa que saiba fazer contas está muito longe de "saber Matemática".
Da mesma forma, uma pessoa formada em Matemática que seja incapaz de aplicar uma fórmula ou uma das tais "receitas de cozinha" não deve ser levada a sério.

Lembro-me de casos com que já me cruzei, de pessoas que são peritas em aplicar regras de integração e a calcular integrais, mas... não conhecem o conceito de integral. São apenas "especialistas em contas".
De pessoas, que dias depois de feita uma disciplina com nota 19 ou 20, são incapazes de responder a uma pergunta sobre o assunto que envolva raciocínio..

No entanto, "os especialistas" deram-lhes essas notas.
[As notas de uma pessoa não dizem muito sobre o que essa pessoa sabe do assunto].

Por outro lado, de vez em quando vejo livros, vídeos e afirmações de pessoas que só merecem o título de crackpots. Pessoas que são peritas em regras, mas desconhecem e até desvalorizam conceitos, demonstrações e especialistas sérios numa área.
(O caso dos crackpots preocupa-me seriamente, porque estraga alunos)

E ainda temos aqueles que se acham Deus e desvalorizam todos os que estão à sua volta, que só dão valor à sua opinião...
(Se é Matemática,  a opinião só conta se for para escolher alguma coisa., nunca para discutir resultados..)

Só num mundo com tantos "especialistas" assim é que se consegue compreender como é que aos 35 anos estou desempregado... desde os 26.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990