domingo, 7 de abril de 2013

Um servidor de FTP no telemóvel

Eu tenho um Nokia C5-03. Não é um topo de gama, mas tendo em conta o meu salário médio mensal (0€), é mesmo muito bom!

(sim, eu gostaria de ter uma coisa com um sistema andróide, mas com salário médio zero, é muito difícil, até ter saldo no telemóvel)
O telemóvel tem wifi, isto significa que pode se ligar a redes wireless.
Podendo ligar-se a redes wireless, parece-me absurdo ter de recorrer ao cabo USB que veio com o telemóvel, ou mesmo ao (lento) bluetooth que tenho quando quero trocar ficheiros com o computador. Mas foi a solução que tive de usar durante muitos anos.
Se tivesse um servidor samba no telemovel, poderia partilhar os ficheiros com o computador  tal como se partilham ficheiros entre dois computadores numa rede.
Após uma pesquisa na net, e na ovi store da Nokia não encontrei nada que se assemelhasse a nada disto.

Decidi então procurar por um servidor ftp.
Bem...
Aqui, a ovi store apresentava-me um produto... mas que custava 4 euros.
Desculpem-me lá! Eu até acho que a partilha de ficheiros e pastas via wireless devia ser uma coisa nativa a este telemóvel e a todos os que têm ligação wireless!
Concordo que o programador devia ser compensado por ter criado um software que colmatava uma "falha" da Nokia, mas não acho que deva ser eu a pagar (até porque vivo sem salário).
Portanto aquela solução não me servia!

Acabei por ir parar ao site http://www.free-symbian.ic.cz/ onde encontrei uma aplicação chamada sypftp que é um servidor ftp muito bom e gratuito para vários telemóveis com o sistema symbian.

 Só tem um problema: dá erro em  ficheiros ou pastas com   nomes com caracteres especiais.

Isto só é um problema porque o nome por defeito da pasta onde o telemóvel coloca as fotos e os vídeos é "Câmara", com acento circunflexo no primeiro a.
Bem, com isso eu consigo viver.
Antes de transferir fotos ou vídeos mudo os nomes das pastas para "camara" sem acentos, e depois no fim volto a por os nomes originais.

E voilá.. tenho partilha de ficheiros wireless entre o meu telemóvel e a minha rede em casa!

O próximo passo é descobrir como mudo os nomes das pastas padrão, para qualquer coisa sem acentos.
(Não, eu não concordo que se removam os acentos da língua portuguesa, isto é uma mera solução para o meu smartphone)

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990