segunda-feira, 3 de junho de 2013

O browser como ferramenta de cálculo...

E lá continuo eu a testar "classes" de objectos definidas em JavaScript...

Na verdade, exemplos como as blog-apps deste blog ou as duas versões que estão online das minhas "cpcalculadoras", mostram que um browser pode ser uma boa ferramenta para cálculo numérico.
Há algumas limitações, quando compararmos com pacotes tipo Matlab, Maple, Mathematica ou ferramentas opensource e gratuitas como o Maxima, o R,  ou o gnu Octave, ou outras ferramentas igualmente gratuitas como o Scilab.
Mas há a vantagem de correr em virtualmente qualquer sítio sem a necessidade de instalação de software adicional.

Ter acesso a computação algébrica num browser pode ser complicado mas não é impossível.
É uma questão de alguém ter paciência e implementar (note-se que JavaScript por exemplo não suporta "operator overload" entre muitas outras coisas, e portanto é necessário usar a imaginação)
Noto que não estou a falar de sistemas como o Wolfram Alpha, onde os cálculos ocorrem no servidor.
Por exemplo, nas CPcalculadoras, os cálculos são todos feitos no browser do utilizador.
Aliás, se tivesse os ficheiros que compoem a cpcalculadora  no seu computator só precisaria de uma versão qualquer do firefox para a correr...
No caso do Google chrome, teria de introduzir algumas opções via linha de comandos porque o chrome considera o sistema de frames das 2 versões actuais da cpcalculadoraJS um risco de segurança, se corridas no computador... mas se corridas na internet já não há rico. Vá-se lá entender estes tipos.

Esquecendo estas particularidades, JavaScript é uma boa linguagem para escrever algoritmos simples e  fazer computação.
É uma linguagem de script, portanto não pense em fazer tudo o que poderia fazer, por exemplo em c++ ou Matlab, mas acredite que hoje em dia já pode fazer mesmo muita coisa.

Basta ver as inúmeras aplicações 100% JavaScript+html que existem pela internet, e, se tudo correr bem, que continuarão a aparecer neste blog.

Que as pessoas possam ter alguma aversão a programação ainda consigo aceitar, mas que tenham aversão a usar a imaginação, acho mau.
Quem não gosta de usar a imaginação, de certeza que matemático ou mesmo cientista não deve ser...

Há bons tutoriais de JavaScript pela internet, e se ignorarmos os bugs, as cpcalcualdoraJS mostram um pouco do que se pode fazer, e embora mostrem muito, mostram muito pouco do potencial do JavaScript, que note-se, não requer que tenha mais nada instalado do que um browser... (e um editor de texto para poder escrever o seu código)...e nem precisa de ter acesso à internet para correr o seu código!
(Observe-se também-se que desde 2006 não faço actualizações significativas às cpcalculadorasJS...)

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990