terça-feira, 18 de junho de 2013

Um exercício para finalistas do ensino secundário

Existem imensos grupos de Matemática no facebook.
É engraçado ver como o conceito de Matemática muda conforme as diferentes culturas, e como são diferentes os programas dos equivalentes ao ensino secundário.

Parece-me insano utilizar estatísticas e comparações com outros países para justificar algumas alterações aberrantes que se têm feito ao longo dos anos.

Há países onde os alunos se tornam perítos em cálculos mas ficam com um grande défice nos conceitos, e não é raro encontrar adultos de várias partes do globo, que, por exemplo discordam que 0,(9)=1, mesmo depois de ver várias demonstrações.

A Matemática é ditadora.. não está aberta a discussão.Se querem resultados diferentes têm de se mudar conceitos e axiomas. Caso contrário não há lugar para ambiguidades nem discussões estúpidas.

Partilho um exercício simples de cálculo que encontrei hoje, e deixo a sua resolução para os alunos que terminam agora o seu ensino secundário.

Não é difícil, e pelo menos o primeiro toda a gente tem obrigação de saber calcular.
 Embora a moda de que os matemáticos não têm de saber fazer contas esteja bem implementada (concordo apenas parcialmente com aspectos dessa moda... mas isso fica para discutir outro dia), eu acho essencial que toda a gente saiba  fazer contas e manipulações.
Aliás, é só por isso que muitas vezes me dou ao trabalho de apresentar vários passos nos cálculos que vou apresentando neste blog.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já consegui deterninar os casos todos com excepção do último. Confesso que já tentei várias abordagens sem sucesso...

Carlos Paulo disse...

O último é o mais complicado de todos e penso que poucas pessoas o conseguirão fazer.

Como eu ainda não quero deixar aqui a solução, nem acabar por indicar uma possível resolução, peço que me envie um email para

cpaulof@gmail.com

Seja como for, qualquer uma delas tem várias resoluções possíveis, dependendo um pouco do seu leque de conhecimentos.

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