terça-feira, 3 de setembro de 2013

Eu já tinha dito que não comentava exames

Eu vou sugerir que comece por ler isto:
http://www.clube.spm.pt/arquivo/2458/
Eu tenho sérios problemas com a palavra "difícil", portanto, normalmente recuso-me a usá-la.
O que se passa é que a dificuldade é (muito) relativa.
Dou-vos um exemplo.
Lembro-me de (para não variar, na infame fcul) de uma vez ter feito uma questão a um professor sobre uma fórmula que estava num livro (a cadeira funcionava em regime tutorial).
Ele respondeu-me que a dedução era "difícil".
Não era a resposta que eu estava à espera.- confiem em mim, não foi como forma de motivação!
Estava à espera de uma ideia para a dedução, ou se fosse algo pouco óbvio, que me sugerisse bibliografia.
Como a dedução da fómula não era importante para o que era proposto passei à frente(mas tendo em conta o que a fórmula "dizia" eu fiquei curioso: aquilo interessava-me, e ter visto uma dedução poderia ter-me poupado um mês de trabalho dias depois... )
Após ter passado a cadeira, algumas semanas depois do fim do semestre, enquanto relaxava.. deduzi a fórmula numa página A4, sem grande esforço, e sem ter recorrido a conhecimentos muito avançados.

Dois anos depois, enquanto assistia a uma cadeira (que nem fazia parte do meu plano curricular)  na fctunl, para minha surpresa, vejo o professor fazer a mesma dedução que eu tinha feito...(naturalmente, outro professor)

( vão lá gozar outro... só não vou partilhar a fórmula porque não quero que sejam capazes de identificar o professor da fcul )

Voltando ao exercício do exame da 1ª fase de Matemática A de 2013
 
Tendo em conta para que são aqueles exames, não me oponho a exercícios que sejam trabalhosos (sem exageros), mas mesmo assim, não consigo considerar este exercício "trabalhoso".

Seja como for, não consigo aceitar que se façam exanes com "dificuldades" diferentes para alunos que têm o mesmo destino.
O 15 de um aluno que fez um exame "fácil" devia valer menos que o 10 de um aluno que fez um exame "difícil"

No fundo isto também mostra o que eu penso de notas académicas...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990