quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mate..Mate... Mathematica

Já muita gente decerto pensou nisto.
Num mundo cada vez mais dependente de  internet,  computadores, smartphones, tablets, onde toda a informação é digital.. o que aconteceria se por um motivo qualquer ficássemos de repente sem internet?

A dependência de máquinas que fazem coisas que muitas vezes não compreendemos como fazem, será assim tão benéfica?

Recordo que recentemente li um artigo num link recomendado por Terry Tao no Google+ onde alguém, colocou  código Mathematica que não conseguiu por a correr correctamente.

A teoria era clara e eu penso que sem muito esforço conseguiria implementar algo equivalente em C++.
Lembro também que já implementei de raiz software capaz de gerar animações para o problema dos 3 corpos, e que consigo fazer o mesmo para n corpos.
Não é o código mais belo e eficiente mas faz o que é pedido em tempo útil resolvendo um número bem elevado de equações diferenciais...
Parece-me óbvio que com isso até consigo simular o sistema solar desde que eu tenha ou consiga estimar bem os dados (posição e velocidade) de todos os corpos (planetas e "luas") com algum interesse num certo momento.

Para os curiosos sobre o artigo, googlem para descobrir qual o planeta do sistema Solar que passa mais tempo próximo da Terra)

Eu não gosto deste tipo de problemas no Mathematica, porque ... o Mathematica não é "open-source"... é proprietário, e a menos que trabalhemos para a Wolfram, penso que pouca gente conhece o código fonte daquilo, e é capz de explicar o que faz cada linha de código, ou qual o raciocínio por detrás de cada algoritmo que o Mathematica aplica.

Se fosse Open-Source continuaria a ser pouca gente... mas muito mais do que é agora...
Não gosto da ideia de não poder ir lá "fossar", e juntar-lhe linhas minhas...ou aprender como foi que abordaram certos problemas.

Existem alternativas gratuitas...
Não será a primeira nem a última vez em que veremos código Mathematica que não corre em sites ou blogs científicos... mas tendo em conta a crise, que tal começar a procurar alternativas opensource. De preferência gratúitas?
Por mais potente, eficiente e "user friendly" que seja o Mathematica, não sendo código-fonte aberto (open-source). muitas vezes é complicado uma pessoa distinguir um erro do programa  de um erro lógico de um utilizador.

Mathematica pode ser giro... mas não é a linguagem ideal para para problemas de análise numérica....

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990