segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ainda os novos programas do secundário...

"Sem avaliar o programa de Matemática atualmente em vigor não faz qualquer sentido avançar para um novo programa que "contraria as orientações curriculares atuais para o ensino da Matemática reconhecidas internacionalmente". Esta a principal conclusão a que chegou a Associação de Professores de Matemática (APM) ao analisar a proposta de programa de "Matemática A" avançada pelo Ministério da Educação."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/novo-programa-de-matematica-tem-erros-serios=f844027#ixzz2mMOqzon2

(peço desculpa pelo texto em acordês, mas estou a citar o Expresso)

O grande problema de Portugal é que faz as vontades dos tipos de fora e não faz o que Portugal realmente necessita.
Há vários exemplos desde a primeira entrada do FMI em Portugal, ou desde a entrada de Portugal na CEE em 1986, passando pela vergonhosa situação do acordo ortográfico que nos trouxe à vergonhosa situação de Portugal ser o único país que o impõe na versão actual.

No caso da Matemática, as orientações "reconhecidas internacionalmente", tal como muitas outras, para começar, não servem os interesses do país, e em segundo lugar, mandam os alunos mal preparados para o superior, salvo as excepções que seriam excelentes alunos, sejam lá quais forem os programas.

Portanto, deixem-se de tretas! 
Quanto aos programas actualmente em vigor... Quem viveu com eles durante mais de uma década e não encontrou problemas não está, certamente, qualificado para emitir uma opinião séria sobre os novos.

Se há falhas nos novos?
Certamente que sim... (não sou eu que as vou apontar agora, depois de encerrado o período de aceitação de propostas para melhoramentos)
Honestamente, de todas as críticas que já li em jornais e na Internet ainda não vi uma que consiga levar a sério, e isso sim é preocupante.

E vejam lá.. eu não tenho nada a ver com a equipa que elaborou este programa.
Sou apenas alguém com formação em Matemática.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990