domingo, 26 de janeiro de 2014

Praxes académicas? É preciso morrer alguém...?

Os meus colegas de licenciatura, se ainda se lembrarem poderão testemunhar que eu era anti-praxe.
Ao longo dos anos fui vendo sucessivas praxes... umas com piada e outras que pareciam algum tipo de prática que visa humilhar recém-chegados ao ensino superior.
As últimas são aquelas que me fazem continuar a não concordar com esse estúpido ritual.
Todos os anos há excessos, e há sempre algum estúpido a considerar isso normal.
Vejo gente a manifestar-se contra touradas, contra matança do porco na Madeira, mas não vejo nada de relevante contra as praxes a não ser quando acontecem desgraças.

Agora, há suspeitas de que o que se passou no Meco há pouco tempo está relacionado com as praxes...
A minha posição é a mesma de quando fui caloiro: São um ritual estúpido e deviam ser oficialmente proibídas. Nada de meios termos: deviam ser tornadas ilegais mesmo! Acabam-se os problemas.
E já agora, impõe-se uma disciplina de Educação Cívica, obrigatória em todos os cursos (nem que seja em substituição de algumas outras que na realidade só servem "para encher chouriços").
Há outras formas de receber os caloiros, e certamente sem qualquer forma de humilhação (um novo conceito de praxe?)
As pessoas vão para o ensino superior para tirar um curso superior.
Se de facto, as mortes no Meco resultaram de um ritual de praxe... Alguém tem de ser responsabilizado por isso, e têm de ser tomadas medidas por forma a que nada semelhante se volte a passar neste país!

Mas, vendo bem... neste país a maioria das pessoas está-se sempre nas tintas até que lhes cheguem consequências negativas, o que na verdade é um dos grandes motivos de termos a classe política que temos e a dívida brutal que temos...
É preferível falar do Cristiano Ronaldo, dos jogos roubados a favor da equipa A ou equipa B no futebol e não se chatear enquanto nos lixam a vida.

PS: Não tenho nada contra o Cristiano Ronaldo... muito pelo contrário, é um excelente profíssional, que é um exemplo para todos: dedica-se com unhas e dentes ao que faz.
Tenho é contra uma sociedade que permite que lhe atirem areia para os olhos, que permite praxes académicas que violam direitos humanos e que não passam de rituais bárbaros.

Sinceramente... vão mas é gozar outro!

Acabem com as praxes académicas humilhantes, recebam os caloiros de forma digna! Manifestem-se e façam alguma coisa! Comecemos a mudar este país, para melhor!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990