sábado, 22 de março de 2014

É simples?


Dar explicações (de Matemática) a todos os graus de ensino a partir do 5º ano (inclusive) por vezes leva-me mais tempo do que eu gostaria que levasse.

Nesta semana, como noutras no passado,  acabei por não ter tempo para um post matemático...

Nos posts matemáticos daqui do blog tento trazer sempre apresentações não muito frequentes.
Para mim não é muito difícil... o meu leque de conhecimentos matemáticos é bem vasto e no caso dos textos que partilho por cá, bem... são assuntos em que pensei durante alguns minutos, em algum ponto da minha vida.
Tenho algumas breves descrições destas ideias em blocos de notas...ou em folhas que às vezes acabam por ir parar ao lixo quando estou fora de casa, por mão de alguém que não faz ideia do que está escrito...

Por exemplo, para as ampliações aos fractais que fiz para o programa "Isto é Matemática", acabei por ter de deduzir uma fórmula que  levou o seu tempo... Aliás, como tudo em ciência, e a Matemática é uma ciência.
Tentei analisar o código de alguns softwares opensource mas acabei por desistir, pois, a certa altura aquilo pareceia-me chinês (sem querer ofender os chineses).
"És um matemático ou um mero copista?" - pensamento que foi mais do que suficiente para me por no caminho certo e deduzir uma fórmula que funciona.



A parte engraçada é se um dia publicar uma possível dedução da fórmula aqui ou noutro dos meus blogs, muita gente com o leque de conhecimentos certo acabará por dizer qualquer coisa do tipo "Simples!", e de facto tem toda a razão!
Até é mesmo simples, mas as pessoas ignorarão que, contrariamente a todos os textos que já publiquei aqui até hoje, este levou-me alguns dias, nos intervalos de explicações e até o guardanapo a meio de um almoço (já agora, em S. Vicente...), a formular o problema de forma correcta,  para finalmente conseguir obter uma solução adequada.
Depois de ter chegado à solução, o difícil foi não tornar aquilo simples...
(não encontro a dedução em lado nehum, portanto também deve ter ido parar ao balde do lixo... logo, é boa ideia um dia refazer e publicar nem que seja num dos meus blogs, mas desta vez, é muito mais simples)

Aqui o "simples" é uma questão de ponto de vista... Se eu tentar explicar o raciocínio a um aluno médio de 7ºano, ele não tem nem os conhecimentos nem a maturidade para perceber um raciocínio daquele tipo.


Mesmo embora neste blog eu tente manter tudo a um nível relativamente elementar, nem toda a gente  consegue perceber textos elementares como o que escrevi sobre uma equação vectorial da bissectriz de um ângulo e qualquer uma das deduções feitas a partir dessa equação vectorial, ou o texto sobre o vértice da parábola, ou mesmo o meu infame post sobre a regra de três simples e os carecas.
Para mim, e para muita gente são coisas simples... triviais até.

Já agora... em vez da frase atribuída a Albert Einstein que está no princípio deste texto, prefiro esta, atribuída a David Hilbert:
"A mathematical theory is not to be considered complete until you have made it so clear that you can explain it to the first man whom you meet on the street."

Serei eu capaz de abordar um desconhecido na rua para falar de Matemática?
Hum... É preferível escrever num blog público na internet...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990