quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Preços de Explicações:Comparar o que é incomparável

Ao estabelecer preços de explicações, os números de horas, e os números mínimos e máximos de alunos numa sala tenho sempre várias coisas em conta:
  • O rendimento escolar dos alunos
  • A necessidade de os alunos saírem capazes de abordar o máximos de situações
  • As despesas com os locais/intermediários
  • O tempo gasto na preparação do Material
  • Os tempos que se perdem com eventuais distracções
  • O lucro mínimo aceitável ( explicador também paga impostos e segurança social... ou foge e está ilegal até ao dia em que a fiscalização lhe cai em cima com multas na ordem dos milhares de euros)

Para os ensinos secundário e superior, em vez dos tempos de hora e meia que são típicos, sempre preferi os tempos de duas horas, por motivos que não vou especificar aqui...

Portanto, é absurdo comparar os preços de um explicador que leva no máximo 5 alunos numa sala, com os de um que leva 20 ou mais, tal como é absurdo comparar directamente preços de explicações com tempos de duas horas com preços de explicações de uma hora, ou uma hora e meia, ou mesmo explicações dadas no centro de Lisboa com explicações dadas no centro do Funchal.
Na verdade... podem-se estabelecer fórmulas ponderadas que permitem fazer comparações, mas isso nunca é feito por ninguém que compare preços!

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