quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A Casio fx-CG20: um dilema

Máquinas "novas" trazem sempre problemas novos...
A Casio fx-CG20 tem muitas funções, mas não tem todas as funções que eu desejaria, e é por isso que de vez em quando escrevo programas. Os programas BASIC nesta máquina, são mais lentos que nas máquinas anteriores da CASIO, parece-me que o ecrã com cores e maior resolução é o responsável.
Uma forma de combater este problema seria programar noutra linguagem, num computador, compilar e correr directamente na máquina já compilado.
Problema: contrariamente ao que fez com a série fx-9860G, a CASIO não lançou um kit oficial de desenvolvimento, e tendo em conta que esta máquina já está no mercado há tempo suficiente para não ser considerada nova, provavelmente não o fará.
Existem kits de desenvolvimento não oficiais, que já foram utilizados (por outras pessoas) para desenvolver jogos, gráficos 3d, blocos de notas e até tabelas periódicas alternativas à da CASIO.

Utilizar um kit não oficial, por vezes mal documentado traz uma (nova) série de problemas.
Durante os testes de um novo programa, sem cuidado, posso mesmo danificar "permanentemente" a calculadora.
Portanto, ou tenho de programar em BASIC na memória RAM (limitada a 64k ) da máquina, e obter programas que podem ser mais lentos do que noutras calculadoras da marca, ou recorrer a kits não oficiais.
Porque reduziram a memória RAM? As fx1.0/2.0/1.0plus/2.0plus tinham muito mais!
A forma de resolver os problemas de velocidade nos programas BASIC está em programar por forma a utilizar a memória "de armazenamento"...

Quanto à decisão da CASIO, compreendo-a, mas penso que se têm problemas com o que pode ser programado com um SDK "oficial", ou com motivos de segurança, deviam pensar em resolver os problemas de segurança num próximo modelo, e se for possível, dar-nos outras formas de programar a máquina num futuro update ao sistema da máquina.
Pessoalmente não estou interessado em roubar-lhes "segredos", nem escrever software que possa ser utilizado para "fins malignos", mas eu não sou o resto do planeta e portanto tenho de respeitar a decisão deles.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990