domingo, 15 de novembro de 2015

A minha calculadora joga aos dados...


Aqui ao lado está uma animação de uma calculadora CASIO Algebra FX 2.0 a ir ao menu de programas e a correr um programa BASIC para o lançamento de um dado. Curiosamente, este mesmo programa, numa calculadora mais recente poderá ter problemas em correr, pois as CASIO actuais têm menos RAM disponível! O progresso nem sempre é feito no melhor sentido...
O programa faz simulações de vários lançamentos de dois dados, (na animação é que deixei o número de lançamentos bem limitado). Para sair do programa, sugiro que se pressione [ESC] enquanto os dados estiverem a ser lançados. Deixei o programa disponível aqui . Na verdade, deixei disponíveis duas versões: uma para um só dado e uma para dois.
Tenho continuado a andar ocupado com explicações. Mas posso dizer que esta versão do simulador de dados foi programada ontem à tarde após um café no Snack-Bar Pinoco, fazendo algumas modificações à versão para um só dado que já tem alguns anos (provavelmente mais de uma década).
O pessoal de 12º anda a acabar de estudar distribuições de probabilidades, daí que tenha me lembrado de pegar neste programa.
A Casio e a Texas Instruments lançaram simuladores para as calculadoras mais recentes, portanto, não precisam do(s) meu(s).
Eu gosto desta calculadora.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990