segunda-feira, 4 de julho de 2016

Juno ou "independence day"?

Hoje poderia falar da sonda Juno que deve chegar em breve a Júpiter.
Júpiter é um planeta que sempre exerceu algum fascínio sobre mim. É o maior planeta do sistema solar e tem algumas características únicas.
Planeta que me fez perguntar se a designação "planetas gasoso" de facto faz sentido. Depois de uma pequena investigação descobri a origem, e não, não faz sentido. Com aquelas pressões e temperaturas, certamente existe muito material não gasoso em Júpiter e em cada um dos outros gigantes do sistema solar.
A sonda Juno deve ajudar-nos a nós humanidade a obter muitas respostas sobre Júpiter.
Mas, penso que a missão New Horizons, que levou pela primeira vez uma sonda às vizinhanças de Plutão e Caronte ainda é uma missão mais impressionante.

Motivo pelo qual, vou mudar de assunto e falar sobre... "Independence Day" o filme! Não sobre o novo! O original, de 1996! Um dos filmes visualmente mais impressionantes de sempre, e com uma história que não é assim tão disparatada como se possa pensar.

Desde então já vi todas as críticas possíveis e imaginárias a (aviso de spoiler! continue a ler apenas se já viu o filme!) terem conseguido fazer o upload de um virus para um computador alienígena. Supostamente os humanos tinham uma nave guardada na Área 51. Não é plausível que por lá se tenha descoberto forma de enviar um virus para a nave-mãe? Bem... hoje em dia já temos muitos virus e anti-virus por cá para todos os sistemas operativos. Na verdade, no caso do Windows, são uma dor de cabeça, visto que fazer o download de um ficheiro javascript para actualizar a videoteca é complicado porque o Windows defender considera os meus ficheiros JavaScript virus!!! Qualquer um! Basta ter a extenção .js que o tipo entra em parafuso! Para não me chatear passei a fazer as actualizações via Linux!
Assim, não me choca que tenham descoberto um conjunto de falhas qualquer no sistema informático dos alienígenas e conseguido escrever um virus que depois de compilado corra nos computadores deles.
O que duvido muito é que o tenham feito em tão pouco tempo. Isto porque supostamente o filme começa no dia 2 de Julho e acaba no dia 4, dia da Independência dos Estados Unidos, e a partir dessa data, dia da Independência de toda a humanidade.

Foi um blockbuster. Está longe de ser perfeito, ou uma obra prima, mas é um excelente filme.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990