segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O plágio e o ensino...

Desde que há uns anos percebi que para sobreviver teria de regressar ao mundo das explicações, tenho visto coisas muito questionáveis no que diz respeito a direitos de autor.
Por exemplo, na semana passada 'caiu-me do céu' um pdf contendo um livro completo de preparação para exames de Matemática de 9º ano.
Tentei apurar a legalidade da distribuição desse pdf, pois, sendo gratuito, gostaria de o partilhar no meu blog!
Fiquei com tantas dúvidas que acabei por guardar o pdf e não o partilhar.
Há umas semanas, vi, no facebook uma chocante comparação entre uma ficha feita por Nuno Miguel Guerreiro (sinal mais ) e uma ficha distribuída cerca de um ano depois pela Porto Editora, sem qualquer referência a Nuno Guerreiro. A semelhança era tanta que a probabilidade de não terem no mínimo se baseado no trabalho do 1º é muito baixa.
Aliás... tenho livros do actual ensino secundário, onde são apresentados exercícios adaptados de exercícios de exames e testes intermédios produzidos pelo GAVE/IAVE, e onde é feita uma referência, e outros onde tal não é feito. Assim, começo a perceber que os exames e testes intermédios partilhados online pelo IAVE tenham (e com toda a razão) uma referência aos direitos de autor!
Outro dos sites a que recorro com alguma frequência é o Recursos para Matemática do professor José Carlos da Silva Pereira. Bem, já perdi a conta à quantidade de fichas que me apareceram à frente com plágios sem qualquer referência ao trabalho dele.
Fora estes, já me cruzei com sites de vários professores que partilham testes seus online, para que os alunos possam utilizá-los como material de apoio ao estudo, e que vergonhosamente têm o seu trabalho plagiado sem qualquer referência.
Em Matemática existem exercícios que são "padrão"... que 'toda a gente' os faz, e outros que são originais, que o autor perdeu algum tempo a elaborar. Esses, merecem uma referência ao autor!
Não é por ser "material de apoio ao ensino" que deve ser copiado e partilhado sem qualquer consideração.
Se o material existe, é porque alguém investiu o seu tempo a elaborá-lo. Não merece no mínimo ser referenciado?
Já percebi que o problema está longe de ser exclusivo da Matemática, mas falo apenas dos que conheço de perto...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990