sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A ténue fronteira...

  Há poucos anos dei explicações de Probabilidades e Estatística a um aluno que tinha uma Casio fx-CG20, mas que no exame só podia usar uma calculadora científica e tabelas. Nada de calculadora gráfica ou programável. Depois de confirmar a informação (confirmar coisas destas às vezes é difícil), passei-lhe o programa da animação ao lado, para treinar o uso da tabela da Normal (0,1)
Como tive oportunidade de confirmar dias mais tarde, o explicando, só com uma calculadora científica (sem a normal, pois hoje em dia há-as com várias distribuições estatísticas), já fazia tudo bem. No fim teve boa nota.

Entre um professor que limite o uso a calculadoras não programáveis e um que permita o uso de calculadoras programáveis, mas limpe a memória das máquinas prefiro o que limita o uso a máquinas não programáveis.

"Limpar a memória" não é uma operação assim tão "limpa" como se possa imaginar. Algumas máquinas possuem programas gravados no sistema operativo e que podem ser recuperados depois de uma limpeza.
(Só a título de exemplo: algumas versões, não todas, dos modelos Casio CFX-9850GB PLUS tinham um catálogo de programas... podem ver neste vídeo do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wZLyATImQLE a partir de 25:29, - e sim, na década passada eu tive vários alunos e explicandos com máquinas destas...)
Outras calculadoras apenas têm programas que "equilibram" as coisas, isto é, que lhes dão funcionalidades que outras máquinas mais recentes têm.

E cábulas? Certamente que a maioria deve ter.
Mas se cábulas na calculadora fizerem a diferença... provavelmente o teste está mal feito.

Até à próxima e bom fim-de-semana.

PS: A menos que seja alguém que eu conheça e trabalhe em Estatística... nem se dê ao trabalho de me contactar para pedir o programa da animação.
Esses contactos serão ignorados.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990