quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ferramentas de apoio à decisão...

Andando eu frequentemente com uma calculadora programável à mão.
Tenho calculadoras programadas com vários algoritmos probabilisticos.
Não, ainda não sei ganhar o euromilhões...
Mas coisas como intervalos de confiança ou testes de hipóteses já vêm nas calculadoras científicas e programáveis actuais  e têm sido mais úteis do que eu previa.
Prever o futuro com uma certa margem de erro é possível.
Se gosto de ter de recorrer a isto?
Por vezes sinto-me a fazer batota com a vida...
Por outras penso "que se lixe", a vida já me pregou tantas.
Mas o verdadeiro graal será um dia conseguir usar matemática para manipular o futuro.
Isso tornará o artista num deus ou num criminoso.
E nesta fase da vida, eu olho para ambas as opções da mesma forma.
Um totoloto ou euromilhões seria bem vindo.
Mas quero que os idiotas que tiveram a brilhante ideia de roubar 20% de um prémio para o estado morram!
O estado português não merece e considero esta "taxa" um roubo!
Uma pessoa paga sempre que joga, mesmo que não ganhe nada. E quando ganha tem de dar UM QUINTO ao estado?

Já não basta o que a pessoa paga em tudo o resto? IRS, IVA...
Mas que raio de sociedade é esta onde o próprio estado é ladrão!


Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990