sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Calculadoras gráficas no programa actual...de Matemática A


Para quem vai fazer um exame de Matemática A com duas partes, uma com calculadora e outra sem...
Parece-me grave o que se está a passar. Em algumas turmas passou-se do 80 para o 8.
Há alunos no 12º que não sabem usar a calculadora para coisas elementares.
Não gosto nem de "calculadoro-dependentes" nem de "calculadoro-fóbicos".
Estamos no século XXI!
Recentemente o José Carlos Pereira fez um desabafo no facebook sobre o assunto, e tendo em conta a amostra que tenho tido nas mãos nos últimos 3 anos, tenho de concordar.
Ajustem-se pá! O programa não proíbe o uso de calculadoras! Tanto não proíbe como o exame nacional tem duas partes! Uma com calculadora e outra sem!

O que sempre foi defendido por toda a gente com algum conhecimento decente do assunto foi o uso racional das calculadoras, contra o uso abusivo que se observou em alguns sítios!

Por vezes vejo professores de ensino superior a protestar que os alunos são dependentes de calculadoras. Já se deram ao trabalho de analisar como entraram nessa instituição?

Os casos que me passam pelas mãos, são de alunos que entraram com Matemática B, que entraram pela prova de maiores de 23 com provas que não a de Matemática...
Obviamente que esses têm de ser dependentes...
Os outros, que entraram via normal, em cursos com nota mínima superior a 12/13... fizeram exame de Matemática A e sabem trabalhar com e sem calculadoras.


No meu tempo acabei o secundário com 20... e não era (nem sou) dependente de calculadoras...
[Recentemente numa explicação... pus todas as calculadoras a desenhar bonecos de neve ... e todos os cálculos dessa explicação foram feitos sem calculadora]
As minhas primeiras calculadoras foram-me oferecidas... por professores de Matemática!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990