quinta-feira, 5 de abril de 2018

Linux: uma opção

Hoje o meu portátil Toshiba, com 3 anos decidiu 'entrar em coma'. O Scratchy, que está em casa, é um Asus que tem 12 anos e continua a funcionar... ok, sem disco rígido interno. Corre a partir de uma pen com um debian 9, com algumas modificações minhas: swap file, quando e se necessário está num disco externo ... assim como certos ficheiros de uso regular. Não é uma distribuição 'live'. É um sistema operativo completo a correr a partir da pen. Porque não instalei no disco externo? Porque não me apeteceu modificar o disco nem comprar (mais) um. Isto seria impossível em windows. Antes que me digam que o Toshiba 'morreu' por ter Linux... foi falha de hardware. Independente do sistema. Alias, fiquei com a ideia que aquela linha de Satellites, foi pensada como 'computador descartável' e não me agrada o conceito. Se não tiver solução... não quero um computador com Windows. Já uso Debian há muito tempo. E tenho sido feliz com ele. A falta de opções na escolha de SO ao comprar um computador incomoda-me. Ou é Windows profissional/home ou é Mac... Fiquem lá com as vossas licensas proprietárias. Deixem-me usar open-source. Não gosto de imposições. Arranjar portátil sem sistema operativo... arranja-se mas não é fácil. E eu preciso de um computador. Linux, de preferência.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990