Mostrar mensagens com a etiqueta Acordo Ortográfico. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Acordo Ortográfico. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Não

A coisa chata de explicações, é que os alunos não me aparecem quando eu quero, e não estou em posição de poder dar muitos nãos.
Deixei de aceitar explicações de MACS e de Matemática B, porque típicamente quem vai lá parar não gosta de Matemática.
Matemática B foi criada com um objectivo não é? Então porque se permite o acesso destes alunos ao ensino superior?
Porque é que se dá MACS aos alunos de humanidades mas se dá a mesma disciplina de português a ciencias e tecnologias, socioeconomicas e humanidades?
Extinga-se MACS e passe-se a dar Matemática A a todos...

...E a julgar pela atitude do IAVE no que diz respeito ao exame de Matemática A deste ano, ... as regras têm de mudar. O que se passou neste ano foi muito grave.

Desde o processo de Burlonha que percebi que muita gente não tem noção de como se prepara uma transição, e tive de sentir isso na pele, num sítio que costumo não recomendar...

Este país tem coisas bem ridículas... mas as pessoas continuam a votar nos mesmos incompetentes que desrespeitam a educação, a saúde e... no fundo os portugueses.

Note-se quem a língua respeitam: o estúpido acordo ortográfico de 1990 continua por aí...

quarta-feira, 1 de março de 2017

Saudades de ler em português


Passei ontem ao fim da tarde numa tabacaria onde vi a edição especial do National Geographic dedicada a Arquimedes.
Folheei a revista e pensava para mim "por favor, em português...".
Vi as palavras "palimpsesto", "actualidade" e "facto".
Recordei que na National Geographic não usam o acordo ortográfico.
Está escrito sem acordo ortográfico! Comprei!


Moral da história: querem subir as vendas? Deitem fora o acordo ortográfico (e escrevam, ou traduzam, algo que preste...).

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Democracia à portuguesa (II)
Ainda o (des)acordo ortográfico


"Angola não tem necessidade de ratificar o acordo ortográfico, defendem docentes"
é o título de um artigo do Semanário Económico de Angola.
No artigo professores como Adérito Kizunda, e Alberto Kissongue apresentam factos que na verdade são muito boas razões para Angola não ratificar o acordo. Infelizmente na mesma notícia também se lê "Por seu turno, a ministra da Cultura, Rosa Pacavira, citada pela Lusa, disse que, Angola tem todo o interesse em ratificar o acordo (...)", ou seja, passa-se por lá o mesmo que se passou e continua a passar em Portugal: são essencialmente os políticos que têm interesse nesta coisa vergonhosa.
Para bem da língua portuguesa, espero que Angola continue com o português correcto.
Em Portugal, como toda a gente sabe, o acordo foi aprovado no parlamento em Maio de 2008 e José Sócrates considerava urgente a imposição aplicação do acordo ortográfico. (Fonte: TSF) .
Em Junho de 2011, a Resolução do Conselho de Ministros nº 8/2011 impõe "determina a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo no ano lectivo de 2011-2012 e, a partir de 1 de Janeiro de 2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como à publicação do Diário da República."
Por outras palavras, um grupo de políticos, encabeçado por um primeiro-ministro que hoje em dia está em prisão domiciliária sob suspeita de crimes de corrupção (mais precisamente, suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção), sem consultar o povo, impôs um acordo que não foi ratificado por todos os países da CPLP e portanto é inconstitucional.
Angola é um país soberano, e só a eles cabe decidir o que vão fazer a respeito do Acordo Ortográfico.
Na minha opinião seria vergonhoso para o povo angolano passar-se em Angola que se passou em Portugal.
A democracia portuguesa neste aspecto tem mais em comum com uma ditadura do que com uma democracia, e portanto é vergonhoso que qualquer país que se considere democrático siga os passos da "República Portuguesa" neste processo.
Aliás, penso que todos os países deste planeta deverão tomar medidas por forma a que governo algum possa voltar a impor modificações "numa ortografia".

Imagem de Henricartoon (10/12/2010): http://henricartoon.pt/284784.html

sábado, 25 de julho de 2015

Surpreendido pela positiva:
National Geographic Portugal


Um exemplo a seguir!
[Estão a ver DECO?]
Actualização: Quem tiver conta Facebook pode clicar aqui para ir ter a este post.

domingo, 28 de junho de 2015

Iniciativa: Exames sem AO!

Terminada a primeira fase de exames nacionais em Portugal, surgiram online algumas resoluções de exames. Ora, é bem sabido que muitos professores(e alunos!) opõem-se com unhas e dentes ao acordo ortográfico de 1990.
Quantos serão capazes de publicar resoluções sem AO?
Matemática A 1ª fase 2015

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Parabéns Angola! Parabéns Guiné-Bissau! Parabéns Moçambique!

Porquê? Por isto.
Peço desculpa por o link estar em acordês...Mas em Portugal há jornais que aderiram ao acordo, e outros onde se insulta publicamente quem é contra o acordo.
Portanto, angolanos. guineensees e moçambicanos dou-vos os parabéns por terem representantes com coragem de defender a língua portuguesa. Em Portugal (e ao que parece, nos restantes países da CPLP) continuamos a viver sob uma ditadura ortográfica.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Este blog é zona livre de AO90

Correm por aí uns boatos (a RTP agora espalha boatos...) que sugerem que a partir de hoje, em Portugal, o acordo ortográfico é obrigatório.
O que é que vão fazer se eu não o aplicar?
Vão prender-me?

Este blog é, e continuará a ser zona livre de AO90. Aliás, nem sequer comentários "acordados" serão aceites!
De tudo o que li, partilho convosco alguns links...
Como há vítimas da situação actual (O acordo foi imposto nas escolas, numa atitude mais típica de uma ditadura do que de uma democracia), eu sugiro que os responsáveis sejam julgados criminalmente...
Isto é menos radical do que a imposição deste "acordo" !
Mais uma vez afirmo que deve ser imediatamente retirado à classe política o poder de voltar a decidir ou impor seja lá o que for no âmbito da língua portuguesa.
O visível desastre actual que sirva de exemplo às gerações futuras.
PS:A imagem é cortesia do grupo do facebook Em aCção contra o Acordo Ortográfico

sexta-feira, 27 de março de 2015

Uma classe política que até vendeu a língua!

Olá a todos, tenho andado afastado daqui porque a vida é um pouco complicada...
Mas, está previsto no futuro serem apresentadas algumas carlospaulices em vídeo!

Não me apetece falar sobre as polémicas dívidas do hipócrita primeiro ministro Passos Coelho à Segurança Social, nem do caso tecnoforma, nem sobre a prisão do ex-primeiro ministro Sócrates que tinha um grande amigo... Em Portugal, só temos tido boa gente a governar.
Não me venham com a treta "cada país tem os políticos que merece".
Na verdade parece-me que cada país tem os aldrabões que o engana melhor, e os idiotas que não sabem votar ("vou votar sempre no partido X porque é o meu partido").
Nem imaginam o que sente um português que pensa que nas próximas eleições tem de escolher entre Passos Coelho e António Costa!
alternativas! Votem noutro partido qualquer, ou mesmo em movimentos de cidadãos! Deixem PS, PSD e CDS-PP tornarem-se nos novos pequenos partidos!
Essa treta de "voto útil" é um mito criado para manter o poder nas mãos desses partidos!

Uma classe política que até a língua vendeu não merece voltar ao poder !
Claro que falo do maldito acordo ortográfico que foi-nos imposto de forma arrogante e prepotente, e com o qual nunca concordarei!

segunda-feira, 23 de junho de 2014


Se (muitos dos nossos políticos) podem dizer tantos disparates acerca do acordo ortográfico eu também posso dizer que recuso-me a remover iniciais do meu nome seja lá de que palavra for.
O meu nome é Carlos Paulo!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Confiar na cloud e em certos informáticos dá nisto...

Tenho o jogo Injustice: Gods Among Us no meu tablet
  

Um jogo com vários personagens da DC Comics parece algo promissor... mas tem vários problemas, tanto na versão Android como na versão Ipad.
O problema que já me afectou mais do que uma vez foi o de, o jogo crashar e de repente, quando eu regresso ao jogo, ter perdido TUDO, ou seja, ter de recomeçar o jogo do zero.
Supostamente o jogo faz backups automaticamente na iCloud!
Bem, da última vez que confiei na iCloud vi isto:(clicar para ver em versão maior)

Sim! 29 dias, QUASE UM MÊS! ("O iCloud".... outra queixa que eu tenho é de o único Português disponível ser o do Brasil)

Bem, o jogo tem uma componente PAGA, em que os jogadores podem COMPRAR, com dinheiro REAL, créditos para utilizar no jogo. Quando o jogo se perde, os créditos também se vão, e pelo que se pode ver na imagem anterior... bem...os últimos dias vão ao ar...(eu não gasto dinheiro, mas depois de ver isto e ter lido vários comentários online, tenho pena de quem gasta)

Para jogar este jogo e não me chatear, costumo mudar o idioma do meu tablet para Inglês (Desculpem-me brasileiros, para mim Joker é Joker e não Coringa, e Harley Quinn é Harley Quinn e não Arlequina)
A decisão de deixar o idioma no idioma "padrão" do sistema é uma das mais infelizes pois o Português de Portugal e o do Brasil são bem distintos, e o único Português disponível é o do Brasil
(Tendo em conta as diferenças e a dimensão do Brasil... porque não chamar-lhe "brasileiro" em vez de português? Até deixam de haver coisas estúpidas como "Acordos" Ortográficos...)
E quando a backups.. eu uso uma aplicação chamada Helium que faz backups sem requerer "root"/"jailbreak", e que funciona melhor que a porcaria da iCloud disponível no jogo...

(se duvidam dos problemas que apresento, façam uma pesquisa pela internet...)
Com o Helium.. recuperei para o último backup.. que fiz antes de ontem no meu cartão microSD...

Isto é só um jogo... Agora imaginem que era alguma coisa bem mais séria!
Confiar na cloud seria perder os dados!

E já agora... Por os tradutores brasileiros baptizarem todos os personagens como lhes apetece, o pessoal do resto do mundo lusófono tem de engolir essas traduções?

Definitivamente, BD da DC Comics para mim, só mesmo em inglês!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sobre o "amor à camisola"

Nos últimos 20 anos tenho assistido a muitos argumentos onde se invoca o argumento do "amor à camisola".
O amor à camisola tem-se quando se pode, e quando se justifica. Por exemplo, que um aluno vá gabar a sua universidade fora desta justifica-se quando a universidade faz um bom serviço, e assim o próprio aluno até se voluntaria para acções levadas a cabo pela universidade.
Um aluno que seja constantemente prejudicado, obviamente não o vai fazer, e muito provavelmente até dirá: "não venham para aqui, ...", justificando as suas razões.

Em Portugal, quando olhamos para os nossos políticos, sente-se muito pouco amor à camisola (...)

Só a título de exemplo...: «Qualquer dia querem» que o líder parlamentar do PS «ande de Clio».
Aliás, o amor à camisola nunca nos teria deixado o país neste estado.
Os números reais são assustadores, e a estúpida solução do estado resume-se a aumentar impostos!
Para gerir o país não precisamos de pessoas interessadas nas aparências, mas sim em pessoas com amor ao país. Um tipo de amor à camisola.
Sobre o falecimento de Eusébio, que foi uma das figuras mais notórias do futebol português, e que conseguiu fazer destacar o nome de Portugal, a posição de Mário Soares foi muito infeliz. (Li recentemente um texto de um antisoarista com o qual tenho de concordar plenamente).
Cada vez mais parece-me que Mário Soares não tem grande amor à camisola... e raramente o teve.

Neste preciso momento, sobrevivo com o dinheiro de "biscates" e explicações que apesar de todas as reclamações que ouço, são muito mal pagas...nunca dei explicações tão baratas na vida, e sinceramente, não volto a praticar estes preços!
Compreendo que a vida está cara, mas eu preciso de sobreviver, e não sou um badameco qualquer, sou explicador, e muto bom! Matemático, e também razoavelmente bom! Abandonei dois mestrados sim... mas fazem ideia em que condições?(uma leitura em posts antigos deste blog revela algumas dessas situações)
E já agora que notas tive nas cadeiras desses mestrados?
Onde me meti sempre estive entre os melhores, sendo muitas vezes o melhor.
(Desculpem-me lá, mas hoje não dá para ser ser modesto. A modéstia ajuda a morrer à fome)
Quando me pedem alguma coisa invocando o amor à camisola. como já o fizeram muitas vezes no passado, sou obrigado a responder: "o amor à camisola não me paga as contas", ou simplesmente "não me pagam para isso".
Ás vezes faço favores, mas sou obrigado a  dar prioridade aos serviços mais bem pagos.
Isso não faz de mim um mercenário. Faz de mim um sobrevivente.
Reparem que por exemplo, nunca mais publiquei um post matemático aqui no blog.
Falta-me tempo. Essencialmente porque redigir um texto matemático correctamente em LaTeX, sem falhas lógicas no texto requer tempo e atenção (reparem que até para fazer revisões de texto aqui neste blog é preciso tempo que às vezes não tenho e acaba por sair disparate... para expor uma ideia rigorosa, as coisas não podem ser assim).
O bom senso proíbe-me de andar a digitalizar páginas com cálculos e raciocínios meus, mas... mas....

Querem protestar? A minha tabela de preços para explicações a partir de Outubro de 2014 é esta:
Até ao secundário: preço médio de 5€/hora por aluno (e não 5€/aula ou 5€/semana...) Superior: 10€/aula por aluno com possibilidade de descontos em situações especiais (porque os bons resultados devem ser premiados).
Se alguém precisar de explicadores agora para o 2º trimestre e já estiver disposto a estes preços...
Merece toda a minha atenção: Comtacte-me :)
Para serviços matemáticos (modelar um problema, resolver, optimizar, implementar informaticamente... a situação tem de ser analisada primeiro para depois poder ser feito um orçamento inicial "por cima"(por excesso).

O amor à camisola tem-se quando se pode e se quer, e não quando é pedido.
"Amor" à força soa a violação!

Bom princípio de 2014.

Para quem acompanha os meus posts matemáticos, vou tentar concluir alguns dos vários assuntos que deixei pendentes..
Para quem espera há alguns meses pelo princípio das "CarlosPaulices no Espaço-Tempo"... os disparates devem começar até Fevereiro pois, o texto vai sendo calmamente escrito no meu tablet, nas viagens de autocarro, em intervalos inter-explicações, junto com cerca de dois universos de ficção científica, que darão origem a histórias que eu gostaria de um dia, publicar...
Mas, algo que considero fundamental antes disso: Quero a barraca "Acordo Ortográfico" morta, cremada e que até as cinzas sejam apagadas da existência..
Recuso-me a escrever textos em acordês mesmo se o acordês se tornar obrigatório!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pelo menos até ao final do período de transição este blog continuará a ser escrito em Português pré-acordês.
Após o final do período de transição, passará a ser escrito em português pré-acordês. :)

Continuo a preferir
rectas a retas.
rectângulos a retângulos
vectores  a vetores
fracções a frações
assimptotas a assintotas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Acordo Ortográfico: E agora?

Juntei um novo vídeo à videoteca:
http://cpaulof2.blogspot.pt/p/videoteca.html?c1l2v1#ecran

O vídeo é "longo" mas não é aborrecido.

Deixo-o aqui também.


É muito informativo, e devia ser visto por todo o português.

Quanto aos leitores de outros países,  para, vocês isto apenas deve informar sobre o desrespeito que certa classe política portuguesa tem por Portugal...(quem tem pouco tempo pode saltar para 39:35 e ver a partir daí)
Estão mesmo interessados? Os portugueses deviam estar.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

:/

Tenho um tablet com o Android 4.2.1
Alguém sabe como instalar Português sem Acordo Ortográfico nisto?

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Acordês aqui não.

Tendo em conta que oficialmente estamos em período de transição... acabei por decidir que mesmo para os putos de 9/10 anos acabados de sair da primária, toda a minha documentação de explicações não seguirá o AO de 1990.

A razão é simples: sou contra, e não estou a violar "a lei", e os putos até compreendem...






sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aperfeiçoar o acordês?


Passei pelo blog aventar . No texto "é possível acordar melhor" de 06/10/2013 o autor diz (com um link para a sua fonte):

«A Comissão de Educação do Senado brasileiro resolveu “criar um grupo de trabalho destinado a estudar e apresentar proposta para aperfeiçoar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990 por todos os países de língua portuguesa.”»

Na verdade, eu já sabia disto, e já o havia referido anteriormente.
Mas, pensemos lá: "aperfeiçoar o Acordo Ortográfico"...
Aperfeiçoar?
Depois de o andarem a impor nas escolas aqui em Portugal?
Este acordo ortográfico começa a parecer um produto informático que depois de lançado leva "patches"!

Desculpem-me lá, a língua não é produto informático, nem é algo que tenha de se renovar sempre que alguém percebeu que meteu a pata na poça, ou pior, só quer fazer dinheiro:
Chega! Estes idiotas que percebam que meteram a pata na poça, que mandem o acordo para o balde do lixo, sejam homens, admitam o seu erro e deixem de nos fazer perder tempo!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sobre o Jornal de Angola...

Angola é um país soberano. Os jornalistas angolanos deviam estar-se nas tintas para as elites portuguesas.
(ver : http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3466208)
Sem querer ser chato ou repetitivo....Esqueçam, eu quero mesmo ser repetitivo: Note-se que foi uma micro-elite que aprovou e impôs um tal de "Acordo Ortográfico", que os brasileiros dizem ( e com toda a razão) que precisa de correcções.

Precisa de correcções e já está a ser imposto em Portugal! Deviam ter percebido que a melhor correcção será mandá-lo para o balde do lixo, e que este AO só está a ser imposto em Portugal graças a meia dúzia de ditadorzecos ignorantes que nos governaram nos ultimos anos...

Portanto... vão mesmo "aturar" as opiniões das tais elites portuguesas? Sejam sérios e superiores..

Se alguém tem alguma coisa importante a dizer sobre Angola, esse alguém é o povo angolano e não as (pseudo) elites portuguesas. E na verdade essa deve ser a principal opinião que deve interessar aos jornais de Angola: a dos angolanos.

Quanto às elites portuguesas: Ó seus palhaços*! Olhem primeiro para o vosso país!

PS:* Mais uma vez, não pretendo ofender a nobre profissão de palhaço. No entanto aqueles a quem chamo palhaços "fazem-me rir" com a sua estupidez.
PS2: Mesmo podendo tratar-se apenas de uma busca de protagonismo por alguém do Jornal de Angola, eu não perco nada em dar a minha opinião... Esperem. Vendo bem, perdi 10 minutos a escrever isto.

Acordês nas explicações de Matemática?

Sendo eu anti-imposição ortográfica, deparo regularmente com um daqueles "cenários de guerra":
Os putos chegam às explicações (de Matemática) com cadernos e livros totalmente escritos em acordês.

Sou eu que vou dizer a uma criança de 10/11 anos que não gosto de ver fracção escrita "fração" quando provavelmente nunca viu a palavra escrita de outra forma?
Aliás não é uma questão de "não gostar", é de não concordar.

Pior ainda:ter de escrever documentação em acordês para eles?

A linguagem matemática consegue ser muito sintética, portanto tenho como fugir em muitos casos, mas não posso dar a volta... vou ter de escrever em acordês.

Vou ter de arranjar forma de manter a sanidade e escrever em acordês e em português (portanto, do meu ponto de vista  acordês não é português) sem me confundir....

Um adolescente de 16/17 anos ou um adulto até consegue estar-se nas tintas ou mesmo concordar comigo, e dizer que não concorda com este acordo.
Mas alguém saído da primária, já é "uma vítima de guerra".

O acordês foi imposto nas escolas, nos livros porque meia dúzia de (pseudo-)intelectuais decidiu impor "um acordo" a uma comunidade que fala português -- ou será falava? A ortografia está a mexer na oralidade.
Começo a achar que podiam chamar-lhe acordo "ortofonico".

Abaixo a vergonhosa imposição ortográfica!
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990