Mostrar mensagens com a etiqueta Banda desenhada. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Banda desenhada. Mostrar todas as mensagens

sábado, 25 de agosto de 2018

The death of superman

Algures nos anos 90, a dc-comics contou-nos, em banda desenhada, uma história. A morte e o retorno do superhomem.

Há alguns anos, desta vez em vídeo, revisitaram a história e lançaram o filme 'Superman:Doomsday'.
Agora a história original é recontada com a actual versão do superman, dos filmes animados.
Assim, a história acaba por não ser original, mas está bem (re)contada.
Não gosto de dar spoilers...
Gostei do filme.
... e da também história original.
Este novo 'take'... está muito bom (digam lá os críticos o que quiserem)!



 A história e algumas das imagens, trazem uma certa nostalgia a quem leu a história há anos.
Obviamente, não quero dar spoilers...
A imagem à direita teve algum impacto.
O homem mais poderoso do planeta, afinal era mortal.
Tudo tem um fim...

(A dc obviamente arranjou forma de não perder o personagem...mas não vou ser eu a dar mais spoilers...)

Até amanhã.




segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Liga da Justiça

Ontem fui ver "Liga da Justiça".
Não foi bem o filme que eu estava à espera.

Isto porque no princípio da década passada vi uma série animada "Liga da Justiça", que era continuação de "Batman, a série animada", "Superman, a série animada" e "Batman do futuro" (Vamos fazer skip às bandas desenhadas, porque são mesmo muitas...)
Mas foi muito bom.
Um dos melhores filmes de super-heróis do ano, digam lá o que quiserem os críticos.
Só que... uma liga sem o Marciano, um Lanterna Verde, e sem pelo menos mais uma presença feminina (como a Hawkgirl, ou a Zatana), a mim, sabe-me a pouco.

Resta-me esperar pelo futuro do universo cinemático DC.
Pode ser que as coisas mudem, sem perder qualidade.

domingo, 3 de abril de 2016

Um dia, Batman e Superman foram ao cinema

Vamos lá falar de um assunto polémico. Na semana passada fui ao cinema!
Vi o "Batman v Superman" e gostei do filme.
Tudo o resto são histórias!
Portanto, não me venham com tretas sobre o que dizem os críticos.
O objectivo de um filme é entreter o público, e este cumpriu-o muito satisfatoriamente.
Mas se querem comparações, preferi o "Batman v Superman" ao segundo Avengers!
Há um ou outro detalhe que eu não teria feito assim, mas o filme não estava a meu cargo, nem fui consultado para o assunto.
Parabéns à equipa, e que venham muitos mais de qualidade igual ou superior!
Aviso: no resto do texto posso ter alguns spoilers, mas são spoilers "aceitáveis" que não revelam 'grande coisa' sobre o enredo do filme


Eu conheço relativamente bem o Universo DC (melhor que o universo Marvel) e posso dizer que o filme não me decepcionou em nada, estava dentro do que eu esperava, depois de ter visto o (igualmente polémico) Man of steel.

Eu penso que filmes baseados em universos da Banda desenhada vão ter sempre vozes pouco simpáticas contra eles, uns mais do que outros.
Por outro lado, "crítico de cinema" é daquelas profissões que eu deixei de levar a sério depois de ter visto o filme Alexander, de Oliver Stone, ou mesmo o "Superman returns"
Os filmes "Superman" e Superman II" com o actor Cristopher Reeve são bons filmes, excelentes para a época em que foram lançados, mas tinham uma distancia significativa (talvez necessária) dos universos da banda desenhada.
Vamos esquecer os Superman III e IV, já vi episódios de desenhos animados muito melhores...
Superman returns, está longe de ser um mau filme, mas mantém-se algo afastado dos Supermans que conheço da BD.
Finalmente aparece-nos o Man of Steel, num universo mais próximo das versões da BD (sim, versões... a BD tem muitas versões de vários personagens).

Gotham assim tão perto de Metrópolis, é algo que me faz alguma impressão... sempre vi o Bruce Wayne a ter de apanhar um avião para lá ir.
Ou, igualmente a dupla Clark Kent/Lois Lane a ter de apanhar um avião para fazer uma reportagem em Gotham. Mas as cidades de Gotham e Metrópolis do universo DC não são cidades do universo em que vivemos, portanto tudo o que um realizador ou um argumentista lhes quiser fazer é admissível.

Veredicto: Vão lá ver o filme porque vale a pena, e ignorem as opiniões de gente que é paga para ter opiniões...

segunda-feira, 22 de junho de 2015

sábado, 26 de julho de 2014

Já não há personagens seguras (2)


 Num post recente eu dizia que não gosto desta moda de andarem a matar personagens em séries de TV...
Mas, o fenómeno também acontece na banda desenhada.
Em 1973, a Marvel decidiu que a personagem Gwen Stacy deveria morrer, adicionando assim mais uma tragédia à já trágica vida de Peter Parker (Spiderman).
Desde essa altura, em várias outras incarnações, a personagem acabou por sofrer o mesmo destino.
 Na saga cinematográfica "The Amazing Spiderman", lamentavelmente, é de esperar que a personagem sofra o mesmo destino (É lamentável não só porque simpatizei com a personagem, como também porque eu gosto da actriz Emma Stone)

Por sua vez, a DC-Comics também tem a sua dose de mortes. A vítima mais frequente é superboy (Kon-El) [se não gosta de  spoilers, salte esta linha] que até nos novos 52 já morreu .


Há várias histórias em que morre a Lois Lane e o Superman torna-se num ditador para todo o planeta Terra..

.(Exemplos: um episódio da série animada dos anos 90, em que Lois Lane visita um universo paralelo onde ela morreu levando Superman a aliar-se a Lex Luthor, governando ambos o mundo como ditadores, ou o recente sucesso para computadores, consolas, tablets e banda desenhada Injustice: Gods Among us, em que Lois Lane morre graças a um plano diabólico do Joker)


Se a morte da Lois Lane, nunca acontece no universo "canon", o mesmo não se pode dizer sobre a morte de Kon-El (superboy), o clone do Superman com algum ADN humano à mistura. Regra geral esse ADN veio do Lex Luthor, mas, consta que na versão actual o ADN veio da Lois Lane.


[Eu pergunto-me se uma forma de vida alienígena terá ADN como nós...]

Outra história onde morre a Lois Lane, graças às acções do Joker é o fantástico Kingdom come ( que li uma vez, no verão, na fnac do Colombo, em Lisboa)-Aqui não dou mais spoilers porque a morte de Lois Lane é apenas um dado de uma grande história...

Na BD, também não sou fã destas mortes, embora a morte faça parte das nossas vidas...

Na ficção, penso que a frequência com que ocorre devia ser um bocadinho mais baixa..

Deixo-vos links para a Wikipedia e um para o IMDB:
Personagens a que nos habituámos continuarão a morrer na ficção, tal como as pessoas morrem na vida real... Mas se na vida real lidamos mal com a morte, porque é que na ficção será diferente?
Porque na ficção, pode-se sempre trazer uma personagem de volta....

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Confiar na cloud e em certos informáticos dá nisto...

Tenho o jogo Injustice: Gods Among Us no meu tablet
  

Um jogo com vários personagens da DC Comics parece algo promissor... mas tem vários problemas, tanto na versão Android como na versão Ipad.
O problema que já me afectou mais do que uma vez foi o de, o jogo crashar e de repente, quando eu regresso ao jogo, ter perdido TUDO, ou seja, ter de recomeçar o jogo do zero.
Supostamente o jogo faz backups automaticamente na iCloud!
Bem, da última vez que confiei na iCloud vi isto:(clicar para ver em versão maior)

Sim! 29 dias, QUASE UM MÊS! ("O iCloud".... outra queixa que eu tenho é de o único Português disponível ser o do Brasil)

Bem, o jogo tem uma componente PAGA, em que os jogadores podem COMPRAR, com dinheiro REAL, créditos para utilizar no jogo. Quando o jogo se perde, os créditos também se vão, e pelo que se pode ver na imagem anterior... bem...os últimos dias vão ao ar...(eu não gasto dinheiro, mas depois de ver isto e ter lido vários comentários online, tenho pena de quem gasta)

Para jogar este jogo e não me chatear, costumo mudar o idioma do meu tablet para Inglês (Desculpem-me brasileiros, para mim Joker é Joker e não Coringa, e Harley Quinn é Harley Quinn e não Arlequina)
A decisão de deixar o idioma no idioma "padrão" do sistema é uma das mais infelizes pois o Português de Portugal e o do Brasil são bem distintos, e o único Português disponível é o do Brasil
(Tendo em conta as diferenças e a dimensão do Brasil... porque não chamar-lhe "brasileiro" em vez de português? Até deixam de haver coisas estúpidas como "Acordos" Ortográficos...)
E quando a backups.. eu uso uma aplicação chamada Helium que faz backups sem requerer "root"/"jailbreak", e que funciona melhor que a porcaria da iCloud disponível no jogo...

(se duvidam dos problemas que apresento, façam uma pesquisa pela internet...)
Com o Helium.. recuperei para o último backup.. que fiz antes de ontem no meu cartão microSD...

Isto é só um jogo... Agora imaginem que era alguma coisa bem mais séria!
Confiar na cloud seria perder os dados!

E já agora... Por os tradutores brasileiros baptizarem todos os personagens como lhes apetece, o pessoal do resto do mundo lusófono tem de engolir essas traduções?

Definitivamente, BD da DC Comics para mim, só mesmo em inglês!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Superman: 75 anos

Sou bem mais novo que o Superman...
Recentemente vi este vídeo que presta homenagem a todas as incarnações "oficiais" do personagem.



De todas as séries de animação que vi, a minha preferida é a de 1996.
Gosto do conceito e de algumas versões do personagem.

A primeira série animada que vi, foi nos anos 80, na RTP-Madeira.... uma série salvo erro dos anos 60
Quanto aos filmes, bem.... o de 1978 foi um excelente filme quando saiu, e embora possa não satisfazer os gostos e os padrões de muita gente hoje, continua a ser um filme muito bom.
O Superman 2, já nos anos 80 perdeu qualquer coisa....(Que aconteceu a Jor-El? )
As pessoas que conseguirem ver a versão de Richard Donner (que só foi montada recentemente) vêm uma nova versão... Desta vez com Jor-El, e uma nova versão da história.

Deixo aos mais curiosos que ainda não conhecem o motivo de haver uma versão de Richard Donner o prazer de googlar e lerem a história.

Superman 3 e Superman 4 foram "interessantes" quando eu era puto... mas depois de os ter visto recentemente... bem... claramente, quem nunca os viu não perdeu grande coisa.

Depois tivemos de esperar por 2006 por um Superman returns de Brian Singer.
Embora muita gente não tenha gostado do filme, o filme não foi mau.
Talvez um pouco excêntrico na história que segue,  [spoiler alert] ao prestar várias homenagens aos dois filmes de Richard Donner, por ter-nos dado um filho de Superman e Lois Lane.
Mas nem  inédito porque a DC já publicou histórias de banda desenhada onde se faz referência directa a descendentes de Superman ou mesmo a um filho dele.
Quanto a mim, posso dizer que o que não gostei mesmo no filme foi do fato (sim, da fatiota/traje... neste blog fato e facto são coisas distintas)

E finalmente.. veio Man of Steel.
Como todos os filmes, vai haver quem goste e quem não goste...crítiticas inteligentes e críticas estúpidas.
Também gostei de Man of Steel, e da nova versão do fato..
Deixo a minha opinião sobre o filme para daqui a vários anos.

Só peço à DC que mantenha o personagem vivo, com boas histórias, e tente que o objectivo destas, não seja apenas  o lucro da empresa...

Parabéns a todos os que de alguma forma contribuiram para estes 75 anos do personagem..

PS: Superman ou Superhomem ou Super-homem? Uma vez que a designação original do personagem é Superman, eu prefiro usar Superman. No entanto, e dado o motivo pelo qual o personagem ganhou esse nome, penso que um português Superhomem não fica mal.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Contas à Ordem, AO, Astérix e Estrumpfes (Smurfs)... E o povo é quem mais é ordenado

Há poucos anos, as comissões em contas à ordem puseram a minha última conta bancária a zeros.
Desde então, estando eu desempregado, deixei de ter conta bancária.

Assim sendo, não posso deixar de concordar com este protesto da DECO.
http://www.deco.proteste.pt/conta-sem-custos.

No entanto, vou sublinhar que as revistas  DECO-proteste estão muito longe de estar na minha lista de recomendações. Principalmente depois de terem aderido ao acordo ortográfico.

Quanto mais sei sobre ele (AO), menos gosto..
Curioso que conheço pessoas pró que já foram contra, mas a maioria primeiro "aderiu porque tinha de aderir", mas depois criaram tantos anicorpos que acabaram por rejeitar.

Esta moda de nos imporem o que convém a uma minoria tem de parar, e não falo só do Acordo Ortográfico.

Vou dar dois exemplos:
Há 20 anos, nos livros portugueses a maioria dos personagens dos livros do Astérix tinha nomes baseados ou mesmo copiados dos seus nomes originais.
Hoje em dia decidiram mudar os nomes nos livros portugueses, talvez em algum tipo de rebelião para serem diferentes dos nomes usados no Brasil (cresçam, está bem?)

Vão lá gozar com outro... É por agora serem publicados pela ASA que os personagens mudam de nome?
Cara ASA, eu prefiro os nomes que no passado foram usados pela Meribérica.

Há 30 anos os pequenos seres azuis a que hoje em dia chamam smurfs, chamavam-se Estrumpfes/Estrunfes.


Recordo que o nome original destas criaturas é Schtroumpfs, e que até já se usou Schtrumpf

 
(A propósito, a designação "Smurf" utilizada nos EUA vem da lingua holandesa  --- fonte: http://nowiknow.com/schtroumpf/ )

Estamos a ser tão americanizados que nem sequer podemos manter os nomes originais dos personagens de banda desenhada?

Mudar os nomes de personagens de banda desenhada é irritante.
Se digo Gasganete, aparece um chico esperto a corrigir-me para "Gargamel". Se digo Estrumpfina, aparece um chico esperto a corrigir-me para "Smurfina".

Mas.. e se eu tiver uma estante cheia de livros ou mesmo casetes VHS com os nomes que eu uso para os personagens? Vão corrigir os meus livros e as minhas cassetes?

Tenham juizo! E façam-me o favor de manter os nomes dos personagens de BD! De preferência, os nomes que eu conheço!

Algumas pessoas pensaram que podiam fazer à nossa ortografia o mesmo que que fizeram aos personagens de BD.

O povo deixa, fica calado e nem se importa de ser tratado pior que uma personagem de BD...

E ainda chamam a isto democracia...

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Marsupilami

Hoje pela manhã o meu irmão mostrou-me isto:
http://cinema.sapo.pt/magazine/e-cinema/e-cinema-marsupilami-chega-ao-cinema-ao-estilo-asterix-e-obelix.

A primeira coisa que me vem à cabeça quando leio "Marsupilami" é, espantem-se, "As aventuras de Spirou e Fantásio", e o motivo é simples: Em puto li imensos "Spirou e Fantásio" nas bibliotecas da Gulbenkian e nas bibliotecas das escolas por onde fui passando, e foi nessas histórias que introduziram o personagem.
Tenho aqui em casa um único livro dessa colecção, uma das histórias que mais me fascinou em puto:
O Z de Zorglub.


Algures no fim dos anos 90, vi na RTP-Madeira "As aventuras de Spirou", dobrado em português.
Excelente série de animação, não me importava que a repetissem, ou disponibilizassem para download gratúito e em português (não estou a incentivar à pirataria... é que estou desempregado e assim eu podia arranjar cópias gratuitas para mim)

A série já não contava com o Marsupilami, que para meu choque agora passava com um programa próprio no Club Disney, sem Spirou e Fantásio.

Pode-se dizer que o personagem "agora" (na verdade, há já algumas décadas) lançou-se a solo e tem até o seu próprio site (em francês) http://www.marsupilami.com/

E se houver curiosidade podem consultar na Wikipedia a história do personagem.

Pode ser que um dia também vejamos Spirou e Fantásio no grande ecrã.
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990