Mostrar mensagens com a etiqueta Caderno de Matemática. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Caderno de Matemática. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de setembro de 2015

Seja bem vindo à Zonα ExaCt4...


Zonα ExaCt4 é o meu primeiro blog alojado no serviço blogger que utiliza MathJax.
Substituirá o meu antigo projecto "caderno de Matemática".
Um dos objectivos deste blog é manter-me activo em Matemática, visto que, com explicações acabo por cair em rotinas(...enfim...receitas...) que não me interessam muito.
As minhas experiências anteriores com MathJax não foram muito famosas. Mathjax tem algumas limitações que em alguns casos me fazem preferir postar textos matemáticos como os que publico aqui neste blog, recorrendo a algumas criações minhas.
O aspecto do blog evoluirá com o tempo, e talvez acabe por desenvolver ferramentas que me facilitem a vida. De momento ainda é mais rápido postar uma carlospaulice aqui do que Matemática na Zona Exacta.

sábado, 21 de abril de 2012

Caderno de Matemática...

Tenho em preparação um novo Blog, (sim, mais um...)
Desta vez, o blog chamar-se-á "Caderno de Matemática".
O nome provisório, mas inicialmente ia chamar-se "CarlosPaulices Matemáticas", portanto, não o contestem ainda.
Neste "caderno" serão periodicamente apresentadas possíveis resoluções de exercícios de Matemática dos mais variados graus de ensino, que poderão ser consultadas depois pelas etiquetas do blog.
De vez em quando deixarei na minha skydrive um PDF com alguns exercícios escolhidos.
O blog será totalmente escrito em português, e será actualizado um pouco mais regularmente do que este, enquanto eu tiver algum tempo, e um computador disponível.

Este blog continuará disponível e a ter publicações aleatórias, tal como sempre teve.

O link é: http://cadernomatematica.blogspot.pt/
Mas, as publicações não devem começar antes de Maio.

Em termos práticos, o Caderno de Matemática será um passatempo para mim, pelo menos enquanto a minha situação profissional e académica não mudar.

Neste momento tenho alguns trabalhos parados desde há alguns meses. Voltarei a eles lentamente em breve.
Preciso mesmo de um computador novo. O Scratchy começa a chegar aos seus limites.
Estive a ver se recuperava pelo menos um dos meus velhinhos pentium IV apenas para computação numérica, mas... enquanto estive em Lisboa, nos últimos 5 anos, a humidade deu cabo deles, e a recuperação sai tão cara que mais vale comprar um novo.
Problema 1: Um computador novo está-me neste momento (muito) fora de orçamento.
Problema 2: Não quero nem preciso de um computador com windows 7. Será que vendem algum computador sem sistema operativo (e portanto mais barato) para que eu possa instalar um Debian (Linux) com as ferramentas que eu costumo usar?

Sem um novo computador sou por enquanto, (pseudo) matemático de papel e lápis, facebook e LaTeX...
Fora isso, a minha motivação já foi maior. Neste momento, leio aleatoriamente capítulos dos meus mais variados livros de Matemática...e resolvo, também aleatoriamente exercícios deles...
Até à próxima.
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990