Mostrar mensagens com a etiqueta Doctor Who. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doctor Who. Mostrar todas as mensagens

sábado, 13 de janeiro de 2018

Decisões difíceis...

"Ás vezes as únicas opções que tens são más, mas mesmo assim tens de escolher."
A frase veio do próprio personagem Doctor, num episódio de Doctor Who.(Série 8 episódio 8...desde 2005)

É uma série... É ficção, mas é bem verdade. Já por várias vezes estive numa situação destas.
Escolher a opção menos má, não é tarefa fácil.

E esperar que os outros compreendam, ainda menos.
Esses só têm uma coisa a perceber: quem teve de tomar a decisão, fui eu!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

We're all different people; all through our lives...

Na versão actual deste blog, há uma citação diária por baixo do título.
Muda via javascript...
Hoje, 22 de Dezembro de 2017 a frase é uma citação do episódio especial de Natal de 2013 da série Doctor Who.

We all change, when you think about it, we're all different people; all through our lives, and that's okay, that's good, you've gotta keep moving, so long as you remember all the people that you used to be.

Já passaram quatro anos... Foi o episódio da regeneração do "11º doctor", encarnado por Matt Smith para o 12º, encarnado por Peter Capaldi.

Somos pessoas diferentes durante as nossas vidas...literalmente
A ideia já me ocorreu muitas vezes ao longo da vida.
Esta versão deste blog surgiu de uma dessas vezes.
O próprio endereço mudou. Era cpaulof.blogspot.com e passou a cpaulof2.blogspot.com, e dessa vez até "limpei" tudo o que estava para trás.
E em 2011 quando regressei definitivamente à Madeira...ainda me ocorreu fazer nova limpeza.
Só que essa "nova" versão minha decidiu acabar com as limpezas. Não escrevi nada de que me tenha arrependido. Porquê apagar?
Quantas novas versões minhas ainda me restam? Será que vou gostar de todas?
Não é dos meus episódios preferidos, mas o pensamento, é...
No dia 25 deve haver mais um episódio especial de Natal.
Ainda não sei se passa em algum dos canais que tenho em casa...
Boas festas...

sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa

Confesso que a Páscoa não é uma época que me traga muita alegria...
Entre 2007 e 2011, passei as minhas Páscoas sozinho em Lisboa e Almada. Havia sempre imenso trabalho a fazer e dados os exorbitantes preços das viagens à Madeira era-me muito mais caro ir a casa do que passar uma semana no continente.
Episódios como o de 2007 e que descrevi aqui, não se me varrem da memória (entre 2008-2011 há histórias que não são muito melhores...)
Sou diabético... não consumo doces (adeus amêndoas e ovos de chocolate...)
Portanto, esta é uma altura em que tento ter a mente ocupada com outras coisas.
Passeando pelas anedotas do facebook, trocando disparates...
TV... bem... não vejo TV. Isto é, de vez em quando ligo o RTPplay e vejo RTP1, ou o O ministério do tempo.
Só que não consigo mesmo ler legendas acordizadas, e acabo por desligar aquilo.
"Páscoa"... Tirando o significado religioso, não tem qualquer outro significado.

E são estes momentos que me fazem pensar que tenho de mudar algo na minha vida...
As redes sociais, e mesmo a Internet, nestes dias não me dizem nada.
E se não há ninguém para conversar do outro lado...tenho aqui livros para ler.
Já não há muita paciência para jogos (Tenho uma Hawkgirl nova no Injustice)
O que poupei nos últimos anos junto com o que ganho não me permitem fazer algumas (desejadas) mudanças permanentes... nem semipermanentes ... nem pré-semipermanentes
Espero que dias melhores se aproximem.
Não sei como, hoje consegui ver o primeiro episódio da nova época de Doctor Who que estreou na BBC!
Ainda não sei como porque, andam a bloquear tudo quanto é site que faz ou fazia streaming "por ordem judicial" ou "ordens do IGAC". Bom, é suposto eu dormir mas não tenho sono... Vou ver se leio para ali um livro de Física.

terça-feira, 7 de março de 2017

O regresso dos Cybermen...de Mondas

Li recentemente que os cybermen originais vão regressar ao Doctor Who na próxima época (eu não uso "temporada"... só para ser diferente).
Bem... Desde o início já houveram várias incarnações destes tipos. 
No tempo em que o Doctor era representado pelo actor David Tennant tivemos um episódio em que num universo paralelo, nasceram Cybermen como produto tecnológico de uma empresa que tentava fazer upgrade aos seres humanos.
Mas os originais, os deste universo, nasceram no planeta Mondas, um 10º planeta no nosso sistema solar. Recorde-se que nos anos 60, Plutão era considerado um planeta...  Portanto Mondas seria o 10º.
Com o passar dos anos os Cybermen foram sofrendo upgrades e mudando de aspecto várias vezes.

Sendo o Doctor um viajante no tempo, por acaso, até seria natural que revisitasse versões anteriores dos seus inimigos. Ou sendo os Cybermen fanáticos por upgrades e tendo acesso a viagens no tempo... quisessem dar um upgrade mais rapidamente aos seus antepassados de Mondas.
Não sei o que é que os escritores nos reservaram... ando a evitar levar com spoilers, mas esta imagem chamou muita atenção para conseguir ser ignorada.
Confesso que a nível de aspecto, a minha versão preferida não é a actual nem a original... é mesmo a dos cybermen do universo paralelo do tempo em que o actor David Tennant vestia a pele do Doctor.
Ainda estou à espera de uma boa e grande história com os cybermen. Na verdade, depois de conhecer os Borg de Star Trek, estes tipos não impressionam... mesmo tendo sido criados umas décadas mais cedo! E acredito que o conceito de cybermen, de seres humanos que foram "melhorados" à força consegue assustar tanto ou mais que o conceito de um borg que foi obrigado a juntar-se ao colectivo.
Só que, é preciso a história estar escrita e representada por forma a impressionar os telespectadores. Será que os escritores e actores actuais conseguem?
Vamos esperar para ver...

domingo, 24 de novembro de 2013

E ontem foi... o dia do Doctor.

Começo por vos deixar um mini-episódio (100% legal, deixado pela própria BBC) com o último dia da 8ª incarnação do Doctor

Um primeiro trailer para o episódio de ontem...

Mais um mini-episódio...
Agora um segundo trailer...

E uma pequena reportagem.

Por este episódio, a produção recebeu o reconhecimento do Guiness para o maior simulcast de uma série de TV de toda a história da humanidade até hoje...
Foi transmitido simultâneamente em cerca de duzentos países, várias salas de cinema, em 3d.
...E para uma série de ficção científica que celebra 50 anos, é uma celebração e pêras.

domingo, 20 de outubro de 2013

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O 12º Doctor

A notícia já tem várias semanas, por isso não é novidade.
O actor britânico Peter Capaldi foi anunciado recentemente como o 12º  doctor, ou seja, em breve o Doctor interpretado por Matt Smith regenerar-se-á para o Doctor Peter Capaldi.



Para não variar, pela internet já começaram os comentários prós e contras, baseados nos trabalhos anteriores do actor... sem o actor ter gravado um único episódio ainda!

Bem, o que faz Doctor Who ser um sucesso é a criatividade das histórias e todo o elenco...
A melhor reacção é mesmo:
Parabéns ao actor. Esperemos para ver.

Tudo o resto é especulação.


PS: Ao menos ao abrigo do tal "novo" (des)acordo ortográfico Ficção científica, escreve-se da mesma forma, porque o primeiro c não é mudo... E as constantes que só eram mudas para alguns e não para todos? Que legitimidade tem um pequeno grupo de pessoas para me dizer que elas são mudas e portanto desaparecem? Para mim o p de Egipto nunca foi mudo ...

domingo, 2 de junho de 2013

O 11º Doctor vai embora... :(


Doctor Who é uma série britânica que segue as aventuras de um viajante no tempo por todo o universo e toda a história.
O seu veículo, a TARDIS (Time and Relative Dimension in Space) , nanosegundos antes de se materializar num sítio, analisava toda a zona e disfarçava-se de algo por forma a passar despercebido. Mas ainda no princípio da série, nos anos 60 o circuito responsável por isso avariou, e desde então a TARDIS tem mantido a última forma que adquiriu:
Uma cabine telefónica azul britânica dos anos 60.... que tem se mantido desde então.


O viajante, que usa o pseudónimo de Doctor (embora nunca tenha sido revelado o seu verdadeiro nome) é um extraterrestre do planeta (fictício) Gallifrey, e pertence a uma raça que ficou conhecida como "Time-Lords".
Os Timelords têm uma característica invulgar: Quando estão perante a morte, por exemplo, por terem sido baleados ou sobrecarregados com radiação, ou... etc, iniciam um processo que ficou conhecido como regeneração onde ficam totalmente "curados", e com um corpo novo.
Incluindo algumas alterações na personalidade!
Na prática, isto permite que o actor que desempenha o papel principal seja substituído e que a série continue.
E a série já anda por aí desde 1963, está a comemorar o 50ª aniversário neste ano e pode-se considerar um sucesso a nível mundial.

Desde 1963 já 11 actores passaram pelo papel de Doctor, e Matt Smith, o 11º e actual actor a desempenhar o papel de doctor já fez saber que abandona o papel neste Natal, regenerando-se para "o próximo doctor.".
Sempre que um actor entra neste papel, já sabemos que chegará o dia em que terá de ir, mas eu gostaria que continuasse mais uns dois ou três anos.

Bem... a minha sugestão é que levem o Hugh Laurie (Dr. House) para o papel principal por uns anos.
Tudo é possível... duvido que o façam, mas acho que seria um excelente Doctor.


Por cá, em Portugal, Doctor Who infelizmente só pode ser visto nos canais SIC Radical, BBC Entertainment, SyFy e em nenhum dos canais de sinal aberto...
Bom fim de semana.

PS: Admito que prefiro ver num canal que não tenha legendas, o acordo ortográfico na forma actual é demasado indigesto para mim. Principalmente pela falta de uniformidade (cada um escreve como lhe apetece?!) E vejam lá que eu lia BD em português do Brasil quando era pequeno, e até o português do Brasil(pré-AO) é "mais agradável" que o resultante deste AO.

Com a língua não se brinca desta forma.
Deixem pessoas sérias e responsáveis tratar do próximo acordo, e que seja testado pelas populações antes de se decidir se deve ou não adoptar ou mandá-lo de volta para a cozinha. Isto de impor um acordo mal pensado com vários problemas "porque sim" e "porque a língua tem de evoluir" sem se pensar bem no que se está a fazer torna as pessoas hostis a ele.
Pessoalmente acho que coisas como o AO deviam ser objecto de referendo antes de se imporem à população ou na educação.
O que se passa com o actual acordo (AO90) é demasiado grave e não pode se repetir no futuro.

quinta-feira, 23 de maio de 2013


O curioso deste poster é que os 3 personagens são todos o mesmo: Doctor Who.
É o efeito de ser um senhor do tempo (timelord).
Só para Novembro na BBC, mas sabe-se lá quando (e se) veremos isso num país que fale português.

terça-feira, 21 de maio de 2013

A Lua do doctor Who...
...do ponto de vista físico-matemático.



Há alguns anos, enquanto estava entretido com o problema restrito dos 3 corpos, acabei por escrever em c++ (e se a memória não me falha, alguns meses mais tarde também escrevi um em Scilab) um simulador para o problema geral dos 3 corpos.
No "problema restrito" um dos corpos tem massa desprezável quando comparada com os outros dois corpos e por isso as equações são um pouco mais simples.
Mas, um pouco pelas minhas veias matemáticas, gosto sempre de ver as coisas de um ponto de vista um pouco mais geral, por isso escrevi o dos 3 corpos, e sei como escrever um para N corpos.

O problema dos 3 corpos, em termos leigos, é o problema de descrever as trajectórias de 3 corpos apenas sujeitos às forças das gravidades entre eles, como por exemplo,  o Sol e (apenas) dois planetas.

Para além de escrever o simulador, resolvi também o problema dos dois corpos porque me ajudou a conceber algumas simulações como as que podem ver no meu canal no youtube.
(Se passarem pelo meu site pessoal devo ter lá um link para um pdf com a minha resolução do problema dos 2 corpos da altura... por falar nisso, acho que um dia destes tenho de escrever um pdf com outra abordagem ao problema...)

Tendo "fabricado" as órbitas dois corpos (tendo a solução do problema dos 2 corpos, é algo fácil de fazer), eu adicionava um terceiro de massa desprezável para ver como se comportava.
(E também adicionei alguns de massa não desprezável para testar umas ideias minhas).

A questão da Lua tal como foi apresentada no Doctor Who (ver post de ontem)  pode não ser assim tão disparatada do ponto de vista fisico-matemático!

 Estamos perante um problema de 3 corpos:

A Terra gira em torno do Sol e chega um terceiro corpo (a Lua) que tem massa desprezável relativamente ao Sol, mas não assim tão desprezável relativamente à Terra.

Como será que viria a Lua para "ser agarrada" pela nossa Terra?
Que trajectória teria antes?

Uma das simulações que fiz há 5 anos, foi com o sistema Sol-Júpiter-Asteróide, onde o Asteróide, "por motivos CarlosPaulíticos" saía da sua órbita algures entre Marte e Júpiter.

Vi asteróides despenharem-se em Júpiter, outros a serem projectados para fora do sistema solar e outros que passavam a orbitar Júpiter.

Bem... a Terra tem menos massa que Júpiter. A Lua pode ter mais ou menos massa que um asteróide.

Será que algum leitor consegue apresentar possíveis órbitas da Terra e da Lua antes da lua "ser apanhada" pela Terra? (Eu ainda não tentei sequer...)

Observação: Estou a propor algo baseado sobre uma hipótese saída da ficção e não sobre uma teoria baseada apenas em factos reais... mas se possível, usar dados reais no problema: (massas do Sol, da Terra e da Lua, e distancias médias entre a Terra e o Sol, e entre a Terra e a Lua,e de preferência a lei da gravitação universal de Sir Isaac Newton)




Até à próxima

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A lua do Doctor Who

Embora seja uma personagem de TV e já ande por aí desde 1963, eu só conheci o Doctor Who nos anos 90, também em livro e também pelo serviço de bibliotecas itinerantes da Fundação Callouste Gulbenkian.


Gostei do conceito de um homem que viaja por todo o espaço-tempo numa cabine telefónica azul que é "maior por dentro" do que por fora.


Num dos primeiros livros que li, contavam que há milhões de anos havia uma civilização formada por uma espécie inteligente de répteis sobre o nosso planeta, os Silurian.

Vendo um gigantesco meteoro a aproximar-se, alguns decidiram hibernar em cavernas nas profundezas da Terra até depois do cataclismo. Outros fugiram para o espaço e "nunca" voltaram.

Bem... O "meteoro"  não caíu.
Começou a orbitar a Terra e tornou-se a nossa Lua.

Os efeitos gravitacionais da lua fizeram com que as câmaras de hibernação nunca tivessem desligado e os Silurian continuaram a hibernar até aos anos 70,altura em que alguns testes nucleares fizeram os silurian "acordar"...

Não conto o resto da história. Se encontrarem livros ou mesmo episódios antigos do Doctor Who ("Doutor Quem")  por aí podem ver.
 ["Doctor Who e os Silurian" penso que a história é dos anos 70]
Os efeitos especiais e as máscaras na TV podem até parecer ridículos pelos standards de hoje em dia, mas isso não rouba a ninguém a magia de uma boa história.
 Por isso, por vezes, é preferível ler a versão em livro, do que ver uma versão cinema ou TV...

Uma Sillurian, na incarnação actual do Doctor Who.
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990