É a melhor forma de fazer sentido com as diferenças e contradições entre filme e séries.
Mostrar mensagens com a etiqueta Ficção Científica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ficção Científica. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Stargate SG1 vs Stargate (1994)
Eu costumo olhar para os universos do filme Stargate e das séries Stargate SG1, Stargate Atlantis, e Stargate Universe como universos paralelos.
É a melhor forma de fazer sentido com as diferenças e contradições entre filme e séries.
É a melhor forma de fazer sentido com as diferenças e contradições entre filme e séries.
Etiquetas:
alguém lê isto?,
Ficção Científica,
Stargate
domingo, 3 de junho de 2018
Coincidência (surpreendente?)
Recentemente vi o trailer deste filme:
https://www.imdb.com/title/tt6499752/
Curiosidade: parcialmente mesmo argumento que "o meu" Capitão Lagrange, que foi injectado com nanites controladas por uma inteligência artificial: N.I.A.
Podem consultar a versão original da minha história aqui (se tiverem pressa saltem o capítulo I).
A versão original foi escrita como piada... no universo do jogo online oGame.
Existe uma versão reescrita com outro tipo de humor, um português melhorzito (continua sem A.O.) independente do universo oGame, embora algumas coisas o façam lembrar... e ainda não sei se a publicarei.
Preciso de dinheiro, portanto, penso que eventualmente chegará o dia de eu tentar a sorte.
Como quero melhorar o "suporte científico" da história, ainda tenho coisas para estudar e reescrever.
Provavelmente hollywood acabará tendo as mesmas ideias que eu.
Mas se eu não as publicar online, com sorte demora mais tempo.
PS: Não mudarei a origem de NIA. NIA é também personagem no "Homem de 3539 anos"... e o nome de um dos meus projectos de Inteligência artificial.
https://www.imdb.com/title/tt6499752/
Curiosidade: parcialmente mesmo argumento que "o meu" Capitão Lagrange, que foi injectado com nanites controladas por uma inteligência artificial: N.I.A.
Podem consultar a versão original da minha história aqui (se tiverem pressa saltem o capítulo I).
A versão original foi escrita como piada... no universo do jogo online oGame.
Existe uma versão reescrita com outro tipo de humor, um português melhorzito (continua sem A.O.) independente do universo oGame, embora algumas coisas o façam lembrar... e ainda não sei se a publicarei.
Preciso de dinheiro, portanto, penso que eventualmente chegará o dia de eu tentar a sorte.
Como quero melhorar o "suporte científico" da história, ainda tenho coisas para estudar e reescrever.
Provavelmente hollywood acabará tendo as mesmas ideias que eu.
Mas se eu não as publicar online, com sorte demora mais tempo.
PS: Não mudarei a origem de NIA. NIA é também personagem no "Homem de 3539 anos"... e o nome de um dos meus projectos de Inteligência artificial.
sexta-feira, 16 de março de 2018
Faleceu alguém importante em ciência.
Nesta semana faleceu Stephen Hawking...
Vi muitas citações que lhe foram atribuidas.
Curiosamente houve uma que até já antes vi atribuida ao Jô Soares...
(Ainda) não vi o filme "A teoria de tudo".
Conheço alguns dos trabalhos dele. Vi-o entrar no Star Trek - the next generation e várias vezes na série The Big Bang Theory como ele próprio.
Tendo abandonado (definitivamente) a vida académica e não sendo eu actor, não esperava vir a conhece-lo... alguma vez na vida.
Esta citação... duvido que seja dele. Já a vi proferida por muita gente.
A mim preocupa-me porque na verdade... só me procura quem precisa de explicações e mesmo assim, muita gente quer explicações mas não quer seguir as minhas instruções...
Bem, não posso ser eu a mudar aquilo que sei que funciona.
Eu, posso fazer muitas coisas, mas... aos 40 anos. Diminuir-me? Impor-me?...
Nããã.
Lá sábio, o homem era, mas duvido que tenha dito isto.
https://www.pensador.com/frases_stephen_hawking/
Vi muitas citações que lhe foram atribuidas.
Curiosamente houve uma que até já antes vi atribuida ao Jô Soares...
(Ainda) não vi o filme "A teoria de tudo".
Conheço alguns dos trabalhos dele. Vi-o entrar no Star Trek - the next generation e várias vezes na série The Big Bang Theory como ele próprio.
Tendo abandonado (definitivamente) a vida académica e não sendo eu actor, não esperava vir a conhece-lo... alguma vez na vida.
Esta citação... duvido que seja dele. Já a vi proferida por muita gente.
A mim preocupa-me porque na verdade... só me procura quem precisa de explicações e mesmo assim, muita gente quer explicações mas não quer seguir as minhas instruções...
Bem, não posso ser eu a mudar aquilo que sei que funciona.
Eu, posso fazer muitas coisas, mas... aos 40 anos. Diminuir-me? Impor-me?...
Nããã.
Lá sábio, o homem era, mas duvido que tenha dito isto.
https://www.pensador.com/frases_stephen_hawking/
Etiquetas:
alguém lê isto?,
Ciência,
divagações,
Ficção Científica,
Física
domingo, 19 de novembro de 2017
Outlander
Numa pesquisa para ver o que Ronald D. Moore andava a fazer por estes dias cruzei-me com a série Outlander .
Já vai na 3ª época...
Mas eu não vejo lá muita TV.
Lá consegui ver os dois primeiros episódios, e gostei.
Aliás, não foi à toa que pesquisei justamente Ronald D. Moore...
É alguém que tem no seu currículo produções como "Star Trek - The next generation", "Star Trek - Deep Space Nine", "Battlestar Galactica".
Querem que eu fale sobre a série?
Terão de esperar... :) só vi dois episódios... de uma série que já vai na terceira época. E como já disse... gostei!
Já vai na 3ª época...
Mas eu não vejo lá muita TV.
Lá consegui ver os dois primeiros episódios, e gostei.
Aliás, não foi à toa que pesquisei justamente Ronald D. Moore...
É alguém que tem no seu currículo produções como "Star Trek - The next generation", "Star Trek - Deep Space Nine", "Battlestar Galactica".
Querem que eu fale sobre a série?
Terão de esperar... :) só vi dois episódios... de uma série que já vai na terceira época. E como já disse... gostei!
Etiquetas:
Fantasia,
Ficção Científica,
Outlander,
séries de TV
sábado, 17 de outubro de 2015
Ancient Aliens:
o programa de TV dos "antigos astronautas"
Um dos programas que já me entreteve no passado foi o "Ancient Aliens" do canal História.
Eu não tenho acesso ao canal História, e acabei por ver vários episódios da série no Youtube.
Na verdade, segundo eles, a humanidade não fez nada sozinha. Deve tudo a alienígenas!
Bem. Aquilo é entretenimento, mas estando no canal História, fico preocupado.
Pode ser usado como um bom exemplo para uma disciplina de pensamento crítico ( devo dizer que eu fico preocupado por haver necessidade de existirem disciplinas disto, mas se há necessidade...)
A forma como os interveniente saltam para as conclusões, ou por vezes deturpam os factos por forma a chegarem às suas conclusões é um bom exemplo exemplo de "má ciência", se é que podemos sequer chamar ciência àquilo.
Eu não chamo ciência, chamo entretenimento. E algumas das hipóteses que eles colocam são engraçadas. Pouco plausíveis, mas engraçadas, e dariam um bom livro, ou uma boa série de ficção científica.
Tenho sérios problemas em atribuir rapidamente a alienígenas uma coisa que não consiga explicar. Chamo a isso "saltar para conclusões".
Já houve até quem se desse ao trabalho de criar um "Ancient Aliens debunked".
Não digo que não possamos ter tido a visita de seres extra-terrestres no passado, apenas digo que ali não me convencem.
Aquilo é uma coisa tão má que deve ofender o substantivo pseudociência.
Ficção parece mesmo o melhor título.
Agora, o canal História, perde imensa credibilidade ao passar coisas destas.
Credibilidade que perde em detrimento de mais audiências.
É que eu garanto que vale a pena sentar-se a ver isto! Em todos os episódios eles mostram imagens incríveis de paisagens, objectos, edifícios e muitas outras coisas incríveis à face da Terra.
Claro que mais cedo ou mais tarde começam a disparatar e chegam aos alienígenas.
Alguns dos raciocínios deles não passariam simples testes de lógica (não é preciso muito, basta uma tabela de verdade).
Não é a primeira vez que falo desta série num dos meus blogs, mas deve ser a primeira vez que falo neste. Isto porque a referência vai ser-me útil em breve, e penso que quem está atento às notícias já deve imaginar porquê.
Apresentar hipóteses pouco plausíveis não é crime.
Apresentar isto na forma de documentário, se calhar já devia ser!
Este senhor daqui da foto ao lado chama-se Giorgio A. Tsoukalos e é um dos memes mais famosos por exemplo no facebook. Estas imagens que partilho aqui hoje foram encontradas no facebook! Em vários posts oriundos de vários sítios, e dos mais diversos temas. Os "Ancient Aliens" tornaram-no numa celebridade!
Mas penso que se quer dar credibilidade à teoria dos antigos astronautas vai ter de começar a fazer ciência que mereça esse nome: Ciência!
Mas, continuando no espírito da coisa, imaginemos um programa em que os alienígenas (aliens) usavam seres humanos como desculpa para tudo:
Se prestarmos atenção, muitos dos temas utilizados "nas teorias" eles são frequentes na ficção-científica, em séries como Stargate, Star Trek, Quantum leap e muitas outras.
Se querem fazer um trabalho sério começaram bem mal.
Havendo tempo livre, e não tendo mesmo nada melhor para fazer, vale a pena ver a série.
PS: Não sei quem são os autores dos memes , mas se quiserem se identificar, terei todo o prazer em mencioná-los aqui.
Eu não tenho acesso ao canal História, e acabei por ver vários episódios da série no Youtube.
Na verdade, segundo eles, a humanidade não fez nada sozinha. Deve tudo a alienígenas!
Bem. Aquilo é entretenimento, mas estando no canal História, fico preocupado.
Pode ser usado como um bom exemplo para uma disciplina de pensamento crítico ( devo dizer que eu fico preocupado por haver necessidade de existirem disciplinas disto, mas se há necessidade...)
A forma como os interveniente saltam para as conclusões, ou por vezes deturpam os factos por forma a chegarem às suas conclusões é um bom exemplo exemplo de "má ciência", se é que podemos sequer chamar ciência àquilo.
Eu não chamo ciência, chamo entretenimento. E algumas das hipóteses que eles colocam são engraçadas. Pouco plausíveis, mas engraçadas, e dariam um bom livro, ou uma boa série de ficção científica. Tenho sérios problemas em atribuir rapidamente a alienígenas uma coisa que não consiga explicar. Chamo a isso "saltar para conclusões".
Já houve até quem se desse ao trabalho de criar um "Ancient Aliens debunked".
Não digo que não possamos ter tido a visita de seres extra-terrestres no passado, apenas digo que ali não me convencem.
Aquilo é uma coisa tão má que deve ofender o substantivo pseudociência.
Ficção parece mesmo o melhor título.
Agora, o canal História, perde imensa credibilidade ao passar coisas destas.
Credibilidade que perde em detrimento de mais audiências.
É que eu garanto que vale a pena sentar-se a ver isto! Em todos os episódios eles mostram imagens incríveis de paisagens, objectos, edifícios e muitas outras coisas incríveis à face da Terra.
Claro que mais cedo ou mais tarde começam a disparatar e chegam aos alienígenas.
Alguns dos raciocínios deles não passariam simples testes de lógica (não é preciso muito, basta uma tabela de verdade).
Não é a primeira vez que falo desta série num dos meus blogs, mas deve ser a primeira vez que falo neste. Isto porque a referência vai ser-me útil em breve, e penso que quem está atento às notícias já deve imaginar porquê.
Apresentar hipóteses pouco plausíveis não é crime.
Apresentar isto na forma de documentário, se calhar já devia ser!
Este senhor daqui da foto ao lado chama-se Giorgio A. Tsoukalos e é um dos memes mais famosos por exemplo no facebook. Estas imagens que partilho aqui hoje foram encontradas no facebook! Em vários posts oriundos de vários sítios, e dos mais diversos temas. Os "Ancient Aliens" tornaram-no numa celebridade!
Mas penso que se quer dar credibilidade à teoria dos antigos astronautas vai ter de começar a fazer ciência que mereça esse nome: Ciência!
Mas, continuando no espírito da coisa, imaginemos um programa em que os alienígenas (aliens) usavam seres humanos como desculpa para tudo:
Se prestarmos atenção, muitos dos temas utilizados "nas teorias" eles são frequentes na ficção-científica, em séries como Stargate, Star Trek, Quantum leap e muitas outras.
Se querem fazer um trabalho sério começaram bem mal.
Havendo tempo livre, e não tendo mesmo nada melhor para fazer, vale a pena ver a série.
PS: Não sei quem são os autores dos memes , mas se quiserem se identificar, terei todo o prazer em mencioná-los aqui.
domingo, 20 de outubro de 2013
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
O 12º Doctor
A notícia já tem várias semanas, por isso não é novidade.
O actor britânico Peter Capaldi foi anunciado recentemente como o 12º doctor, ou seja, em breve o Doctor interpretado por Matt Smith regenerar-se-á para o Doctor Peter Capaldi.
Para não variar, pela internet já começaram os comentários prós e contras, baseados nos trabalhos anteriores do actor... sem o actor ter gravado um único episódio ainda!
Bem, o que faz Doctor Who ser um sucesso é a criatividade das histórias e todo o elenco...
A melhor reacção é mesmo:
Tudo o resto é especulação.
PS: Ao menos ao abrigo do tal "novo" (des)acordo ortográfico Ficção científica, escreve-se da mesma forma, porque o primeiro c não é mudo... E as constantes que só eram mudas para alguns e não para todos? Que legitimidade tem um pequeno grupo de pessoas para me dizer que elas são mudas e portanto desaparecem? Para mim o p de Egipto nunca foi mudo ...
O actor britânico Peter Capaldi foi anunciado recentemente como o 12º doctor, ou seja, em breve o Doctor interpretado por Matt Smith regenerar-se-á para o Doctor Peter Capaldi.
Para não variar, pela internet já começaram os comentários prós e contras, baseados nos trabalhos anteriores do actor... sem o actor ter gravado um único episódio ainda!
Bem, o que faz Doctor Who ser um sucesso é a criatividade das histórias e todo o elenco...
A melhor reacção é mesmo:
Parabéns ao actor. Esperemos para ver.
Tudo o resto é especulação.
PS: Ao menos ao abrigo do tal "novo" (des)acordo ortográfico Ficção científica, escreve-se da mesma forma, porque o primeiro c não é mudo... E as constantes que só eram mudas para alguns e não para todos? Que legitimidade tem um pequeno grupo de pessoas para me dizer que elas são mudas e portanto desaparecem? Para mim o p de Egipto nunca foi mudo ...
Etiquetas:
Doctor Who,
Ficção Científica
Subscrever:
Mensagens (Atom)






