Há já alguns dias que noticiaram, com fotos via satélite e tudo, um iceberg com uma área igual à ilha de Madeira, "que se desprendeu da Antártida" ... Com o propagar da notícia, área passou ao pouco rigoroso "tamanho", perdeu-se o nome do Iceberg, e as fontes para a fonte original deixaram de ser referidas...
Quando se dá uma notícia com algum tipo de natureza científica cíta-se sempre a fonte, e vamos lá verificar antes de espalhar! Raios! O que não faltam são tretas sem qualquer credibilidade a serem espalhadas pela internet e não precisamos disso! Por favor, não espalhem notícias sem verificar a sua credibilidade! É preferível partilhar links!
Uma pesquisa no google revelou-me que o tal iceberg "chama-se" B-31.
Cheguei a um site da NASA, (o link é este:
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=82392 )
Onde não vi qualquer referência à ilha da Madeira, mas encontrei as fotos que têm acompanhado as notícias e a seguinte referência:
"Named B-31 by the U.S. National Ice Center, the new iceberg is estimated to be 35 kilometers by 20 kilometers (21 by 12 miles), roughly the size of Singapore. A team of scientists from Sheffield and Southampton universities will track the 700 square-kilometer chunk of ice and try to predict its path using satellite data."
Está bem, 700 Km
2. De acordo com a Wikipedia, a ilha da Madeira tem cerca de 750 Km
2 de área, portanto vá lá, com uma margem de erro de 50 Km
2
Aceito a comparação, mas prefiro a comparação a Singapura feita pela NASA (A República de Singapura tem uma área total de 710,2 Km
2).
Compreende-se que prefiram comparar o iceberg à Madeira. Um iceberg é uma ilha de gelo, e portanto serve para dar uma ideia às pessoas do monstro de gelo que se desprendeu..
Agora... imaginemos que este monstro entra nas rotas marítimas frequentadas por barcos no hemisfério sul...