Mostrar mensagens com a etiqueta Madeira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Madeira. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Incêndios na Madeira (II)

Agora vamos lá falar de coisas sérias: Houve mão criminosa nestes fogos, e para além de todos os danos materiais, perderam-se vidas!
Estes incendiários, principalmente os apanhados com provas irrefutáveis (... não quero ver gente presa sem provas decentes só porque tinham de prender alguém...), devem ser castigados como assassinos!
Nada de deixar esses seres soltos e impunes para voltarem a fazer o mesmo! Precisamos de Justiça! Outra coisa: precisamos de um mecanismo de monitorização pública de todas as ajudas que vierem para a região... não vá alguém meter indevidamente dinheiro ao bolso. (Precisamos de certificar-nos que o Cristiano Ronaldo ajuda as pessoas certas...)
Finalmente: Se condecoraram desportistas de todas as modalidades por ganharem títulos para Portugal, eu quero condecorações para os verdadeiros heróis do momento, os bombeiros!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Incêndios na Madeira (I)

Esperava que o fogo já estivesse extinto ou controlado.
 Neste momento as nuvens de fumo já tapam o sol na Camacha.
Depois do calor e o pânico em vários pontos da ilha, parece que chega (outra vez) a nossa vez.
O fogo surge em zonas ilógicas e até consegue espalhar-se no sentido contrário ao vento.
Para mim isso são fortes indícios de fogo posto.
O Funchal... A cidade do Funchal ardeu. Sítios que percorri toda a vida...
A polícia judiciária já prendeu alguns incendiários. Alguns REINCIDENTES. Como é possível deixar estes pirómanos repetir actos bárbaros?
Arderam casas, hoteis (a Madeira é uma região que vive do turismo!)!
Morreram pessoas... Tiveram de se evacuar hospitais!
Nas redes sociais já apareceram os moralistas do costume a mandar bitaites, a insultar quem perdeu tudo. Há quem tente tirar proveito político da situação (perderam imenso valor na minha consideração e nunca terão um voto meu).
Os verdadeiros heróis do momento são os bombeiros.
Está a chegar ajuda do continente e dos Açores.
O número de desalojados já é grande....
Olho desolado para um chão cinzento colorido de laranja pela luz que atravessa nuvens de fumo.
O ar ainda é respirável... estou pronto para combater o fogo. Será que também terei de fugir?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Um iceberg "do tamanho" da ilha da Madeira?


Há já alguns dias que noticiaram, com fotos via satélite e tudo, um iceberg com uma área igual à ilha de Madeira, "que se desprendeu da Antártida" ... Com o propagar da notícia, área passou ao pouco rigoroso "tamanho", perdeu-se o nome do Iceberg, e as fontes para a fonte original deixaram de ser referidas...
Quando se dá uma notícia com algum tipo de natureza científica cíta-se sempre a fonte, e vamos lá verificar antes de espalhar! Raios! O que não faltam são tretas sem qualquer credibilidade a serem espalhadas pela internet e não precisamos disso! Por favor, não espalhem notícias sem verificar a sua credibilidade! É preferível partilhar links!

Uma pesquisa no google revelou-me que o tal iceberg "chama-se" B-31.

Cheguei a um site da NASA, (o link é este: http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=82392 )
Onde não vi qualquer referência à ilha da Madeira, mas encontrei as fotos que têm acompanhado as notícias e a seguinte referência:

"Named B-31 by the U.S. National Ice Center, the new iceberg is estimated to be 35 kilometers by 20 kilometers (21 by 12 miles), roughly the size of Singapore. A team of scientists from Sheffield and Southampton universities will track the 700 square-kilometer chunk of ice and try to predict its path using satellite data."

Está bem, 700 Km2. De acordo com a Wikipedia, a ilha da Madeira tem cerca de 750  Km2 de área, portanto vá lá, com uma margem de erro de 50 Km
Aceito a comparação, mas prefiro a comparação a Singapura feita pela NASA (A República de Singapura tem uma área total de 710,2 Km2).

Compreende-se que prefiram comparar o iceberg à Madeira. Um iceberg é uma ilha de gelo, e portanto serve para dar uma ideia às pessoas do monstro de gelo que se desprendeu..

Agora... imaginemos que este monstro entra nas rotas marítimas frequentadas por barcos no hemisfério sul...
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990