Mostrar mensagens com a etiqueta Software Livre. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Software Livre. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Crack Attack!

Faltam alguns minutos para o autocarro... vou queimar alguns minutos a jogar Crack-Attack!
Estes têm sido os meus últimos minutos diários na sala de explicações.
É um jogo ao estilo tetris que jogo há anos no meu Debian, obviamente... livre e open-source!
Ups... Está na hora de sair! Até à próxima!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pingus


Regressando ao mundo dos jogos opensource, disponíveis para Windows, MacOS, Linux e também Android, hoje vou falar-vos de Pingus.
Conheci este jogo pelo KNOPPIX, a distribuição live de Linux. A propósito, tenho uma pen com um Knoppix 7.6.1 modificado em "português" de Portugal (este texto foi escrito nesse linux), as aspas são porque existem algumas coisas com erros ortográficos (entenda-se: AO90), e provavelmente, num post futuro darei instruções de como o fazer, e o procedimento pode ser adaptado por exemplo para português do Brasil, ou outra língua qualquer que seja suportada pela distribuição Debian.
Regressando ao jogo. Bem, é um bom entretenimento, e é fantástico. Recentemente consegui entreter crianças e adultos com ele!
O objectivo, é, em cada nível fazer chegar um número determinado de pinguins à saída... sabendo que cada pinguim (ok, pingu) pode ter uma ou outra habilidade que deve ser utilizada para atingir os objectivos.
Soa familiar? Sim, deve soar visto que é um clone do clássico Lemmings!

Pingus está disponível para download gratuito em http://pingus.seul.org e na Google Play store.
Divirtam-se!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Qtikz & Ktikz

Ter gráficos decentes, para mim era complicado antes de ter ferramentas destas...
Requer que se saiba um bocadinho da 'linguagem' Tikz, mas podem fazer como eu: exportar o código a partir do GeoGebra e modificá-lo para satisfazer as vossas necessidades.
Está disponível em http://www.hackenberger.at/blog/ktikz-editor-for-the-tikz-language/
Este software deixa-vos visualizar o gráfico em tempo real, à medida que escrevem o código.
Depois o código é inserível em documentos LaTeX, ou podem só exportar a imagem para os formato EPS. PDF ou PNG.


Já agora, este gráfico foi utilizado para este exercício de revisão que disponibilizo no meu site de explicações...

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um teste...

Estou a testar o aplicativo do blogger para o meu tablet. É simples, tem algumas coisas de que gosto, outras de que não gosto, mas, no final, merece pontuação positiva.
Ter a hipótese de escrever um texto enquanto estou editado no sofá, ou à mesa é algo que merece o meu respeito.
Não morro de amores pelo corrector ortográfico, e não tem nada a ver com o AO90... Mas penso que devo conseguir habituar-me.

sexta-feira, 22 de março de 2013

A crise e o software livre

Uma das coisas que me impressiona em tempos de crise é as escolas e estabelecimentos de ensino superior terem licenças para software proprietário, quando existem alternativas livres.

Bem, temos vários problemas: desde contratos que foram assinados há algum tempo, a lobbies e mesmo falta de vontade em mudar.

Em muitas situações (não todas) o software livre oferece alternativas mais baratas, e igualmente eficientes no que diz respeito à sua aplicabilidade.

Por exemplo há quase uma década que uso um Office livre (inicialmente o Apache openOffice e mais tarde o Libreoffice).

Para programar uso ferramentas GNU. Nomeadamente os compiladores GCC, e o GNU Octave, embora também use muitas vezes o Scilab.

O meu sistema operativo para trabalho é o Debian, e posso continuar a lista, mas não vale a pena porque já perceberam a ideia.

Numa altura em que temos todos de apertar os cintos, será mesmo boa política investir em software proprietário que nem é desenvolvido no nosso país?

Será que é assim tão boa ideia até recorrer a software que já expirou a licença ou a software pirata (por não haver licenças suficientes) quando há alternativas decentes gratuitas?

Já agora, aproveito para dar um recado a algumas grandes empresas:
Lamento Microsoft, mas nem um computador com Windows 8 está nas possibilidades da minha carteira.
Lamento Apple, um Mac com um MacOS X recente também está fora das minhas possibilidades.
Lamento Sony. A minha última Playstation foi e continua a ser a PS2...

Seja como for, eu ainda estou bastante satisfeito com o meu Debian, e com o meu já muito velhinho Scratchy, o meu dual core T5600@1.83GHz com 2Gb de RAM.

Até à próxima, e comecem a pensar no software livre...

No meu caso, eu vou pensar no hardware livre.
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990