Faltam alguns minutos para o autocarro... vou queimar alguns minutos a jogar Crack-Attack!
Estes têm sido os meus últimos minutos diários na sala de explicações.
É um jogo ao estilo tetris que jogo há anos no meu Debian, obviamente... livre e open-source!
Ups... Está na hora de sair! Até à próxima!
Mostrar mensagens com a etiqueta opensource. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta opensource. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Crack Attack!
Etiquetas:
opensource,
Software Livre,
video-jogos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Pingus
Regressando ao mundo dos jogos opensource, disponíveis para Windows, MacOS, Linux e também Android, hoje vou falar-vos de Pingus.
Conheci este jogo pelo KNOPPIX, a distribuição live de Linux. A propósito, tenho uma pen com um Knoppix 7.6.1 modificado em "português" de Portugal (este texto foi escrito nesse linux), as aspas são porque existem algumas coisas com erros ortográficos (entenda-se: AO90), e provavelmente, num post futuro darei instruções de como o fazer, e o procedimento pode ser adaptado por exemplo para português do Brasil, ou outra língua qualquer que seja suportada pela distribuição Debian.
Regressando ao jogo. Bem, é um bom entretenimento, e é fantástico. Recentemente consegui entreter crianças e adultos com ele!
O objectivo, é, em cada nível fazer chegar um número determinado de pinguins à saída... sabendo que cada pinguim (ok, pingu) pode ter uma ou outra habilidade que deve ser utilizada para atingir os objectivos.
Soa familiar? Sim, deve soar visto que é um clone do clássico Lemmings!
Pingus está disponível para download gratuito em http://pingus.seul.org e na Google Play store.
Divirtam-se!
Etiquetas:
CPKnoppix,
opensource,
Software Livre,
video-jogos
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Qtikz & Ktikz
Ter gráficos decentes, para mim era complicado antes de ter ferramentas destas...
Requer que se saiba um bocadinho da 'linguagem' Tikz, mas podem fazer como eu: exportar o código a partir do GeoGebra e modificá-lo para satisfazer as vossas necessidades.
Está disponível em http://www.hackenberger.at/blog/ktikz-editor-for-the-tikz-language/
Este software deixa-vos visualizar o gráfico em tempo real, à medida que escrevem o código.
Depois o código é inserível em documentos LaTeX, ou podem só exportar a imagem para os formato EPS. PDF ou PNG.
Já agora, este gráfico foi utilizado para este exercício de revisão que disponibilizo no meu site de explicações...
Requer que se saiba um bocadinho da 'linguagem' Tikz, mas podem fazer como eu: exportar o código a partir do GeoGebra e modificá-lo para satisfazer as vossas necessidades.
Está disponível em http://www.hackenberger.at/blog/ktikz-editor-for-the-tikz-language/
Este software deixa-vos visualizar o gráfico em tempo real, à medida que escrevem o código.
Depois o código é inserível em documentos LaTeX, ou podem só exportar a imagem para os formato EPS. PDF ou PNG.
Já agora, este gráfico foi utilizado para este exercício de revisão que disponibilizo no meu site de explicações...
Etiquetas:
opensource,
Software Livre
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
PuTTY... no smartphone.
PuTTY é um sofware útil para aceder remotamente a (outros) computadores através de telnet ou ssh.
Como a maioria do software que recomendo por aqui, é opensource e está disponível para várias plataformas, e para minha sorte existe uma versão disponível para o meu smartphone.
Quando estou em casa uso-o para ver em que estado estão projectos (típicamente de computação numérica ou... de animação) que tenho a correr na minha máquina Linux, ou mesmo para por algumas coisas a correr sem ter de me aproximar da máquina.
Embora dê para (muito) mais do que isso, as pequenas dimensões do ecrã não me dão motivação para mais.
Na verdade e como deve ser do conhecimento geral até dá para utilizar esta aplicação para aceder ao computador a partir de qualquer sítio desde que haja acesso à internet.
Os utilizadores de Android ou Iphone que precisem, com sorte devem conseguir encontrar um clone ou um software semelhante.
PS: os leitores mais observadores notarão qualquer coisa estranha neste post.
Como a maioria do software que recomendo por aqui, é opensource e está disponível para várias plataformas, e para minha sorte existe uma versão disponível para o meu smartphone.
Quando estou em casa uso-o para ver em que estado estão projectos (típicamente de computação numérica ou... de animação) que tenho a correr na minha máquina Linux, ou mesmo para por algumas coisas a correr sem ter de me aproximar da máquina.
Embora dê para (muito) mais do que isso, as pequenas dimensões do ecrã não me dão motivação para mais.
Na verdade e como deve ser do conhecimento geral até dá para utilizar esta aplicação para aceder ao computador a partir de qualquer sítio desde que haja acesso à internet.
Os utilizadores de Android ou Iphone que precisem, com sorte devem conseguir encontrar um clone ou um software semelhante.
PS: os leitores mais observadores notarão qualquer coisa estranha neste post.
domingo, 7 de julho de 2013
OpenArena
OpenArena é mais um jogo OpenSource. Encaixa na categoria dos First Person Shooters (FPS) e utiliza um motor derivado do utilizado no clássico Quake 3 Arena.(id Tech 3).
Para ser honesto, na altura do Quake 3 , eu era mais jogador de Unreal Tournament, mas posso dizer que gostei do que foi feito em OpenArena e fico à espera das próximas versões.
No modo multiplayer existem vários tipos de jogo, deathmatch, team deathmatch. capture the flag, domination, last man standing... etc. ou seja, todos os tradicionais e mais alguns.
E não pense que encontrará poucos servidores de OpenArena para se ligar a um jogo online...
Se gosta de um bom FPS, e "à borla" este jogo é para si.
(ok, se estiver a jogar online precisa de uma conta de internet, e está a pagar essa conta...).
E, tal como no Quake 3.. pode sempre personalizar o jogo, criando mapas, modelos, scripts etc.
Site oficial: http://openarena.ws
Para ser honesto, na altura do Quake 3 , eu era mais jogador de Unreal Tournament, mas posso dizer que gostei do que foi feito em OpenArena e fico à espera das próximas versões.
No modo multiplayer existem vários tipos de jogo, deathmatch, team deathmatch. capture the flag, domination, last man standing... etc. ou seja, todos os tradicionais e mais alguns.
E não pense que encontrará poucos servidores de OpenArena para se ligar a um jogo online...
Se gosta de um bom FPS, e "à borla" este jogo é para si.
(ok, se estiver a jogar online precisa de uma conta de internet, e está a pagar essa conta...).
E, tal como no Quake 3.. pode sempre personalizar o jogo, criando mapas, modelos, scripts etc.
Site oficial: http://openarena.ws
Etiquetas:
opensource,
video-jogos
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Pioneer.
Já aqui falei do Oolite, um jogo onde podemos passear e fazer comércio, pirataria e serviços pelo espaço.
Mas o Oolite tem um pequeno problema. Não respeita a Física (Newtoniana), tal como o jogo Elite em que é baseado.
Para um jogo mais realista, onde forças e velocidades respeitam as leis de Newton eu vou sugeri desta vez outro jogo OpenSource, remake/upgrade de outro grande jogo dos anos 90 que dava pelo nome de Frontier (ou Frontier:Elite 2)
Contrariamente ao Oolite, este ainda está atrasado na sua produção mas já é um simulador muito bom.
Também contrariamente ao Oolite, respeita (pelo menos um pouco mais) as leis de Newton, e ao sairt do hiper espaço, em vez de uma estrela, uma base e um planeta, temos um sistema estelar (ou um sistema solar, se preferir) e mais do que um planeta pode ter bases no próprio planeta ou em estações espaciais ou mesmo em satélites naturais.
O sistema solar é um dos sistemas!
Site oficial: http://pioneerspacesim.net/
Aqui não existem drives galácticas... Nem trumbles
Não se iludam! Este jogo ainda não está pronto e já é fantástico...
Se alguma vez tentarem vos vender trumbles no Oolite, sejam amigos dos animais e digam que sim. Mas antes certifiquem-se que têm um fuel scoop e protecção exterior para evitar o aumento de temperatura...e mais não digo para não tirar a piada ao Oolite.
Até à próxima!.
Mas o Oolite tem um pequeno problema. Não respeita a Física (Newtoniana), tal como o jogo Elite em que é baseado.
Para um jogo mais realista, onde forças e velocidades respeitam as leis de Newton eu vou sugeri desta vez outro jogo OpenSource, remake/upgrade de outro grande jogo dos anos 90 que dava pelo nome de Frontier (ou Frontier:Elite 2)
Contrariamente ao Oolite, este ainda está atrasado na sua produção mas já é um simulador muito bom.
Também contrariamente ao Oolite, respeita (pelo menos um pouco mais) as leis de Newton, e ao sairt do hiper espaço, em vez de uma estrela, uma base e um planeta, temos um sistema estelar (ou um sistema solar, se preferir) e mais do que um planeta pode ter bases no próprio planeta ou em estações espaciais ou mesmo em satélites naturais.
O sistema solar é um dos sistemas!
Podem ver um vídeo aqui: (partilhei-o há alguns dias no Facebook, portanto não é novidade para quem me segue por lá)
Aqui não existem drives galácticas... Nem trumbles
Não se iludam! Este jogo ainda não está pronto e já é fantástico...
Se alguma vez tentarem vos vender trumbles no Oolite, sejam amigos dos animais e digam que sim. Mas antes certifiquem-se que têm um fuel scoop e protecção exterior para evitar o aumento de temperatura...e mais não digo para não tirar a piada ao Oolite.
Até à próxima!.
Etiquetas:
opensource,
video-jogos
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Crónicas de um comandante no Oolite.(I)
Tenho passado umas valentes horas a jogar Oolite.
Já tenho computadores de atracagem, que me facilitam imenso a tarefa de entrar numa base.. (basta pressionar shift-C).
A nave tem pouca carga, o que limita um pouco o meu lucro. Tenho lucrado imenso a comprar computadores em mundos industrializados e a vendê-los em mundos tecnologicamente pouco desenvolvidos.
Ontem comprei uma drive galactica, que grosso modo me permite transportar a nave de uma galáxia para outra com um hipersalto especial.
Só que comprei a drive e utilizei-a "sem ler as instrucções", o que é sempre má ideia.
Acabei noutra galáxia, no sistema menos desenvolvido que já vi e com imenso equipamento avariado pois fui atacado por imensos piratas, e sem drive galactica! Sim, é uma drive caríssima com o péssimo inconveniente de só poder ser usada uma vez!.
Podia ter simplesmente carregado a partir do ponto onde gravei antes...
Mas onde está a piada disso?
Pouco a pouco a venda de computadores deu-me lucro e já tenho a nave outra vez em condições.
Não compro outra drive galáctica até ter uma maior liberdade financeira.
É altura de explorar esta nova galáxia...
PS: Sendo isto OpenSource, alguém está interessado em traduzir para português? Não importa se é do Brasil ou de Portugal, desde que não use o acordo ortográfico, por mim é bom!
Etiquetas:
Acordo Ortográfico,
Oolite,
opensource,
video-jogos
sábado, 15 de junho de 2013
Oolite
Oolite é também um upgrade/remake opensource de um jogo antigo, chamado Elite.
No princípio do jogo é dada uma nave espacial com o depósito cheio e são depositados 100 créditos na sua conta. A partir desse momento ele é livre para fazer o que quiser!
Ambicioso não?
O ideal é começar por ir ao mercado comprar alguns items, depois sair com a nave da base onde estamos estacionados e dar um hiper-salto para um sistema solar vizinho, entrar noutra estação e vender os produtos por forma a ter algum lucro, voltar a atestar o depósito, comprar outros produtos, sair com a nave e voltar a saltar...
Se fosse só isto ainda que interessante acabava por ficar monótono...
Com o dinheiro podemos fazer upgrades às naves.
Por exemplo, no princípio todas as manobras de estacionamento são manuais, a nave não as faz automaticamente até que compre o upgrade para isso. Depois, existem os piratas que o vão atacar de vez em quando em busca de recursos.
A propósito, a vida de caçador de prémios é bem paga.
Fora isso ainda pode aceitar pedidos de transporte de carga ou de passageiros, ou mesmo aceitar contratos para abater naves criminosas, ou de pessoas menos desejadas por alguém disposto a pagar.
O Elite original teve direito a uma sequela excelente chamada Frontier: Elite II, mas Oolite é mais fiel ao original.
Recomendo a todos os estão dispostos a jogar um jogo onde se tem tamanha liberdade, e a todos os fãs de Elite e Frontier.
No entanto, sugiro que aprendam primeiro a aterrar as naves nas bases até terem os computadores que o façam automaticamente.ou não vão achar piada a nenhuma a ver a nave despenhar-se ao lado "da porta" de uma estação espacial..
Bem, eu vou-me.. tenho a minha nave cheia de narcóticos para vender à espera numa base com a forma de um icosaedro :)
A propósito.. o jogo está disponível no site oficial: http://www.oolite.org/
Bom fim de semana e bom jogo.
PS: Para as batalhas no espaço sugiro que arranjem um comando/Joystick
Etiquetas:
Oolite,
opensource,
video-jogos
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Open Transport Tycoon Deluxe
Em tempo de crise, e convenhamos, sempre, tudo o que for alternativa gratuita é bem vinda.
O openttyd é um jogo que começou por ser uma reescrita/upgrade opensource de um jogo de sucesso dos anos 90, o Transport Tycoon Deluxe, e que evoluiu até se tornar num jogo totalmente opensource, podendo ainda utilizar alguns ficheiros do jogo original, se o utilizador assim o desejar.
De que trata o jogo?
É uma simulação de empresas de transportes.
A cada jogador é entregue uma empresa, ou, em modo online, vários jogadores podem estar na mesma empresa e fazer estações de comboios, autocarros, portos para barcos, aeroportos, construir aviões, barcos, autocarros, camiões de carga/descarga de todo o tipo de coisas, comboios com todo o tipo de carruagens. Há ainda uma componente politica: os jogadores podem candidatar-se a subsídios pelos transportes, comprar exclusividade de direitos de transportes...e não convém estarem mal relacionados com as autoridades de cada cidade sob pena de verem futuras construcções recusadas.
Manter as boas relações com as autoridades nem sempre é tarefa fácil.. basta abater um certo numero de árvores na vizinhança para a nossa companhia ficar muito mal vista, e para recuperar a imagem vale de tudo.. até suborno, desde que o jogador não seja apanhado.
Sendo um upgrade a um jogo dos anos 90 do século passado pode não ter o brilho, nem os gráficos dos jogos recentes, mas é um jogo muito bom e garante várias horas de bom entretenimento.
Pode ser jogado em modo 1 jogador, ou, via lan ou internet por vários jogadores em competição ou em colaboração.
O jogo está disponível para linux, MacOS,Windows. em vários idiomas, entre os quais o português e pode ser descarregado gratuitamente a partir de :http://www.openttd.org/en/
Existe um manual online em português em :http://wiki.openttd.org/OpenTTD/Pt
Até amanhã.
Etiquetas:
opensource,
video-jogos
Subscrever:
Mensagens (Atom)









