Mostrar mensagens com a etiqueta telemóveis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta telemóveis. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O telemóvel perdido

Em 2011, da segunda vez que fui hospitalizado... o meu telemóvel azul Nokia 5130 xpressmusic da TMN "morreu".

Assim que saí do hospital, passei pelo Almada Fórum e comprei um telemóvel igual...
Em 2014, na Madeira, como explicador, um dia, numa pancada de sono (...) perdi o telemóvel no autocarro. Depois disso fui várias vezes ao terminal dos autocarros, mas o telemóvel nunca foi entregue.
Nem que fosse pelo cartão microsd com um arquivo de txts e fotos, uma série de contactos no telemóvel, incluindo o meu identificado como "EU", contactos identificados como "pai", "mãe" devia ser fácil para quem o encontrou, chegar a mim.
Bem, não podia ficar sem telemóvel e comprei um dual-sim ASUS Zenfone 5.
Hoje em 2016 continuo sem saber desse telemóvel Nokia(!)
Não era um topo de gama, não era Iphone nem Android... era um "telefone barato" bloqueado para a (ainda) TMN. Com uma lista de contactos que não estava sincronizada com o meu computador.
Acabei por perder vários números de contactos em Lisboa e Almada. Felizmente vivemos na época da Internet e a pouco e pouco fui reavendo contactos.
Ainda tenho o que "morreu" em 2011. Não tenho mesmo forma de o trazer de volta à vida...

Portanto, pergunto-me porque raios encontrando um telemóvel num autocarro, não chega ao motorista ou ao terminal?
Um telemóvel é um objecto pessoal. E naquele caso, de "baixo" valor comercial. Eu andei à procura dele. Deixei o meu contacto em vários sítios para se o encontrassem e nunca apareceu.

Será que toda a gente assume "telemóvel perdido, quem o perdeu que arranje um novo"?

Eu não fico desiludido com a humanidade de hoje em dia.
Já não tenho grandes espectativas! São 6h30m... Horas de tomar um banho e ir para o Funchal trabalhar (explicações).

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PuTTY... no smartphone.

PuTTY é um sofware útil para aceder remotamente a (outros) computadores através de  telnet ou ssh.
Como a maioria do software que recomendo por aqui, é opensource e está disponível para várias plataformas, e para minha sorte existe uma versão disponível para o meu smartphone.

Quando estou em casa uso-o para ver em que estado estão projectos (típicamente de computação numérica ou... de animação) que tenho a correr na minha máquina Linux, ou mesmo para por algumas coisas a correr sem ter de me aproximar da máquina.
Embora dê para (muito) mais do que isso, as pequenas dimensões do ecrã não me dão motivação para  mais.


Na verdade e como deve ser do conhecimento geral até dá para utilizar esta aplicação para aceder ao computador a partir de qualquer sítio desde que haja acesso à internet.

Os utilizadores de Android ou Iphone que precisem, com sorte devem conseguir encontrar um clone ou um software semelhante.

PS: os leitores mais observadores notarão qualquer coisa estranha neste post.

domingo, 7 de abril de 2013

Um servidor de FTP no telemóvel

Eu tenho um Nokia C5-03. Não é um topo de gama, mas tendo em conta o meu salário médio mensal (0€), é mesmo muito bom!

(sim, eu gostaria de ter uma coisa com um sistema andróide, mas com salário médio zero, é muito difícil, até ter saldo no telemóvel)
O telemóvel tem wifi, isto significa que pode se ligar a redes wireless.
Podendo ligar-se a redes wireless, parece-me absurdo ter de recorrer ao cabo USB que veio com o telemóvel, ou mesmo ao (lento) bluetooth que tenho quando quero trocar ficheiros com o computador. Mas foi a solução que tive de usar durante muitos anos.
Se tivesse um servidor samba no telemovel, poderia partilhar os ficheiros com o computador  tal como se partilham ficheiros entre dois computadores numa rede.
Após uma pesquisa na net, e na ovi store da Nokia não encontrei nada que se assemelhasse a nada disto.

Decidi então procurar por um servidor ftp.
Bem...
Aqui, a ovi store apresentava-me um produto... mas que custava 4 euros.
Desculpem-me lá! Eu até acho que a partilha de ficheiros e pastas via wireless devia ser uma coisa nativa a este telemóvel e a todos os que têm ligação wireless!
Concordo que o programador devia ser compensado por ter criado um software que colmatava uma "falha" da Nokia, mas não acho que deva ser eu a pagar (até porque vivo sem salário).
Portanto aquela solução não me servia!

Acabei por ir parar ao site http://www.free-symbian.ic.cz/ onde encontrei uma aplicação chamada sypftp que é um servidor ftp muito bom e gratuito para vários telemóveis com o sistema symbian.

 Só tem um problema: dá erro em  ficheiros ou pastas com   nomes com caracteres especiais.

Isto só é um problema porque o nome por defeito da pasta onde o telemóvel coloca as fotos e os vídeos é "Câmara", com acento circunflexo no primeiro a.
Bem, com isso eu consigo viver.
Antes de transferir fotos ou vídeos mudo os nomes das pastas para "camara" sem acentos, e depois no fim volto a por os nomes originais.

E voilá.. tenho partilha de ficheiros wireless entre o meu telemóvel e a minha rede em casa!

O próximo passo é descobrir como mudo os nomes das pastas padrão, para qualquer coisa sem acentos.
(Não, eu não concordo que se removam os acentos da língua portuguesa, isto é uma mera solução para o meu smartphone)
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990