segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pulseiras quânticas


[Vi isto em]
De Rerum Natura: VIDEO: Pulseiras quânticas

CarlosPaulices no século XXI

Mais uma vez mudei o subtítulo deste blog.
Tenho a impressão que este subtítulo deverá ficar por muito tempo.
Não vai mudar muito, embora com a notável recuperação do meu estado de saúde eu comece a passar mais tempo a matematicar, e a publicar textos que depois me arrependo de ter publicado e acabo por eliminar.
Saber que um problema de saúde consegue afectar a capacidade de trabalhar em ciências exactas é assustador.
Na sexta feira recebi em casa uma carta com o resultado de um exame médico que pela primeira vez desde 1998 me dá uma resposta e com ela a esperança de não voltar a ser afectado pelos mesmos problemas.
Será que finalmente poderei trabalhar decentemente?
Só o tempo o dirá.
Tenho imensas coisas atrasadas, entre elas a minha vida.
Fazendo uma perspectiva dos meus últimos anos eu poderia dizer que tive foi imenso azar. Mas, como me disse um colega da Universidade da Madeira no meu facebook
"Tu não tens azar. Tens é o universo contra ti"
Senti-me inspirado. Se não sou azarado devia começar a jogar no euromilhões.
o que vai mudar por aqui?
Devo fazer umas pequenas alterações ao aspecto deste Blog, continuarei a criticar ou a elogiar o que me apetecer (sim, eu não sou apenas crítico!)
E a gozar e mandar bocas e piadas (sem ser ordinário) que não posso garantir que não vão ofender pessoas sem sentido de humor.
E tendo em conta que tenho toda a minha vida atrasada... as minhas publicações devem ter uma distribuição de Poisson. Quanto aos parâmetros, que sejam vocês a calculá-las.

Sejam bem-vindos ao "CarlosPaulices no século XXI".

domingo, 28 de novembro de 2010

Como substituir o teclado do portátil (com Windows) por um teclado USB, nem que seja só provisoriamente.

A resposta é simples. Vão à minha skydrive e sacam o ficheiro Teclado.pdf . Lá encontram a informação pretendida.
Passei algumas horas a pesquisar a net e a fazer experiências com o meu portátil ( o meu amigo velho Scratchy) até conseguir produzir esse PDF.
Pode um dia ser-vos útil...

Tenham um muito bom fim de semana.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve

Para além de servir para mostrar o desagrado, pergunto-me para que serve esta greve.
Em Portugal estas formas de luta não mudam nada.
Não costumo querer ser levado a sério neste blog, e aqui é-me indiferente se sou levado a sério ou não.
No post anterior falei... de forma um bocado ridícula e a gozar do estado do ensino da Matemática em Portugal.
Mas mais uma vez, é algo que está mal porque poucas pessoas levam o problema a sério.
Não me cabe a mim decidir ou intervir... mas incomoda-me, e por isso falo do assunto.

Há factos dos quais tenho conhecimento mas não vale a pena falar porque não serei levado a sério.

Portanto aqui, gozo com tudo.

No entanto... este país está muito mal, e nada muda porque ninguém faz nada para que mude.
Esta greve não vai mudar absolutamente nada. Apenas mostrar ao governo e ao resto do mundo que estamos descontentes!
Que bom! O que é que há de novo?

Uma das coisas que eu não gosto em negociações é que é necessário chegar a um meio termo. E nesses meios termos temos de ceder em alguma coisa.
Este país está assim por muitos motivos, mas em parte porque não há equilíbrio nas negociações. A intransigência do governo é mais do que notória como se viu nas ridículas negociações com o PSD para a aprovação do OE.


Sinceramente, cada vez mais sinto que somos todos palhaços num circo chamado Portugal.

sábado, 20 de novembro de 2010

O fim da Matemática, e o nascimento da Aberração

A avaliar pelo post do professor Filipe Oliveira no blog De Rerum Natura e respectivos comentários (vamos esquecer o meu por enquanto) não estou só ao achar grave a falta de rigor e desadequedação da Matemática que se está a ensinar no secundário.
Ao longo dos anos conheci pessoas que estiveram sugeitos a vários sistemas de ensino.
Fiquei deveras bem impressionado com as pessoas que vinham da Noruega, da Rússia e da Alemanha.
Comparado com o que eu aprendi no secundário em Matemática, perante eles eu era um analfabeto.
[Acabei o secundário com média de 20 a Física e a Matemática - agora que sou um nabo tenho de aproveitar todas as ocasiões que posso para me gabar!]
MAS: desde que saí do secundário os programas do nosso secundário pioraram.(15 anos de pioria)
Isso signfica que aqueles que acabaram o secundário depois de mim, com iguais médias começaram (regra geral) a sair de lá "mais analfabetos" do que eu.
Mas sejamos optimistas: as coisas conseguem ser mais graves.
Há alunos que entram nas engenharias vindos do secundário com uma aberração chamada "Matemática B", que a meu ver devia ser simplesmente extinta.
Se eu tive de apanhar com Fernando Pessoa, Cesário Verde, Bocage e vários outros poetas, que para uma pessoa de Ciências não passa de "cultura geral", os tipinhos de letras também deviam levar com Matemática a sério. Não lhes faria mal nenhum, e a capacidade de raciocínio que é anormalmente baixa neste país (o que em parte justifica a situação actual) corria sérios riscos de aumentar.
Temos "Matemática"s intuitivas e sem rigor, temos uma Aberração !
Matemática sem rigor não é Matemática. Dêm-lhe outro nome. Eu proponho Aberração, designação que utilizarei a partir de agora.

(Nem vou falar no recurso às novas tecnologias que está a revelar-se desastroso.)
Por mim, psicólogos e pessoas das chamadas "ciências da educação" deviam ser caladas e perder todo e qualquer voto ou mesmo direito a opinião no que diz respeito a educação Matemática, e já agora de qualquer ciência exacta.

A ideia de um puto não saber as tabuadas e poder utilizar a calculadora alem de errada é grave, e até dou um exemplo,
Suponhamos que um desses indivíduos está a fazer a multiplicação 11x12... mas ao efectuar a multiplicação obtém 1332, porque pressionou na tecla 1 mais tempo do que devia.
Muito provavelmente achará o resultado normal e seguirá em frente.

"Ah.. mas assim terá mais autoconfiança para resolver problemas"
Sim! Para resolvê-los de qualquer forma, e até com resultados errados.
Se tem de gostar de Matemática, que goste pelo que ela é, e como ela é!
Matemática não é apenas um conjunto de receitas de cozinha. Matemática é mais a produção e apuração dessas receitas, do que propriamente a utilização!

A vida não é fácil para ninguém, e não é por ensinar Aberração a alguém que alguém aprende Matemática!
Se se ensinar Aberração as pessoas aprendem Aberração.
Mas se se ensinar Matemática, as pessoas podem aprender Matemática.

Será que precisamos chegar ao ponto de termos engenheiros (ou outra coisa) que sabem usar uma calculadora mas muito provavelmente (P>0.95) não sabem sequer o conceito por detrás de cada operação?

Obviamente não estou a pretender que tenhamos uma nação de matemáticos (ohh... mas eu seria feliz nessa nação), mas apenas que se acabe de vez com Aberração e se volte a ensinar Matemática.

Sobre o meu comentário ao post: É para que percebam que passar de "Análise" para "Cálculo" não é progresso!
Na realidade já havia quem ensinasse "Cálculo" mas lhe desse o nome de Análise
(VIGARISTAS! Ao menos a mudança de nome tornou-vos honestos!)

Já agora aprender um bocadinho de História da Matemática também não seria mau... (talvez assim, sem frequentar seja cálculo seja análise as pessoas compreendessem a diferença e porque é que Análise é melhor !)
Eu justifico: Se no século XVII Cálculo foi Matemática, no século XXI, Cálculo é Aberração.

Àqueles que querem ser Engenheiros a sério só dou um conselho: procurem universidades onde ainda se ensine Análise Matemática aos cursos de engenharia.
Deixem as outras sem alunos. Deixem os meus colegas matemáticos que não se opoem a Aberração no desemprego.
Porque quem não se opõe a Aberração não merece o título de "matemático" e muito menos de "professor de Matemática".

Que fique com o título de "professor de Aberração"...

sábado, 16 de outubro de 2010

In this world of armchair bloggers...

‎"In this world of armchair bloggers, who created a generation of critics instead of leaders, I'm actually doing something! Right here. Right now. For the city. For my country." - Oliver Queen/Green Arrow (Smallville, Season 10, Episode 4)

Só tenho pena de duas coisas:
1º-Que sejas um personagem de banda desenhada/animação/Série de TV
2º-Que não sejas português, pois neste momento precisamos de heróis


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O problema financeiro português

"O problema financeiro português nasceu em 1143, assim que D. Afonso Henriques assinou o tratado de Zamora. Desde então, salvo um ou outro crânio, temos tido um país governado por otários que preferem alimentar o seu ego a realmente fazer alguma coisa pelo país...

Repara que temos uma das maiores zonas marítimas da Europa e tiramos muito pouco proveito disso... até para as pescas.

Na saúde... um país onde a saúde é mal gerida, é de esperar que hajam muitos atestados médicos devidamente justificados.. e haja uma redução na produção.

Com estas medidas anunciadas pelo governo o mais provável é que muito português comece a pensar em tentar a sorte no estrangeiro.
Porra... se eu estivesse lá fora e quisesse investir aqui, devia estar bem bêbado para considerar tal hipótese. O único sítio onde eventualmente poderia investir, seria... no offshore da Madeira!

Que culpa tenho eu de ter um país gerido por "engenheiros" que nem sabem fazer contas??
O maior problema de Portugal é de gestão: Portugal é uma empresa mal gerida... que já faliu há muito tempo e só o gestor da empresa é que ainda não percebeu isso"
(como se pode ver pelos projectos megalómanos do TGV, aeroporto, 3ª ponte sobre o Tejo... que realmente vão contribuir imenso... para o ego de alguém)

Incrível como este texto (em itálico) escrito há imenso tempo [por mim] continua actual.

[estou apenas a fazer tempo enquanto a cantina não abre para eu ir jantar]

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Paulo's log,Segunda-feira 4 de Outubro de 2010


"-You know, you really should keep a personal log; why bore others needlessly?
"


The Doctor, Star Trek:Voyager, Season 4, Episode 14





Esta frase justifica as entradas "Paulo's Log".
Mas se tivesse de dar um título a este texto de hoje, daria o título "Pessoas".
As pessoas, em geral, têm vários maus hábitos. Hoje vou seleccionar 2 que a mim me incomodam particularmente.


-Gostam de dar opiniões
-Gostam de julgar


A parte do "julgar" é tremendamente injusta porque um julgador nunca tem os dados todos.
E depois, o julgamento é feito com base na vida e experiencia da pessoa.


Por exemplo: o tribunal condenou vários indivíduos no caso "Casa Pia".
Ficou claro que a única base para a condenação foram os testemunhos dos acusadores, "porque uma criança não mente".
Ora... há muitos buracos em todo o julgamento, e pelo menos para mim, não ficou nada provado.
Concordo que a pedofilia deve ser condenada, e que é muito difícil julgar um caso destes.
Mas... ONDE ESTÃO AS PROVAS?
Será que apenas foram presos pelo medo de em 7 anos não terem encontrado verdadeiros culpados? Pelo medo de deixar à solta potenciais pedófilos?
Nesse caso, algo está muito mal por estes lados.
E depois, ao longo destes anos todos estes indivíduos foram sendo condenados em praça pública pelos seus alegados crimes. Sim. Condenados. Mas quem são as pessoas para apontar o dedo a quem quer que seja?


Já vos ocorreu por acaso que alguns destes indivíduos podem ser inocentes?


Obviamente não os vou defender porque não tenho material para isso, e porque posso estar a defender culpados. A única coisa que temos são acusações... cujas provas deixam muito a desejar.


"Mais vale só que mal acompanhado"
Bem... será que devo concluir que no geral as pessoas são má companhia?
"Não se devem dar más notícias aos portugueses"... é esta a ideia de alguns políticos que por vezes distorcem a verdade e factos por forma a não darem uma má imagem do seu trabalho.
Pois bem... se não há más notícias, como se explica a barbaridade proposta/imposta por José Sócrates na passada semana? Até nos abonos de família e pensões de reforma ele cortou.
Recordemos que o mesmo governo salvou um banco vítima de corrupção maciça..., e que essas despesas estão a ser pagas por todos nós.
Isto é justo?
E se sim ou não, quem são vocês para julgar? Simples:as vítimas que vão pagar, por isso já ponho em dúvida a vossa capacidade de julgar imparcialmente o governo nesta matéria. Mas aqui, haja santa paciência até eu me sinto revoltado!


Pessoalmente, habituei-me a ouvir e a ser julgado (Seja justa seja injustamente) por todo o tipo pessoas.


Fartei-me e... ignoro elogios (já inconscientemente)... e quando não me prejudicam, as críticas negativas.


Mas a melhor forma ainda é "evitar as pessoas"
O único problema é que nenhum homem é uma ilha e por isso viver isolado não é boa política.
Ao menos evitam-se os incómodos de ter de ouvir as pessoas discutir o Queiróz, o Sócrates, O Carlos Cruz, a vida dos outros e ainda virem se meter na nossa...
Se me perguntarem qual é o maior mal deste mundo, eu sei o que responder:


São as pessoas que se recusam a evoluir.


O comentário sarcástico do Doctor naquele episódio de Star Trek... é capaz de justificar milhões de livros e Blogs que surgem diariamente.
E o Doctor... que foi a minha personagem preferida na série... não passava de um programa de computador que evoluiu ao ponto de se comportar como uma pessoa.
Paradoxalmente, vejo as pessoas a se tornarem iguais... a serem programadas para serem iguais. Mindless drones, seguindo o mesmo programa, incapazes de pensar por si próprias, criticando, julgando, como se tivessem autoridade e moral para isso.
Não te preocupes Doctor, continuas a ser o meu personagem preferido: evoluíste... e muito.
Mas não passas de um personagem de ficção.


Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990