quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Isto é Matemática


É um pouco imperdoável só vir falar deste programa agora, programa que até tem uma minha contribuição no episódio do próximo Sábado.


Isto é Matemática, é um programa da SIGMA3, promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática que passa na Sic Notícias, apresentado pelo matemático e professor Rogério Martins, onde é mostrado onde anda a Matemática no mundo em que vivemos.

Para quem ainda não viu, eu deixo aqui um link para os três primeiros episódios.

http://www.youtube.com/watch?v=_PYgy-06rIs&list=PLKTNxZkADYLsXkndkcs7BDFN5nijhBLWe


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O "bom aluno" da troika..

Portugal é frequentemente considerado "o bom aluno" da troika.

"Bom aluno" o tanas...
Eu chamo a   isto ser pau mandado. Faz o que eles querem, faz ainda algumas coisas a mais do que é pedido e aceitável, esmaga o povo, mata a classe média com impostos.
A longo prazo mata mesmo os portugueses porque começam a deixar de conseguir suportar despesas básicas de saúde.

 Os bons alunos não têm problemas em discutir com os professores. Os bons alunos não têm problemas em discordar ou mesmo em corrigir um professor quando ele se engana.
Um bom professor não tem problemas com a frase "corrijam-me se eu estiver enganado" (mas raramente se engana).
Ainda não percebi se esta gente já percebeu o que lhes espera a partir de Janeiro!
Se calhar estão à espera de levar com a bomba em cima, para então fazer alguma coisa.
Eu há já imenso tempo que defendo a queda desta 3ª republica corrupta, despesista e que serve-se mais a si mesma do que ao país...
Temos políticos com despesas como se ainda tivéssemos o nosso império de há uns séculos atrás. Porque é que temos de ser nós a pagar os luxos deles?
 Que fiquem com a tal "liberdade".
 Se este é o preço a pagar, não quero nem preciso dela.
 Para viver assim, por mim que tragam o Oliveira Salazar de volta do mundo dos mortos (e não um ladrãozeco de meia tigela sem qualquer amor à pátria como este lambe botas do Passos Coelho, ou alvo a abater Vitor Gaspar).
Conseguiram fazer Salazar subir mesmo muito na minha consideração (é triste ter chegado a este ponto).
 E já agora, devolvam-lhe o nome que tiraram à actual ponte 25 de Abril!

É inaceitável termos uma classe política que desconhece a realidade dos portugueses, e que está a negociar em nosso nome, vivendo num mundo bem distinto do nosso!

Este "bom aluno" não está a defender o povo do meu país.
Esta republica muito menos.

Pois bem, que batamos o pé à europa, e que caia esta república de faz de conta onde impera o desrespeito pelo contribuinte português!

Até amanhã
Carlos Paulo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Blogando em tempo de crise

Blogar é um verbo?
Se não é, aqui, neste blog passa a ser.
Blogar significa "escrever textos num blog".
Agora que já contribuí para o enriquecimento da língua portuguesa, vamos lá falar dessa senhora, para quem eu estou a tentar dar a minha contribuição.
Mais precisamente daquele atentado de já foi falado no post anterior, aquela imposição ridícula que é o "Acordo ortográfico".
Este acordo ortográfico não é uma evolução natural da língua, é uma imposição decretada e ao que parece, mal estudada visto que de acordo com alguns, diverge significativamente do português de Portugal e até do português do Brasil.
Esta tal de tentativa de unificação da língua para mim é mais do que ridícula, só não vou expor a minhas razões porque serei apenas mais um a repetir o que muitos já disseram.
Já muito se disse e muito ainda há para dizer.
Assim sendo, vou partilhar o link para um blog que vale a pena acompanhar regularmente, e juntá-lo ali ao lado, à minha lista de links


E sugiro-vos uma passagem de olhos por este artigo:

Este acordo ortográfico?
 Não, obrigado!
 Se fizerem um novo, escolham alguém que tenha noção do que está a fazer. Agora este, toca a destrui-lo porque não vou segui-lo nem que seja decretado por lei!
 Prendam-me por não seguir o acordo, que eu acho possível que estando preso tenha uma vida mais fácil, pois em tempo de crise, ter um tecto e comida, já é muito bom.

Matemaníaco

sábado, 20 de outubro de 2012

Regresso ao blog... e anti-AO

Não, a minha situação económica não melhorou, até porque aqui na Camacha estou sem alunos para explicações (os meus alunos de 12º e superior passaram todos...).

Decidi voltar a colocar anúncios no blog, e peço aos leitores que vão dando um cliquesito na publicidade de vez em quando, assim, com sorte pode ser que eu receba uns trocos de vez em quando.
Copio agora, para aqui uma opinião minha, posta como comentário a uma imagem no facebook.

Este "acordo" é uma anedota... rua com ele e voltemos ao tempo em que todos sabíamos escrever bom português.
É ridículo este estado em que praticamente todo o disparate passa, termos frases fabricadas com bocados de pré-acordo,acordo e erros ortográficos em todo o sítio, e ainda andarem contentes porque temos um "português unificado". Vão mas é gozar outro. Eu já ando a boicotar tudo o que esteja escrito à "acordês", e , por exemplo já cheguei a mandar um mail à deco proteste para deixar de me chatear enquanto usar acordo. 

[Funcionou. Nunca mais tive "spam" deles.]

Acordo ortográfico?
 Para mim não, obrigado. 
Prefiro um bom texto em português de Portugal ou em português do Brasil.

E não há mais nada a dizer a não ser:
Até à próxima.
Carlos Paulo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Procuro (urgentemente) emprego

Requisitos:
-Em Matemática.
- Áreas afastadas de Investigação Operação, Estatística, Actuariado, Análise de risco, consultadoria e outras do mesmo género. [não é esquisitice minha... não é mesmo a minha área, e nem me alicia minimamente]
- Não tenho interesse em empregos directamente associados a Informática (programação e afins.. sou matemático e não informático), no entanto, considero se envolver computação numérica]

-Bom ambiente, bom salário.
-Começar o mais rapidamente possível.
-Camacha(Madeira) ou arredores
[Mas estou aberto a outras propostas que incluam dormitório ou residência no local de trabalho, mesmo fora da Madeira ou de Portugal]

PS:
-Não tenho carta de condução (...por bons motivos)
-Não estou interessado em nenhum tipo de subsídio do estado, quero mesmo é um emprego... estável de preferência.
Contacto

 (blog "de férias" até a minha situação economica melhorar significativamente)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Saldo: zero - e quem se afundou fui eu.

Após pagar as despesas médicas no final de 2011, deixei os meus últimos 50€ na minha conta à ordem. Após 7 meses, e sem ter recebido qualquer contacto do banco, fui carregar o meu telemóvel..ou pelo menos pensava eu que ia. A minha magríssima conta estava a zeros. Para onde foi o meu dinheiro? Para comissões e impostos. http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-que-mais-sobem-as-comissoes_142930.html Óptimo... Daqui a dias vou lá fechar a conta. Espero não ser cobrado por mais nada. Ok, e o blog regressa às férias.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Eu quero que ESTE país afunde!

Sou português. Vivo em Portugal desde que nasci. No entanto ao longo da vida tive azar. Para além dos azares de saúde, fui-me cruzando com anormais em posições críticas que me obrigaram a tomar decisões que pouca gente compreende. Para ser honesto, estou-me nas tintas se compreendem ou não. Simplesmente peço que me poupem às vossas estúpidas críticas e palpites. Não fazem mesmo ideia do que dizem. É um hábito bem estúpido das pessoas, falar do que não sabem, como se soubessem de tudo e a sua experiência de vida lhes desse autoridade para julgar os outros. Se cometi erros? Sim, cometi, mas não os que as pessoas julgam saber. O que se passou comigo é mais ou menos o reflexo do que se passou no resto do país. Um país onde os políticos desconhecem a realidade do país, mas decidem sobre ele, julgando estar a fazê-lo da melhor forma possível. Um breve comentário aqui: Sim, já tive imenso idiota a decidir tretas por mim... sem que eu tivesse sequer votado nessas pessoas para o fazerem, e hoje não tenho problemas em apontar dedos: Na Universidade da Madeira, no ano lectivo 1998/1999 as cadeiras "opções" do meu último ano da licenciatura, não foram decididas por mim, nem tive voto na matéria... e sinceramente, não tive uma que me interessasse. Nem sequer o "Seminário", que nas licenciaturas pré-Bolonha do resto do país funcionavam como deve ser foi um seminário normal: Foi-me imposta uma cadeira com uma avaliação altamente irregular e anedótica. Isto somente é motivo mais do que suficiente para que eu não confie na Universidade da Madeira para mais nada na minha vida, mas mesmo assim tenho motivos bem mais fortes. E vejam que eu tenho lá imensos amigos. É muito fácil julgar erradamente uma pessoa, desconhecendo a vida dessa pessoa. Sejam adultos: Não o façam. Simplesmente aceitem. Não me ponham rótulos. Eu tenho muito boas razões, e nem vou perder tempo a explicá-las! (e se notarem bem... isto é um raciocínio repetido várias vezes por mim) Quando à nossa classe política. Toma decisões visivelmente erradas mandato após mandato e vão sendo reeleitos... E não, não estou a falar especificamente do Dr. Alberto João Jardim. Esse ao menos fez por melhorar a qualidade de vida do povo madeirense. Também cometeu erros. Tem os defeitos previsíveis de quem está há tanto tempo no poder, mas não me parece ser o "pior" a nível nacional. A justiça em Portugal é anedótica. Não há políticos presos por gestão danosa do país. Há muitos que abusam do poder. Usam os bens do estado a seu bel-prazer e para uso pessoal. Será que vale a pena continuar? Eu quero mesmo que ESTE país afunde, e das cinzas nasça um novo país, com melhores pessoas, com mentalidades diferentes e que procurem o bem da nação, e não apenas em si. Adeus velho Portugal. Que venha um novo e melhor... Leva contigo todos os vulgarmente chamados "fdps" e deixa as poucas pessoas que se aproveitem. Até à próxima. PS: Este blog fará uma pausa para férias.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O homem sem sonhos....

“The poorest man in the world is the man without a dream.The most frustrated man in the world is the man with a dream that never becomes reality.” --- Miles Munroe

Os sonhos têm custos, custos que implicam decisões e decisões muitas vezes difíceis... É cada vez mais difícil sonhar. A maioria das pessoas encontra pedrinhas contornáveis no caminho. As minhas foram rochedos.
Pedrinhas que guardadas no fim, possibilitariam a construção de um castelo.
As minhas, atirei-as ao mar. Os rochedos ficaram no lugar. Não ando com explosivos...

Odiei cada um desses rochedos. Odiei sim!
A arrogância de quem julga saber tudo e contraditoriamente trabalha em ciência.

Os sonhos ficaram para trás... O ódio, nem por isso, só tomou outra forma.
Deixei de sonhar. Parece que perdi esse direito.
Vivo... ou melhor.. sobrevivo.
Com os restos do que outrora foi um sonho.

Para além de um subtil, inadequado e inútil desejo de vingança... não sobrou muito..

Resta-me esperar uns milhões de anos, e será a erosão a tratar dos rochedos...

Sim, Sr. Munroe, sou o homem mais pobre do mundo. E depois?
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990