quarta-feira, 6 de março de 2013

Por estes dias...


Esta animação,da minha autoria, é um zoom com rotação e uma pequena deformação ao famoso fractal "feto de Barnsley".
 Resume algumas horas de trabalho, e é mais uma pequena colaboração para o programa Isto é Matemática.

Todos os episódios estão disponíveis no canal youtube deles.

segunda-feira, 4 de março de 2013

País de Ladrões

Recebi a seguinte mensagem no meu telemóvel:

O seu cartao nao foi utilizado nos ultimos 30 dias pelo que que vai ser debitado o valor de Eur 0.50 referente a cartao inativo

A mensagem revoltou-me. Recebo chamadas e sms's praticamente todos os dias. Protestei com a TMN mas de nada me serviu.
Disseram-me que era a política deles desde 1 de Janeiro de 2012.

Além de me sentir lesado, pois escolhi especificamente o meu tarifário porque nas características apresentadas sublinham a necessidade de apenas efectuar uma comunicação não gratuita de 3 em 3 meses, como aliás ainda constava do site deles.


Podia ser apenas um cêntimo! Aquilo é apenas mais um dos roubos que se tornou comum neste país e ao qual toda a gente fecha os olhos.


Além do mais aquele "inativo" e aquela mensagem sem acentos dá-me uma volta ao estômago!
É AO90 e sem acentos! Roubam-me a carteira e a língua!


VERGONHOSO!

Observação: Será de estranhar a minha entrada no facebook sobre isto ter desaparecido da minha cronologia?
Ao menos a imagem continua no álbum  "fotos da cronologia".

PS:A propósito, sou português, vivo em Portugal mas começo a sentir-me mais à vontade com o inglês do que com a minha língua materna!

sábado, 2 de março de 2013

Aconteceu na Islândia

Isto tem de ser publicitado:


A quem optar por ver o vídeo no Youtube, pode valer a pena prestar atenção aos comentários de outras pessoas.
Há quem diga que a visão é muito parcial, mas tendo em conta o que se passa cá, e olhando para lá, parece-me que eles neste momento estão muito melhores que nós.

Porque com toda a politiquice que se tem feito, até hoje ninguém me explicou claramente como é que foi possível deixar Portugal chegar ao estado em que está.
Ninguém me explica convincentemente porque é que foi necessário nacionalizar o BPN, nem porque é que até hoje não há ninguém atrás das grades, nem porque é que tem de ser o estado, ou seja, todos os contribuintes a injectar dinheiro nesse banco.

A lista continua, mas vocês já perceberam a ideia. Não vou me prolongar. Apenas gritar:


Quero

Justiça!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Caderno de Matemática ?

Decidi fechar o blog Caderno de Matemática no blogger e abrir um na WordPress.
Todos os meus outros blogs continuarão onde estão.

O blog na WordPress terá algumas características diferentes das inicialmente previstas para o Caderno de Matemática.

Por sei lado, este blog sofrerá algumas alterações por forma a não ficar com um aspecto mais leve.

Bom fim de semana.

O desacordo do acordo ortográfico

Notícia no site da RTP.

Algumas opiniões:
Blog De Rerum Natura

Algumas das pessoas que se opoem

Alguns perfis de subscritores, voluntários e apoiantes da ILC contra o Acordo Ortográfico

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O acordo e o sexo do integral

Aos meus amigos matemáticos:
Nos textos portugueses, Integral é masculino.
Nos brasileiros é feminino.

Existe uma versão oficial Acordo Ortográfico? Isto é, continua tudo na mesma, passa a ser transsexual em algum lado ou passa a ser hermafrodita?

Se isto for uma decisão "democrática", os brasileiros estão em maior número, mas nesse caso eles fazem da língua o que bem lhes apetecer (como na Wikipédia).

Obviamente, do ponto de vista matemático é-me indiferente.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

2013: O regresso dos clones

Olá a todos. As CarlosPaulices estão de volta.
Estou a pensar em criar um novo site ou um novo blog, com textos (e imagens) regulares sobre as aventuras dos meus clones...
Será que há público para isso?


PS: Não sou eu a pagar a net...
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990