sexta-feira, 15 de março de 2013
quinta-feira, 14 de março de 2013
Feliz dia do pi
Hoje é dia do pi.
Para quem não sabe, ou não se lembra, pi é o quociente entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro.
:)
Etiquetas:
Matemática,
pi
terça-feira, 12 de março de 2013
Disparates publicados no facebook.
Muitas das frases partilhadas no facebook têm a particularidade de serem aceites e partilhadas sem as pessoas pensarem duas vezes.
Muitas frases são atribuídas a pessoas... mas será que são mesmo elas as autoras?

Se calhar é melhor investigar em sítios credíveis se as pessoas realmente fizeram certas afirmações!
Outras são apenas frases feitas mas que não deixam de ser disparates. Coisas do tipo: "Nunca desistir"
Imaginemos um casal que contrai um empréstimo para pagar casa. A crise leva a que um deles fique desempregado e deixe de ser possível pagar. O casal deixa de conseguir pagar, portanto, não vai conseguir acabar o que começou, e terá de desistir da casa.
Dei apenas um exemplo, mas poderia dar outro mais pessoal: o meu mestrado na universidade nova de Lisboa.
São muito poucas as "frases universais", válidas em qualquer contexto.
Aliás, contexto aqui é a palavra chave.
Outra coisa estúpida são as frases deste género:

Por motivos óbvios!!!
Cada pessoa que partilhar, de certeza que tem amigos, portanto, se toda a gente partilhar estamos perante a propagação de "um vírus" -- eu vou evitar a expressão "crescimento exponencial" propositadamente.
E o que dizer da que se segue?

Sejamos responsáveis! É claro que não podemos fazer tudo o que nos faz "feliz" (mas... o que é a felicidade?)
À que se segue eu respondo com uma pergunta...

... Será que preciso mesmo de atirar-me de um precipício para saber que sem ajuda de algum tipo de instrumento ou máquina não consigo voar?
Até à próxima, e pensem bem no que partilham nas redes sociais.
Muitas frases são atribuídas a pessoas... mas será que são mesmo elas as autoras?
Outras são apenas frases feitas mas que não deixam de ser disparates. Coisas do tipo: "Nunca desistir"
Imaginemos um casal que contrai um empréstimo para pagar casa. A crise leva a que um deles fique desempregado e deixe de ser possível pagar. O casal deixa de conseguir pagar, portanto, não vai conseguir acabar o que começou, e terá de desistir da casa.
Dei apenas um exemplo, mas poderia dar outro mais pessoal: o meu mestrado na universidade nova de Lisboa.
São muito poucas as "frases universais", válidas em qualquer contexto.
Aliás, contexto aqui é a palavra chave.
Outra coisa estúpida são as frases deste género:
Cada pessoa que partilhar, de certeza que tem amigos, portanto, se toda a gente partilhar estamos perante a propagação de "um vírus" -- eu vou evitar a expressão "crescimento exponencial" propositadamente.
E o que dizer da que se segue?
Sejamos responsáveis! É claro que não podemos fazer tudo o que nos faz "feliz" (mas... o que é a felicidade?)
À que se segue eu respondo com uma pergunta...
Até à próxima, e pensem bem no que partilham nas redes sociais.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Por estes dias...
Esta animação,da minha autoria, é um zoom com rotação e uma pequena deformação ao famoso fractal "feto de Barnsley".
Resume algumas horas de trabalho, e é mais uma pequena colaboração para o programa Isto é Matemática.
Todos os episódios estão disponíveis no canal youtube deles.
segunda-feira, 4 de março de 2013
País de Ladrões
Recebi a seguinte mensagem no meu telemóvel:
O seu cartao nao foi utilizado nos ultimos 30 dias pelo que que vai ser debitado o valor de Eur 0.50 referente a cartao inativo
A mensagem revoltou-me. Recebo chamadas e sms's praticamente todos os dias. Protestei com a TMN mas de nada me serviu.
Disseram-me que era a política deles desde 1 de Janeiro de 2012.
Além de me sentir lesado, pois escolhi especificamente o meu tarifário porque nas características apresentadas sublinham a necessidade de apenas efectuar uma comunicação não gratuita de 3 em 3 meses, como aliás ainda constava do site deles.

Podia ser apenas um cêntimo! Aquilo é apenas mais um dos roubos que se tornou comum neste país e ao qual toda a gente fecha os olhos.
Além do mais aquele "inativo" e aquela mensagem sem acentos dá-me uma volta ao estômago!
É AO90 e sem acentos! Roubam-me a carteira e a língua!
PS:A propósito, sou português, vivo em Portugal mas começo a sentir-me mais à vontade com o inglês do que com a minha língua materna!
O seu cartao nao foi utilizado nos ultimos 30 dias pelo que que vai ser debitado o valor de Eur 0.50 referente a cartao inativo
A mensagem revoltou-me. Recebo chamadas e sms's praticamente todos os dias. Protestei com a TMN mas de nada me serviu.
Disseram-me que era a política deles desde 1 de Janeiro de 2012.
Além de me sentir lesado, pois escolhi especificamente o meu tarifário porque nas características apresentadas sublinham a necessidade de apenas efectuar uma comunicação não gratuita de 3 em 3 meses, como aliás ainda constava do site deles.

Podia ser apenas um cêntimo! Aquilo é apenas mais um dos roubos que se tornou comum neste país e ao qual toda a gente fecha os olhos.
Além do mais aquele "inativo" e aquela mensagem sem acentos dá-me uma volta ao estômago!
É AO90 e sem acentos! Roubam-me a carteira e a língua!
VERGONHOSO!
Observação: Será de estranhar a minha entrada no facebook sobre isto ter desaparecido da minha cronologia?
Ao menos a imagem continua no álbum "fotos da cronologia".
Ao menos a imagem continua no álbum "fotos da cronologia".
PS:A propósito, sou português, vivo em Portugal mas começo a sentir-me mais à vontade com o inglês do que com a minha língua materna!
sábado, 2 de março de 2013
Aconteceu na Islândia
Isto tem de ser publicitado:
A quem optar por ver o vídeo no Youtube, pode valer a pena prestar atenção aos comentários de outras pessoas.
Há quem diga que a visão é muito parcial, mas tendo em conta o que se passa cá, e olhando para lá, parece-me que eles neste momento estão muito melhores que nós.
Porque com toda a politiquice que se tem feito, até hoje ninguém me explicou claramente como é que foi possível deixar Portugal chegar ao estado em que está.
Ninguém me explica convincentemente porque é que foi necessário nacionalizar o BPN, nem porque é que até hoje não há ninguém atrás das grades, nem porque é que tem de ser o estado, ou seja, todos os contribuintes a injectar dinheiro nesse banco.
A lista continua, mas vocês já perceberam a ideia. Não vou me prolongar. Apenas gritar:
A quem optar por ver o vídeo no Youtube, pode valer a pena prestar atenção aos comentários de outras pessoas.
Há quem diga que a visão é muito parcial, mas tendo em conta o que se passa cá, e olhando para lá, parece-me que eles neste momento estão muito melhores que nós.
Porque com toda a politiquice que se tem feito, até hoje ninguém me explicou claramente como é que foi possível deixar Portugal chegar ao estado em que está.
Ninguém me explica convincentemente porque é que foi necessário nacionalizar o BPN, nem porque é que até hoje não há ninguém atrás das grades, nem porque é que tem de ser o estado, ou seja, todos os contribuintes a injectar dinheiro nesse banco.
A lista continua, mas vocês já perceberam a ideia. Não vou me prolongar. Apenas gritar:
Quero
Justiça!
Justiça!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

