quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Interesses económicos nos incêndios?

Recentemente li um texto (de 2005?) atribuído ao jornalista José Gomes Ferreira, que me deixa preocupado.

O texto está neste blog: http://abme.blogs.sapo.pt/5542.html
Espero que a polícia judiciária já tenha feito as devidas investigações.

O problema é que o país continua a arder!
A "política da terra queimada" persiste! E isto é deveras preocupante!

Há quem acuse o texto de ter muitas imprecisões (ver comentários no link acima), mas de facto, até que ponto estas imprecisões são pertinentes?

Não podemos andar aqui a perder tempo com tretinhas enquanto nos queimam o país!

O país está cheio de fala-baratos que comentam tudo e mais alguma coisa mas não fazem nada para que mude.
Toda a gente tem opiniões. Óptimo! Quantas dessas opiniões estão baseadas em factos, e quantas estão baseadas em (mau) trabalho jornalístico?

Recordo que recentemente vi uma notícia na TVI24 onde diziam haver um buraco negro no sol...

Tive de procurar a notícia original para perceber que o problema deve ter estado na tradução por alguém que não percebia muito do assunto...

Se tivéssemos jornalismo imparcial e de qualidade, talvez tivessemos pessoas mais bem informadas, e a dizer menos disparates como é o caso de muitas das pessoas que andam por aí a comentar blogs, redes sociais e etecetera...

Rio-me quando vejo pessoas usarem a designação "certeza matemática" para justificar um disparate.
Quem me vem com uma expressão dessas que me faça o favor de me apresentar o raciocínio todo, mas regra geral quem usa essa expressão tem muito pouca ou muito má formação matemática.

Eu tenho alguma consideração pelo jornalista José Gomes Ferreira. Apesar das imprecisões apontadas, ele faz muitas afirmações pertinentes e penso que se lhe apontarem as tais "imprecisões" ele ou deve corrigir-se ou justificar-se.
O texto toca em muitos pontos pertinentes (e alguns podem já estar desactualizados) e que devem ser alvo de um sério comunicado público de autoridades competentes e com conhecimento de causa ..

E não fiquemos por aqui a debater porque existem pessoas a perder vidas.
Opiniões com mau ou sem conhecimento de causa só atrapalham.
Mas sugestões e mão de obra devem ser sempre bem vindas!
Não façam de opiniões, factos ou notícias.. já nos atiram demasiada areia aos olhos!

Sobre os incendiários da serra do Caramulo... deixem as autoridades fazer o seu trabalho. Parece-me que pela opinião pública todos os acusados são sempre culpados!  Só que aqui, há qualquer coisa que está a fazer muito pouco sentido, embora "não haja fumo sem fogo...". Duvido que alguém no seu perfeito juizo vá admitir um crime com estas proporções que não tenha cometido, portanto quem confessou deve ser culpado (mas nunca se sabe). Quanto ao outro implicado que salvo erro está no Luxemburgo... ele foi acusado, deixem as autoridades descobrir se de facto ele é culpado ou não, e sugiro que colaborem com as autoridades no que for possível.
Suponham que ele tem um alibi válido e as autoridades são obrigadas a deixá-lo livre...O problema é que a opinião pública já o condenou!

Vamos tentar confiar nas autoridades, e se o suspeito for deixado em liberdade, vamos lá tentar saber porquê e pedir explicações...

Podemos  até apenas estar perante o encobrimento de um crime económico...portanto deixo a investigação aos especialistas, porque a minha opinião não passa de uma opinião que pouco ou nada vale.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Eu já tinha dito que não comentava exames

Eu vou sugerir que comece por ler isto:
http://www.clube.spm.pt/arquivo/2458/
Eu tenho sérios problemas com a palavra "difícil", portanto, normalmente recuso-me a usá-la.
O que se passa é que a dificuldade é (muito) relativa.
Dou-vos um exemplo.
Lembro-me de (para não variar, na infame fcul) de uma vez ter feito uma questão a um professor sobre uma fórmula que estava num livro (a cadeira funcionava em regime tutorial).
Ele respondeu-me que a dedução era "difícil".
Não era a resposta que eu estava à espera.- confiem em mim, não foi como forma de motivação!
Estava à espera de uma ideia para a dedução, ou se fosse algo pouco óbvio, que me sugerisse bibliografia.
Como a dedução da fómula não era importante para o que era proposto passei à frente(mas tendo em conta o que a fórmula "dizia" eu fiquei curioso: aquilo interessava-me, e ter visto uma dedução poderia ter-me poupado um mês de trabalho dias depois... )
Após ter passado a cadeira, algumas semanas depois do fim do semestre, enquanto relaxava.. deduzi a fórmula numa página A4, sem grande esforço, e sem ter recorrido a conhecimentos muito avançados.

Dois anos depois, enquanto assistia a uma cadeira (que nem fazia parte do meu plano curricular)  na fctunl, para minha surpresa, vejo o professor fazer a mesma dedução que eu tinha feito...(naturalmente, outro professor)

( vão lá gozar outro... só não vou partilhar a fórmula porque não quero que sejam capazes de identificar o professor da fcul )

Voltando ao exercício do exame da 1ª fase de Matemática A de 2013
 
Tendo em conta para que são aqueles exames, não me oponho a exercícios que sejam trabalhosos (sem exageros), mas mesmo assim, não consigo considerar este exercício "trabalhoso".

Seja como for, não consigo aceitar que se façam exanes com "dificuldades" diferentes para alunos que têm o mesmo destino.
O 15 de um aluno que fez um exame "fácil" devia valer menos que o 10 de um aluno que fez um exame "difícil"

No fundo isto também mostra o que eu penso de notas académicas...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Esta é uma imagem de ontem da NASA e é bem notória a superfície do nosso País que está a arder, mais vez muito obrigado a todos os homens e mulheres que apesar das dificuldades continuam incansáveis a combater este flagelo sem fim, são os nossos heróis. 
 João Vaz, Rádio Comercial (30/08/2013)

Caça às bruxas no século XXI


A justiça em Portugal deixa muito a desejar...
Desde há vários anos que temos Verões recheados de incêndios, onde convenhamos, é muito difícil acreditar que não provêm de fogo posto.
Perdem-se imensas vidas e também o trabalho de muitas vidas, e isto sem contar com as vidas dos bombeiros.
Recentemente assistimos às críticas de imensa gente por o presidente da repúplica ter dado as condolências à família de António Borges, o homem que:

Em 2011,  ganhou 225 mil euros livres de impostos e defende que reduzir salários "é uma urgência".

Em 2012, aquando da apresentação da parte do Governo duma proposta de redução da Taxa Social Única para as empresas, a qual foi rejeitada pela maioria dos empresários, António Borges acusou-os de serem "completamente ignorantes" e que "nunca passariam no primeiro ano do seu curso" se fosse seu professor, por desconhecerem a significância da medida.


Medidas tremendamente preocupantes para o país com os salários mais baixos da Europa e insustentáveis para a maioria das famílias portuguesas. Por mais brilhante que fosse, António Borges ou desconhecia a realidade do país ou estava-se nas tintas para ela.

É realmente de mau gosto o nosso presidente da republica ter dado primeiro as suas condolências à família de António Borges, deixando para depois os bombeiros.

Obviamente alguns adversários políticos de Cavaco Silva aproveitaram esta (grave) gafe, como qualquer predador.

Não vou entrar em jogos políticos, e de facto, estou-me nas tintas para eles.
Incêndios propositados deviam ser considerados traição nacional e penalizados com prisão perpétua.

O prejuízo que dão a muita gente nunca será recuperado...
Num país onde vemos uma justiça no mínimo dos mínimos anedótica, fico preocupado por começar a notar indícios de "justiça" pelas mãos dos populares, como à primeira vista, parece ser o caso de http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/incendios-incendiario-morto-pj-chaves-tvi24/1483763-4071.html

Está aberta a época de caça ao incendiário... mas deixem a caça para as autoridades.
E denunciem as que não fizerem o seu trabalho.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Convençam-me!



Proponho aqui um desafio pouco habitual.
Convençam-me apenas com argumentos ortográficos (com exemplos) que  o "Acordo Ortográfico" de 1990 é de facto benéfico para a língua portuguesa.

Recuso argumentos que recorram a coisas como "prestígio internacional", "unificação" e etecetera.
Até porque são argumentos que já vi serem facilmente desmontados por muita gente, e porque não são argumentos ortográficos.
Se não sabem o que é ortografia, façam-me um favor: não tomem posição pró nem contra!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O 12º Doctor

A notícia já tem várias semanas, por isso não é novidade.
O actor britânico Peter Capaldi foi anunciado recentemente como o 12º  doctor, ou seja, em breve o Doctor interpretado por Matt Smith regenerar-se-á para o Doctor Peter Capaldi.



Para não variar, pela internet já começaram os comentários prós e contras, baseados nos trabalhos anteriores do actor... sem o actor ter gravado um único episódio ainda!

Bem, o que faz Doctor Who ser um sucesso é a criatividade das histórias e todo o elenco...
A melhor reacção é mesmo:
Parabéns ao actor. Esperemos para ver.

Tudo o resto é especulação.


PS: Ao menos ao abrigo do tal "novo" (des)acordo ortográfico Ficção científica, escreve-se da mesma forma, porque o primeiro c não é mudo... E as constantes que só eram mudas para alguns e não para todos? Que legitimidade tem um pequeno grupo de pessoas para me dizer que elas são mudas e portanto desaparecem? Para mim o p de Egipto nunca foi mudo ...
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990