O jogo consistia no seguinte: Monty Hall (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas estava um carro (prémio bom) e que as outras têm cabras (prémio considerado mau).
- Na 1ª etapa o concorrente escolhia uma porta sem abrir ;
- De seguida Monty abria uma das duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo à partida que o carro não se encontrava ali;
- Agora com apenas duas portas para escolher, sabendo que o carro está atrás de uma delas, o concorrente tinha de decidir se mantinha a porta escolhida ou se mudava para a outra porta que ainda estava fechada.
Este simulador calcula experimentalmente a probabilidade de o concorrente ganhar o carro mudando de porta.
O utilizador pode escolher quantas simulações devem correr e em que porta se deve esconder o carro, pressionando repetidamente o botão "Reorganizar portas" até o carro se encontrar no sítio desejado.
A probabilidade é aproximadamente a frequência relativa do número de vitórias (vitória="sair o carro ao concorrente").
-Será que a probabilidade é a esperada?
-Repita as vezes que desejar