terça-feira, 30 de junho de 2015

Ilusão de óptica?


Ontem, ao final da tarde olhei para o painel à frente do mercado dos lavradores, no Funchal, e vi isto:

Mas que raios? A Sé com duas torres?(Incrível: foi mesmo o que me passou pela cabeça!)
Passei alguns minutos a pensar se poderia ser alguma ilusão de óptica com uma torre perto da Sé, mas não estava a ver qual... talvez pelas cores que eu estava a ver. Tanto que acabei por fotografar o painel (com o telemóvel) para mais tarde, ao passar por lá conseguir identificar a torre.
Alguns minutos depois ao aproximar-me da Sé, percebi a "ilusão de óptica".
A verdade é que nem sempre vemos o que está à frente do nariz...

Comentadores da treta e os gregos...

Tenho visto muitos portugueses a criticar a Grécia e o povo grego em geral, nas redes sociais e em comentários a notícias de jornais (onde, de facto leio autênticas pérolas).
O problema não é a Grécia nem os gregos, é esta "economia" com base em dívidas e a maldita política de austeridade que na verdade complica imenso a vida dos povos (Não é preciso muito:veja-se Portugal).
Que sabem vocês realmente sobre o estado a que chegou a Grécia?
Já agora, caros patrícios portugueses, alguém sabe me explicar o porquê disto sem me falar de corrupção e de má gestão de dinheiros públicos?

No caso de Portugal, recordo que com a entrada na (altura) CEE, foram feitos imensos disparates, e que toda a gente tem consciência disso. Disparates que só tiveram lugar porque temos uma classe política com vistas curtas, que não vive no país real e por isso comete imensos disparates. O mais grave é que todos os que acabam por chegar ao poder desde essa altura acabam por ser farinha do mesmo saco...
Não era necessário o primeiro ministro Passos Coelho ter mandado emigrar (não é mito urbano não... eu lembro-me, os media e a Internet lembram-se). Todos nós temos olhos na cara. Num país que se prostitui aos interesses estrangeiros, ninguém quer viver.

domingo, 28 de junho de 2015

Iniciativa: Exames sem AO!

Terminada a primeira fase de exames nacionais em Portugal, surgiram online algumas resoluções de exames. Ora, é bem sabido que muitos professores(e alunos!) opõem-se com unhas e dentes ao acordo ortográfico de 1990.
Quantos serão capazes de publicar resoluções sem AO?
Matemática A 1ª fase 2015

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Parabéns Angola! Parabéns Guiné-Bissau! Parabéns Moçambique!

Porquê? Por isto.
Peço desculpa por o link estar em acordês...Mas em Portugal há jornais que aderiram ao acordo, e outros onde se insulta publicamente quem é contra o acordo.
Portanto, angolanos. guineensees e moçambicanos dou-vos os parabéns por terem representantes com coragem de defender a língua portuguesa. Em Portugal (e ao que parece, nos restantes países da CPLP) continuamos a viver sob uma ditadura ortográfica.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Após quase 2 anos a trabalhar quase ininterruptamente (mas tenham juizo e não pensem que ganhei bom dinheiro com isto... eu pago impostos), tenho agora um período mais folgado.
Atenção Não aceito novos explicandos de ensino pré-universitário por algum tempo (até ao fim do mês)! Entretanto vou ver se acabo algumas coisas e descanso.
Se calhar o cansaço é por serem 4h30m! Ok, vou voltar para a cama!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

sábado, 20 de junho de 2015

O Olimpo ficou mais vazio...


Ontem à noite, no facebook.
"Estás aí?"
"Agora estou"
A frase seguinte foi qualquer coisa que eu tive de ler duas vezes, não por não perceber, mas porque custou-me a crer.
A morte é sempre chocante e inesperada. Mas nesta, o termo "inesperada" tomou proporções maiores do que eu estava habituado.
Habituei-me a olhar para os colegas na UMa, um pouco como os deuses do Olimpo... "imortais".
Não por não serem humanos mas, pelas áreas (da Matemática) em que trabalham. Aliás, o simples facto de trabalharem em Matemática faz deles "deuses".
(atenção... desse ponto de vista eu sou um mero sacerdote...nunca serei um deus)
Os deuses deviam ser imortais.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Más decisões

O acordo ortográfico é tão mau que já quase não leio nada em "português" (aquilo não é português, é acordês, ou na maioria dos casos mixordês). A minha língua tem sido o inglês e alguns textos pré-AO.
A microsoft decidiu não incluir o português (ou "português pré-AO") no novo Windows 10 que quer impor...(estão a "oferecer“ o Windows 10 gratuitamente a quem usa Windows 7 e 8, mas nestas condições... )

Má decisão. Muito má. Consequentemente a minha opção é esta: se eu alguma vez utilizar Windows 10, utilizarei em inglês... do Reino Unido.
Cobardemente o ministério da educação escondeu-se por detrás da capa “o AO90 é um acordo internacional". Desde quando é legítimo um acordo internacional decidir sobre as normas de um idioma? Isto é ridículo! O "acordo" foi-nos imposto! Por políticos! Com base em algo que tem mais de anedota do que de racional. Acredito que muita gente no estrangeiro deve rir-se sobre a forma como as coisas são decididas em Portugal.
Eu tenho me dado bem com o Linux Debian. Tenho um portátil com o Windows 8.1...mas infelizmente não gosto do sistema. O meu linux tem me dado muito menos problemas(há poucas horas perdi uma hora e picos a recuperar o que resultou de um estranho e inexplicável ecrã azul no Windows 8.1).

Impuseram o AO nas escolas. Em alguma imprensa e em alguns meios de comunicação. Agora chego a ler artigos de opinião onde os autores com mania de superiores insultam quem se opõe ao AO, como se fosse apenas uma questão de "preguiça mental".

Cada vez mais olho para o acordo ortográfico com uma vigarice ditatorialmente imposta por uma classe de vigaristas cujos interesses são bem diferentes dos de uma nação.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CarlosPaulices num futuro próximo (I)

Estive a passar os meus olhos por alguns mestrados em Matemática oferecidos pelo país e bem tenho de revelar que NENHUM me interessou, por vários motivos.
Por outro lado, recordo que não está nos meus planos voltar a desembolsar um único tostão dos meus bolsos para instituições do ensino superior, mas ignorei este detalhe ao "avaliar" os mestrados!
Ou seja, devo continuar a escrever carlospaulices apenas limitado pelo meu tempo disponível e pela tecnologia.
Em Janeiro tive um pequeno problema com a minha máquina Linux (disco rígido... mas penso que recuperei "tudo"...incluindo o software que eu uso para escrever textos matemáticos para este blog - recordo que deixei alguns textos por acabar)

Ter perdido o telemóvel também não me ajudou muito, mas o meu novo telemóvel (que é dual-sim) tem uma câmara HD, está a tentar-me, a ver se gravo algumas carlospaulices em vídeo. Aqui o truque é fazer uma coisa decente... junto com algumas animações geradas por computador a partir de algumas equações "minhas".

Lá para o mês que vem, exploro esta ideia...

Ideias não me faltam. Vamos lá ver como consigo gerir o meu tempo e a minha imaginação.
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990