domingo, 26 de março de 2017

Intimidação: Amor à camisola

Recentemente, numa troca de S.M.S:'s  eu respondi que nunca na vida sugeriria um curso de Matemática a um bom aluno.
E as respostas que tive lembraram-me uma "lavagem cerebral" praticada por algumas pessoas na Universidade da Madeira...
Na verdade não me referia àquela instituição em particular, só que parece que sem querer piquei alguém.
Mas, já que se fala no assunto, e sem querer repetitivo, pois já falei sobre o "amor à camisola" no passado (por exemplo aqui - não sei de cor as datas dos meus posts... fui ao google).

Quando um ex-aluno "fala mal" do seu curso, sabe perfeitamente porque o faz. No meu caso, tenho "óptimas" memórias, por exemplo, do meu último ano de licenciatura, no ano lectivo 1998-1999: "Opções" impostas pelo departamento, um "seminário" que honestamente, é o mais estranho que conheço, tendo como referência todas as pessoas que conheço com curso de Matemática, que não são poucas! Nem vou falar das avaliações nesse "seminário...", porque vai mesmo custar ao leitor acreditar...
(Vá lá acusem-me de difamação! Vejam se tenho medo!)

Depois se começar a falar dos meus mestrados... Não!
Se há pessoas que se deram bem... há.
Mas eu dei-me mal. Se não fosse o pormenor de ter acabado o secundário com 20 a Física e a Matemática, e ter sido o melhor aluno do meu curso nesse ano lectivo ...a minha opinião seria irrelevante.

Se há necessidade de apelar ao "Amor à camisola", quando ninguém está a apontar o dedo é porque alguém reconhece que fez asneira (não levem a mal se sair outra palavra... não vou rever este texto!)

Aliás, quando se quer amor à camisola, faz-se por merecê-lo.
Manobras de intimidação como "se falas mal do teu curso ninguém te contrata"... além de falsas demonstram um tipo de mentalidade típico de ditaduras, e de onde não há qualquer respeito pela opinião dos outros.

Já agora, quando "não recomendo o curso de Matemática" aos meus alunos/explicandos, é literalmente: eu nem falo do assunto, mas sim, recomendo outros cursos...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990