segunda-feira, 26 de março de 2018

Limpeza de balneário

Desde a minha licenciatura que tenho noção de que o ensino superior precisa de uma limpeza de balneário.
Frequentando mestrados na fcul e fctunl, passou a convicção.
Já devem ter lido por aqui a frase
"Isso está errado porque tenho mais experiência que tu."
(certo... em Matemática... esta foi-me dita na fac. Ciências e tecnologia da Univ. Nova de Lisboa)
ou
"Em Análise não se usam teoremas da Álgebra."
(Esta veio da fac. Ciências da Universidade de Lisboa)
...
Não foram casos isolados, há outras. Algumas piores, e muito provavelmente já as escrevi por aqui.
Na vida recordam-se dois tipos de professores. Os bons e os maus.
Tenho tentado não repetir o que aprendi com os maus.
Em explicações não aceito casos pelos quais nada posso fazer...

Mas mesmo assim, o amargo sabor da "derrota" teima em visitar-me.
Porque o sucesso não depende só de mim.
Por vezes pergunto-me "que mais posso eu fazer?".

Se eu puder fazer alguns alunos evitar alguns 'sósias' das personalidades que encontrei... eu faço.
Pelo menos até a tal limpeza ser feita...
(A mim, ninguém devolve o tempo que perdi... )

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990