A todos os que valorizam as estatísticas sobre o ensino, vou contar um episódio muito giro que me durante anos me foi contado por alunos do secundário (e depois tive oportunidade de confirmar...)
Chegando aos testes intermédios sem ter cumprido o programa, o professor diz aos alunos para não responderem a questões correspondentes ao programa que não foi cumprido, e depois distribui a correspondente cotação como bem entende por outras questões. No fim, esses alunos acabaram por ter melhor média nos testes intermédios que colegas de outros professores que cumpriram o programa...
(Neste ano ainda não ouvi isso, mas, bem... ainda faltam alguns testes intermédios)
Moral da história: um ensino que depende demasiado das estatísticas é um ensino que vai acabar por ter episódios onde se forçam ou aldrabam critérios de avaliaçã̃o por forma a haver melhores notas mas onde na realidade os alunos não aprendem o que é suposto.
Pior ainda, por cá ficamos com um ensino que só evoluí quando certas pessoas fora de Portugal decidirem.
Deixem de usar a estatística desta forma! Não viciem os dados! E principalmente, não sejam reféns dela!
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