Não, não está.
Tenho andado ocupado... Após a Páscoa entrámos em contagem decrescente para os exames de 6º,9º e 12º, fora os exames de cadeiras do ensino superior, e portanto, o meu suposto "Part-time" de explicações está praticamente em full-time.
O que tenciono fazer em breve, para além, disso?
Penso escrever em breve uma continuação do texto que escrevi há uns anos com a resolução do problema dos 2 corpos recorrendo a mecânica Newtoniana.
A intenção é resolver o mesmo problema desta vez, recorrendo ao formalismo Lagrangiano, e já agora ver o que consigo fazer com os problemas restrito dos 3 corpos, e dos 3 corpos [São problemas distintos].
Se eu conseguir simplificar suficientemente o problema dos 3 corpos, talvez publique aqui como obter algumas soluções.
Note-se que eu não estou a falar de copiar soluções de algum lado... estou a falar de problemas em que já toquei, que conheço algumas soluções... e que só publicarei aqui se conseguir torná-las "simples", no sentido de que não sejam necessários conhecimentos "muito avançados" para compreender a resolução.
Caso não o consiga.. bem... o blog "caderno de Matemática", espera o seu primeiro post.
Embora o problema dos n-corpos possa ser visto como um problema físico, é possível abordá-lo apenas matematicamente.
Aliás, quando resolvi o problema dos 2 corpos originalmente, resolvi-o sem pensar nos meus conhecimentos de Física. Depois é que comecei a pensar que se calhar seria boa ideia chamar algumas constantes pelos nomes, e averiguar se era possível, recorrer a alguns "atalhos" da Física para poupar cálculos..
Portanto... não deixem de ir aparecendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário