Como já referi em posts de anos anteriores, de acordo com o filme Star Trek: First Contact, em 5 de Abril de 2063 vamos simultâneamente fazer o primeiro voo a velocidades Warp, e ter o primeiro contacto oficial com uma espécie inteligente extraterrestre: Os Vulcan.
Bem, entretanto, em 2016, vamos lendo notícias que preferíamos não saber que mostram uma (des)humanidade que me dá arrepios.
Portanto, vou falar do meu computador com 10 anos, o Scratchy.
O Scratchy esteve comigo em Lisboa, em Almada... na Nova, está cheio de riscos e arranhões (por isso ficou com o nome que tem), e neste momento corre Linux (Debian Jessie).
"Corre", é o termo adequado. É rápido, mesmo comparado com outros computadores mais recentes que já passaram aqui por casa.
Mas ontem, pregou-me uma partida...
Ao ligá-lo recebo uma mensagem de erro no disco rígido, e tenho de fazer um fsck (pode dizer-se que é o equivalente linux a um scandisk).
Assim que acabo de o fazer, o computador já liga e... hum??
Onde é que anda a minha pasta pessoal?
Desapareceu, com todo o seu conteúdo!
Ok, encontrei algumas coisas na pasta "lost+found"... mas deve ser mais seguro fazer um restauro a partir das minhas cópias de segurança, e se calhar ver que componentes do hardware têm de ser substituidas.
(Tendo em conta as mensagens iniciais .... provavelmente o disco)
Pelo sim pelo não, arranquei o computador com o CPKnoppix (é a minha versão modificada do Knoppix, um Linux "live" que arranca e corre a partir de uma pen), criei um ficheiro .img formatado para ext4, montei-o e copiei todo o conteúdo da pasta lost+found para lá. Assim que houver tempo vejo se é possível recuperar algumas coisas recentes que não foram guardadas em backups, nomeadamente scripts, fichas de trabalho para explicações, programas para calculadoras, e um potencial modelo de página com software para calculadoras para alojar neste blog e no blog CPmathExplicações.
Quanto ao CPKnoppix, não é algo que eu vá distribuir, embora esteja em Português (sim, Knoppix em Português), contenha imensa coisa útil como por exemplo algumas criações minhas,0 o WabbitEmu com as ROMs das minhas (defuntas) calculadoras TEXAS INSTRUMENTS e a versão mais recente do Geogebra . Distribuir as minhas ROMs seria pirataria, e não me apetece arranjar problemas.
Para poder teria de rever licenças e o software a mais que a minha versão tem em relação à do Knoppix.
Portanto, para já, está fora dos meus objectivos...
Por hoje, despeço-me com um "feliz dia do primeiro contacto", e até à próxima.
PS:
- O screenshot é uma imagem do CPKnoppix a restaurar a minha pasta de utilizador do Debian, vários minutos depois de eu ter escrito este texto.
O Wallpaper está disponível em:
http://wallpaperstock.net/startrek%3A-first-contact_wallpapers_20216_1152x864_1.html - O restauro a partir do backup teve sucesso, e consegui recuperar parte dos ficheiros perdidos. Penso que com tempo consigo restaurar o resto.
Sem comentários:
Enviar um comentário