domingo, 2 de abril de 2017

Ensino da Matemárica no século XXI






Hoje de manhã, chegou-me esta notícia do Diário de Notícias :
Professores de Matemática: escolas já não conseguem cumprir programas.
Não vou meter a cabeça na areia. Na verdade há quem consiga cumprir os programas (...ok, para já, eu vou estar calado sobre isto...), mas muitos não conseguem.
Ninguém estava à espera que os novos programas fossem aceites de forma pacífica dada a forma como foram impostos, nem que tudo corresse bem nos primeiros tempos de implementação.
Dito isto, alguns dos verdadeiros problemas que existem, já existiam em todas as versões anteriores dos programas!
Nunca haverá um programa que agrade a todos.
O facto de não se conseguir cumprir programas pode ser preocupante, dependendo do que não foi cumprido.
Do lado dos alunos, saindo estas notícias (de "inadequados para a idade dos alunos") nos jornais, justificam o seu desleixo...
Há alunos que não fazem trabalhos de casa, "só estudam" de véspera, e desculpam-se com "é muito difícil".
No caso da Matemática A, grande parte dos alunos que me chegam a pedir explicações no 2º período do 10º ano, com notas abaixo de 5-6 (!) são alunos que querem receitas e usam receitas para resolver exercícios, mas não estão nem nunca estiveram minimamente interessados em querer saber ou tentar perceber porque funcionam... (alguns deles nem têm maturidade para isso) e quando num teste aparece uma questão ligeiramente diferente, não sabem fazer, porque não tinham uma receita memorizada para aquela questão com aquele português. Aliás, a maioria deles nem passou na prova final de 9º ano.
Estes alunos não têm qualquer interesse em saber os porquês das resoluções, ou seja, do meu ponto de vista, não têm qualquer interesse em Matemática.
Isto de conteúdos "inadequados para a idade dos alunos", na verdade não é de todo disparatado, mas numa sociedade onde vários dos professores do ensino dos primeiros dois ciclos sempre foram pessoas com dificuldades a Matemática, é difícil fazer uma avaliação correcta e justa. No entanto, quando olha para alguns casos que eu conheço, tenho de concordar que há ali qualquer coisa que não bate certo... ou os conteúdos são inadequados, ou na verdade, aquela não é a melhor forma de ensinar aquilo!

Estamos no século XXI, o ensino da Matemática pode ter de ser repensado, mas não podemos ir atrás de toda e qualquer moda de outro país ou defendida por um Chico-esperto qualquer.
Sem o ajuste correcto de certos parâmetros, qualquer que seja o programa, haverão sempre problemas bem sérios. Não podemos nem vamos ter um programa que agrade a todos, mas precisamos de um cientificamente correcto, que não venda gato por lebre, e que discipline professores e alunos.
Façam lá os ajustes que tiverem de ser feitos, mas não me piorem a situação com estas notícias nos jornais,...

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990