Depois de anos com blogs, a passear em redes sociais, ganha-se alguma imunidade a comentários estúpidos.
Claro que ninguém está para ir para uma rede social ser insultado, ou ver idiotas a falar sem conhecimento, ou a usar palpites como se fossem "a verdade".
Na verdade as pessoas não querem saber da verdade para nada.
Querem é 'ter razão'!
Assim sendo, este século XXI começa a tornar-se preocupante.
Pessoas sem o mínimo conhecimento científico, afirmam que a Terra é plana, que o homem nunca foi à Lua, e negam evidências científicas que até lhes permitem por exemplo, estar na Internet a dizer tais barbaridades.
A culpa não é bem delas. A culpa é de uma deficiente formação científica e dos pseudo-intelectuais que o permitiram.
O meu objectivo aqui, não é apontar dedos, mas é necessário saber o que se passou, como se passou e quem foram os responsáveis, para que se possam corrigir erros, e evitar que se repitam.
Situações como a que vivi, em que em mestrado tive um professor a dizer-me na cara que o meu correctíssimo trabalho "estava errado porque ele tinha mais experiência do que eu"... não podem voltar a acontecer no futuro nem em lado nenhum.
É muito fácil tomar a palavra de um professor contra a de um aluno, mas os professores são humanos, e cometem erros. Recordo que já dei aulas...
Alguns até vigarizam e corrompem o sistema para não serem detectados!
(O primeiro a dizer que não, é mentiroso: eu assisti a alguns "actos criminosos", e por várias vezes denunciei... mesmo por falar de certos assuntos aqui no blog já tentaram intimidar-me! A sério!)
Em Matemática,a linguagem da ciência, o certo ou errado tem de se basear em argumentos bem sólidos! Estar "certo" ou "errado" porque A, B, ou C afirmaram, é um argumento inválido! Estar "certo" ou "errado" porque foi mostrado, e toda a gente pode ver a prova, por outro lado...
E repito: por mais chato que seja, eu não posso esquecer, nem deixar de trazer o assunto de volta de vez em quando... pelo menos até o sistema começar a fazer rolar cabeças, em vez de deixar esses senhores impunes ou em posição de voltar a fazer o mesmo ou pior!
Algo continua bem podre no ensino... desde o século passado!
Revoltante!
Sem comentários:
Enviar um comentário