segunda-feira, 2 de maio de 2016

Redescobrindo as propriedades da roda...

Hoje, vou pedir aos meus caros leitores que façam uma pesquisa pelo nome Tamar Barabi.
Se estiverem a sentir-se preguiçosos eu faço por vocês. Cliquem aqui.
Vamos ignorar que o Google prefere chamar-lhe Tamar Barbie.
A história conta-se em poucas linhas.
A rapariga, de 16 anos, resolveu um trabalho de casa usando um teorema que, segundo o professor dela, não existia. Se tal teorema existisse iniciaria uma nova teoria em Matemática.
A rapariga foi para casa, e com o auxílio do pai, também professor de Matemática, demonstrou o tal teorema.
Alegadamente mandaram o teorema para vários especialistas em torno do globo... e pronto. Nasceu uma lenda.

(Podem ver um exemplo de uma dessas notícias aqui )



Bem... Não sei a que especialistas mandou ela o teorema, visto que o teorema já é conhecido há pelo menos dois milhares de anos, e consta nada mais, nada menos que nos Elementos de Euclides.
Mais precisamente, Livro 3, proposição 9. (Começa no fim da página 79 deste pdf , ou se preferirem, aqui, nesta página ).

Bem... Não digo que a Tamar e o pai não tenham conseguido redemonstrar o teorema, (aliás, mal li a notícia, eu próprio consegui demonstrar... é um bom exercício que se resolve com Matemática de 3º ciclo...)
O que me preocupa é acharem que foi feito algo de novo!
Na verdade, andando a brincar com programas de Matemática, é natural que em certas partes do globo se "perca" conhecimento, mas isto é grave!
E feio para os matemáticos que classificaram como "inovador"!
Esperemos que isto seja apenas um exemplo de mau jornalismo, porque se não, quando ouço certos individuos dizer que Portugal ainda não deu o salto do século XX para o século XXI em matérias de educação, eu penso que não é Portugal que vai no mau caminho. Pode não ter as melhores decisões, mas certamente, não tem as piores!

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