quarta-feira, 3 de abril de 2019

Chegou a altura de dar um murro na mesa

Ando a ver blogs, canais de youtube, contas facebook... etc.
Na era da Internet toda a gente tem coisas a dizer.
Toda a gente acha que  a sua opinião conta.
Que é importante.
E as pessoas são suficientemente arrogantes para acreditar que a sua opinião deve ser imposta às outras.

...Por mais estúpida que seja!
E isso preocupa-me. Este tipo de "democracia" permite que alguém que não perceba nada de ciência, proclame que a Terra é plana, e arranje seguidores.


Há culpas a distribuir, mas, sistemas de ensino que permitam a proliferação destas ideias, são sistemas de ensino que têm problemas pouco saudáveis.


Anda muita gente a discutir aprendizagens, programas de disciplinas, métodos de ensino.  Noto muitas coisas, mas raramente vejo ali alguém a fazer análises sobre o que se vai passar num futuro a longo prazo.
Sobre a verdadeira necessidade de um aluno aprender o assunto A,B ou C.
Há coisas que têm de ser transmitidas, sob o risco de o conhecimento se perder.
Isto lembra-me que parto-me a rir quando vejo documentários onde atribuem "conhecimento perdido" a extra-terrestres.
Perdeu-se o conhecimento de algo que foi feito por humanos, e a estupidez, também humana, por não compreender, atribui, irracionalmente, o conhecimento a extra-terrestres, deuses...

Quando um aluno me chega e percebo que apenas quer mecanizar resoluções sem perceber porque funcionam, mando-o "passear".
Porque posso e porque sei que daquela forma acaba mal.
Não faltam explicadores. Vão chatear outro.

Nem todos são como eu.
Vejam esta coisa bastante estúpida.
No 9º ano de escolaridade os alunos aprendem a fórmula resolvente.
Mas durante anos a fórmula apareceu nos formulários de exames do 3º ciclo (final do 9º ano)

Quem acha que Matemática (palavra que até tem a sua origem no verbo aprender...) se deve fazer sem memorização, é alguém que merece um insulto meu (mas vou ser mais simpático, só sugiro que vá embora e não volte a ler nada meu).
A memória treina-se. Nas outras disciplinas os alunos memorizam de tudo.
Aliás... conversando com qualquer um deles, percebe-se que têm coisas "gigantescas" memorizadas, e pouca gente nota.

Não é por uma calculadora resolver equações de 2º grau que não vou saber a fórmula resolvente! Não acho mal que usem a calculadora para isso... acho mal é que só saibam fazer isso na calculadora.

Todos os anos, sem exagero, chegam-me alunos dos ensinos secundário e superior que não sabem a fórmula resolvente, nem mesmo a função quadrática!!!

Agora que querem fazer entrar alunos do ensino profissional sem exames no ensino superior, a boa educação impede-me de escrever o que acho do assunto.

Apetece-me mesmo e vou começar a fazer testes de diagnóstico e a recusar alunos de ensino superior com base nos resultados desses testes!

É inaceitável que uma instituição admita num curso com forte componente matemática, alunos que não satisfazem requisitos mínimos e depois vão chatear explicadores.
Há cursos onde se entra com prova de PORTUGUÊS, mas exige-se que os alunos dominem cálculo diferencial...ora, há alunos que conseguem entrar lá tendo visto Matemática pela última vez no 9º ano, e nesse ano, tirado negativa a Matemática!
Eu já me dei ao trabalho de perceber como é que os alunos chegam a certos cursos e não gostei do que vi.
Não meus senhores, isto não é igualdade nem justiça. Isto é PALHAÇADA!

Desculpem-me: já não tenho paciência!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990