segunda-feira, 14 de setembro de 2015

"Depois entramos em contacto"


"Depois entramos em contacto" - é daquelas frases que em Portugal, cada vez mais significam: "Adeus e até nunca". Porque na verdade, os sectores de recrutamento e pessoal não têm consideração pelas pessoas que não foram colocadas nos concursos.
Hoje em dia a moda é mais grave.
Pedem currículos, e depois de os enviarmos bem... nunca mais se ouve nada.
Quando se tratam de concursos públicos, dizem as lendas que os lugares já estavam escolhidos à partida.
Quando se tratam de concursos privados... bem. É boa ideia começar a fazer uma lista negra e deixá-la pública num sítio online. Pode ser que se as pessoas deixarem de concorrer para essas empresas, as pessoas comecem a ganhar mais algum respeito.

Nos anos anteriores, responderam-me várias vezes aos meus anúncios online de "Explicações de Matemática" , com "preciso urgentemente de explicações de português."
Ora, é óbvio que essas pessoas precisam de explicações! Não sabem interpretar um texto!
Preparei um email que passou a ser enviado automaticamente quando me pediam explicações de outras coisas, até ao dia em que acabei por deixar no próprio anúncio: "explicações de outras coisas: o contacto será ignorado". 
Santo remédio! Não voltaram a contactar-me para explicações de outras coisas.
Mas antes disso, eu tinha sempre o cuidado de responder a toda a gente.
Chama-se a isso consideração.

Seja como for, pergunto-me se alguma vez alguém ligou para uma farmácia a pedir uma pizza...
No caso de explicações em que uma pessoa coloca um anúncio, não só é falta de consideração entrar em contacto para pedir explicações de uma área 100% oposta como também revela algum comodismo. Que tal procurar, porque garanto que há pessoal a dar explicações.

Naturalmente, há que ter em conta que também há propostas que são recusadas por incompatibilidade de horários, preços e local.

A "lista negra" de empresas que não têm consideração pelas pessoas é uma boa ideia não é?

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990