sábado, 5 de setembro de 2015

Refugiados na Europa...

Isto cheira a esturro. Já li imenso disparate, e também já vi muita gente disposta a ajudar.
Só que, a Europa neste momento já tem problemas que cheguem.
Por mim, mandava os refugiados só para a Alemanha e a França.
Países como Portugal, que têm, neste momento imensas chatices, não me parecem ser capazes de dar esses refugiados o apoio que merecem.
Atenção, não sou contra a migração. Portugal é um país de emigrantes, e embora o negue, o actual primeiro ministro "mandou-nos" emigrar. Os portugueses espalhados pelo resto do mundo têm sido bem acolhidos, e Portugal deve fazer o mesmo, acolher bem.
Mas vejamos: Um país onde o primeiro ministro (embora o negue) mandou emigrar, é capaz de dar uma vida decente a pessoas que chegam cá tendo absolutamente nada?
Eu próprio estou desempregado desde 2004, tenho a conta bancária a zeros (tendo em conta o que se tem passado nos bancos em Portugal, ter a conta a zeros é boa política, e tem imensa piada quando recebemos uma conta de IRS para pagar onde só nos falam das hipóteses de pagar com multibanco ou cheque embora aceitem outras formas de pagamento).
Tenho dado explicações em part-time!

Tentei tirar mestrados, para ter (pelo menos no papel) mais habilitações (na verdade... tenho mais habilitações que muitas pessoas com um mestrado à bolonhesa, só não tenho um papel a confirmá-lo). Mestrados, com o resultado que se viu, só serviram para esvaziar a minha conta bancária e arranjar algumas dívidas.
E como posso provar, não foi por incompetência da minha parte. Há ali histórias bem estranhas que deviam ter consequências, mas não tiveram.
Portugal é um país onde se pode fazer muita m**** e sair impune.

Portanto, país de "oportunidade"... só se for mesmo para gastar, principalmente em impostos.
Portugal é um país desigual.

Até eu estou seriamente a pensar em sair daqui, e a pensar no que faria noutro lado dadas as minhas habilitações!

Se conseguirem criar colónias habitáveis em Marte no meu tempo de vida, sou capaz de aceitar ir viver para lá.
Mas vejam lá, habitáveis e com alguma qualidade de vida... tipo, sabemos perfeitamente que vou precisar de uma gravidade que o meu organismo aguente para poder viver lá, para nem falar de oxigénio, comida, condições para agricultura (agricultor em Marte deve ficar bem num C.V.)

Voltando aos refugiados, mais uma vez, os palhaços que nos governam pensam mais nas aparências do que nas consequências. Aceitar refugiados "para ficar bem na fotografia" pode sair mal quando os refugiados começarem a sofrer dos mesmos problemas que o resto dos portugueses, ou pior ainda, a viver melhor que nós...

Seja como for, desejo felicidades aos refugiados e boa sorte nesta nova fase da vida. Só espero que se adaptem à vida e cultura europeia de forma pacífica.

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990