quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Actualizações...


Ouço as pessoas a falar das actualizações do Windows e das dores de cabeça que são.
Eu sei. Senti-as muitas vezes até ter mudado de vez para Linux.
Mas Linux não é bem o paraíso.
Quando há alguns meses o meu portátil Toshiba que usava essencialmente nas explicações morreu comprei um portátil HP que veio com.... Windows.
Bem, tirei o disco do Toshiba, e liguei-o ao HP por forma a não invalidar a garantia. (re)Instalei um Linux (o Debian 9) e.. para minha surpresa, não haviam drivers para a placa wifi. -_-
Bem, com o telemóvel fiz uma pesquisa na net, saquei o código fonte dos drivers, compilei, e instalei.
Problema: até sairem drivers "oficiais" teria de fazer isto sempre que houvessem actualizações do kernel.
Eu não estou para isso.
Então, a minha solução foi esta: sempre que o kernel for actualizado, o sistema de arranque (grub) continua a arrancar o kernel que funciona com a minha versão dos drivers wifi.
Ora, o sistema actualiza o grub sem me pedir permissões sempre que actualiza o kernel.
Ok... Fiz uma cópia da configuração do grub com as minhas configurações, e sempre que percebo que foi mexido (nomeadamente... a placa wireless não funciona), o meu amigo brainiac recupera-me o grub.



Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990