quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Sozinho: quando os alunos partem

As pessoas muitas vezes impressionam-se com algumas das coisas que eu faço, ou fiz.
 ...Pessoas...
Essas mesmas que um dia aparecem, usam-me e vão embora, sem voltar a dar notícias.
Vida de explicador.
Vida que um dia me foi imposta.
São muitos anos a tentar ajudar.
Há valores acima do dinheiro...

"Se não queres me ouvir ou se a minha ajuda não te serve devias procurar outro" — não tem a ver com o gostar ou não de ti. Tem a ver com o facto de eu querer o melhor para as pessoas.
Pronto, se calhar até significa que eu gosto de ti. Que me importo!
Sabes, não trabalho com pessoas de quem não gosto. Não consigo ajudá-las.
Sei que tu um dia vais embora.
Serás dos que se senta ao meu lado no autocarro e conversa comigo?
Ou daqueles que nem põe um like no meu facebook, e não responde sequer a uma mensagem de parabéns ou 'Feliz Natal'? 
Ignoras que, não escolhi esta minha "carreira"... foi-me imposta, que tenho de dar o meu melhor, convencer-te a trabalhar, porque é o teu futuro que está em jogo.
Se recorres a mim, tens o meu melhor, a minha orientação.
Se não a queres, porque nos fazes perder o nosso tempo?
Porque 'me aturas'? Eu sou uma opção, 'aturas-me' se quiseres...
Não gosto de imposições, nunca gostei e cada vez gosto menos.
Se não queres... não te aborreço. Adeus.
Não me peças ajuda se não a queres.
Destroi-me saber que me esforço por alguém que não vai valorizar a minha dedicação.
Um dia vais embora e eu volto para a minha fortaleza.
Escrever textos que ninguém lê, resolver problemas que desconheces que existem, ensinar truques ao Brainy. Preparar novas explicações...
Aqueles casos em que sei que tudo fiz, e não correram bem marcam-me, muito mais do que consegues imaginar.
Porque sei que não consegui "arrancar" o melhor de uma pessoa... porque se calhar a pessoa contactou-me, mas não quis confiar em mim.
Tenho de viver com isso, e fazer os possíveis para que não volte a acontecer.
Vou ter saudades tuas tal como tenho de muita gente.
Ignoras que por um momento, foste muito especial.
O momento em que trabalhaste comigo! Porque eu só aceito pessoas especiais.
"Dá notícias..."
"Até um dia..."
"Eu não te chateio mais".
"Adeus."
E daí vem o motor para as tais 'coisas impressionantes'...

                                                Carlos Paulo

Não te esqueças de mim...
Fizeste-me ser parte do que sou hoje...


PS: Não custa nada por um like no botão azul ali em baixo...
Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990