segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tenho uma Playstation Classic

Após este Natal, mais precisamente no Domingo seguinte, passei pela Worten e vi que as Playstation Classic tinham baixado o preço.
Dos 20 Jogos listados, chamaram-me a atenção o Metal Gear Solid (o original), O Final Fantasy VII, e Tekken 3.
Sim, tudo jogos bem antigos. Como eu.
Decidi levar uma para casa. Depois de dar umas voltas pelos menus percebi algo bem errado: No menu havia um "reset total" que apagava, inclusivamente os jogos gravados.
Não gostei disso. Queria ter uma forma de fazer uma cópia de segurança dos "memory cards".
Os "credits" da consola davam a perceber que tinha sido utilizado código de um emulador, o PSCX, (que, curiosamente, tenho instalado nos meus linux...)
Fui ao Google e em poucos segundos descobri que tinham hackado a consola, com um hack que até eu conseguia fazer, mas não para o que eles andavam a fazer.
Uma das primeiras coisas que fiz foi modificar um ficheiro do tal hack, gravar numa pen, que formatei no formato ext4 (em vez do FAT32 usado pela maioria dos outros "hackers"), e escrever uns shellscripts que me listavam o conteúdo todo da consola, para perceber se eu sabia fazer alguma coisa interessante com aquilo.
Bem... sem entrar em detalhes, porque não quero chatices com a Sony (mas se quiserem me dar um emprego eu até agradeço...), agora consigo fazer e recuperar a tal cópia de segurança dos cartões de memória, uma cópia do disco interno da consola, caso um dia aquilo morra, colocar mais jogos na consola (não era suposto, e como isso deve acabar por violar alguns direitos de autor porque vai haver sempre quem saque jogos para instalar, não vou dizer como... mas está na Internet).
Mais do que isso, consigo editar os memory cards porque, são de um emulador open source, e basicamente, correr o que me apetecer dentro da consola.

Fiquei meio chocado com a facilidade com que fiz isto, e várias outras coisas que não se encontram descritas em site nenhum.
Eu, não sou informático, sou matemático mas uso Linux há mais de uma década... e aquilo tem um Linux lá dentro...
(Ok, também não sou físico mas tenho um certificado com distinção da Universidade de Stanford para um curso de Mecânica Quântica, cadeira que não me permitiram fazer num mestrado aqui em Portugal - a picuinhice de algumas pessoas neste país é tão má, que prefiro fazer as coisas FORA e em lugares onde não me conheçam de lado nenhum... e onde as avaliações sejam transparentes e honestas )

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990